Concurso Bacen: tudo sobre o cargo de Analista

2015

Saiba o que faz o Analista do Bacen, a remuneração do profissional e o que esperar das provas

O Bacen, sigla para Banco Central do Brasil, também conhecido como BC ou BCB, é um dos órgãos mais visados por quem busca concursos públicos da Carreira Bancária. A autarquia tem uma grande importância para o País, sendo a responsável por controlar a inflação, manter o poder de compra da moeda e assegurar que o sistema financeiro seja sólido e eficiente. 

Entre os cargos que fazem parte do seu corpo funcional está o de Analista. Segundo o Bacen, esse cargo corresponde a 82,6% dos servidores por carreira da autarquia. E, conforme dados de julho deste ano, há 2.349 cargos vagos de Analista. Será que vem um novo concurso para preencher essas vagas em breve, concurseiro? Vamos aguardar! 

Começando a estudar? Clique aqui e conheça nossos materiais para concurseiros iniciantes! 

Mas enquanto isso, você já parou para pensar o que faz um Analista do Bacen, quanto ganha e as exigências pedidas no certame, por exemplo? É justamente isso que vamos explicar nesta matéria. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse profissional.  

O que faz o Analista do Bacen?

As atribuições dos analistas do Bacen estão definidas na Lei nº 9.650/1998, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos servidores do Banco Central do Brasil e dá outras providências. Algumas funções descritas para o Analista são as seguintes:

  • formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos relativos a: gestão das reservas internacionais; políticas monetária, cambial e creditícia; emissão de moeda e papel-moeda; gestão de instituições financeiras sob regimes especiais; desenvolvimento organizacional; e gestão da informação e do conhecimento;
  • gestão do sistema de metas para a inflação e do sistema de pagamentos brasileiro;
  • monitoramento do passivo externo;
  • supervisão do Sistema Financeiro;
  • elaboração de estudos e pesquisas relacionados a políticas econômicas, balanço de pagamentos, desempenho de instituições financeiras, entre outros.
Clique aqui para conhecer nossos cursos gratuitos e comece a sua preparação!

Além disso, no último concurso em 2013, o cargo foi organizado em seis áreas de atuação:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação;
  • Política Econômica e Monetária;
  • Contabilidade e Finanças;
  • Infraestrutura e Logística;
  • Gestão e Análise Processual.

Quanto ganha um Analista do Bacen?

Os salários do Banco Central são muito atrativos. A remuneração para um Analista em início de carreira gira em torno de R$ 19 mil atualmente, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458. Outro aspecto interessante é que o cargo tem progressão de carreira, que ocorre de acordo com o tempo na função e as avaliações dos gestores. 

O que o concurso do Bacen exige para a vaga de Analista?

Os analistas do Bacen são profissionais de nível superior. Portanto, para concorrer a uma das vagas para o cargo é exigida graduação em qualquer área de formação

Como são as provas para Analista?

As provas do concurso Bacen para Analista são divididas em objetivas e discursivas e prova de títulos. A prova objetiva é de múltipla escolha e, geralmente, solicita conhecimentos em Português, Inglês, Raciocínio Lógico, Direito, Economia e Internacional. 

Já a discursiva consiste em estudos de caso voltados à área de atuação da autarquia. Por fim, a prova de títulos é uma avaliação que seleciona quem tem melhor formação profissional e educacional. Os aprovados passam por um programa de capacitação.

Como se preparar para o concurso?

Caso você tenha decidido prestar o certame do Bacen quando estiver disponível, o que acha de sair na frente dos concorrentes para conquistar uma vaga?

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 112 mil candidatos em concursos Brasil afora, tem cursos online e apostilas completas e específicas para quem deseja ser servidor desta autarquia. No link, veja os cursos focados no concurso Bacen.

Boa preparação!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |