Concurso ESA: como se preparar para as provas

545

Confira uma série de dicas valiosas e cursos gratuitos para você ter sucesso no Concurso ESA!

Para você conseguir se preparar para as provas objetiva e discursiva do Concurso ESA (Escola de Sargentos das Armas) de forma mais assertiva, antes de começar os seus estudos, é essencial conhecer todas as características do exame que você vai prestar e as melhores estratégias para obter um bom rendimento. 

Conversamos com o André Arruda, coordenador das Carreiras Militares do AlfaCon, para lhe ajudar nessa preparação para as provas. Ele deu várias dicas superimportantes sobre o Concurso ESA. Veja todas as informações abaixo e bons estudos, concurseiro!

👉 Leia mais: Tudo sobre a ESA (Escola de Sargento das Armas)

Características das provas do Concurso ESA

O Concurso ESA conta com banca própria e a primeira etapa é constituída de provas objetiva e discursiva. A prova objetiva é formada por 50 questões de múltipla escolha, podendo ser divididas em até cinco partes, de acordo com a área (Saúde, Músico ou Geral) do candidato. Confira a distribuição de questões:

1ª parte: Prova de Matemática (14 questões objetivas para Área Geral e 10 questões para Áreas Músico e Saúde);

2ª parte: Prova de Português (14 questões objetivas para Área Geral e 10 questões para Áreas Músico e Saúde);

3ª parte: Prova de História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para Área Geral e 8 questões objetivas, sendo 4 questões de cada disciplina para Áreas Músico e Saúde);

4ª parte: Prova de Inglês (10 questões objetivas para todas as Áreas); e

5ª parte: Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem para Área Saúde (12 questões objetivas) e Prova de Teoria Musical para Área Músico (12 questões objetivas).

Já a parte discursiva de Português é constituída de uma redação. As outras fases do processo seletivo incluem ainda:

  • Exame de Habilitação Musical (apenas para músicos);
  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Física.

Veja outros detalhes de cada etapa no edital do Concurso ESA.

Dicas para se preparar para o Concurso ESA

De acordo com o coordenador Arruda, algumas etapas são indispensáveis para uma boa preparação para o Concurso ESA. A primeira delas é a leitura do edital na íntegra. Nesse documento, você vai encontrar diversas informações fundamentais sobre o concurso, como descrição dos cargos, etapas de provas, critérios de pontuação, conteúdo programático das questões, além das datas de prova e de resultados dos exames.

Já “a segunda parte é organizar um cronograma de estudos visando facilitar suas metas de estudo e organização de horários”, afirma Arruda. No cronograma, devem constar, por exemplo, as matérias que serão estudadas em cada dia, o seu horário de estudos das teorias e da resolução de questões e os dias de revisão de conteúdo. 

👉 Leia mais: Confira todos os assuntos que caem no Concurso ESA, separados por disciplina

A terceira dica é a resolução de muitas questões e provas anteriores do Concurso ESA. Resolver muitos exercícios e simulados serve para você entender como a banca organizadora do concurso pode cobrar as matérias na prova. Além disso, os simulados são uma excelente ferramenta de acompanhamento dos seus estudos e de controle de provas. Por meio deles, você vai perceber como se comporta no dia do exame, por onde deve começar, quanto tempo gasta por disciplina e quantas horas leva para finalizar a prova completamente.

Outra dica do coordenador é “cuidar da sua saúde e condicionamento físico durante toda a preparação”. E, por último, separar um tempo por semana para entender as exigências da banca para a elaboração da redação e treinar o texto.

Segundo o professor, os temas da redação do certame geralmente são voltados para atualidades. O último tema de redação do Concurso ESA, de 2020, por exemplo, foi “Brasileiros se preocupam com saúde, mas grande parte não possui hábitos saudáveis de vida”. Por isso, é preciso ainda estar antenado com os acontecimentos do Brasil e do mundo para conseguir desenvolver bem os argumentos da redação.

👉 Leia mais: Quais as diferenças entre Exército, Marinha e Aeronáutica?

Cursos GRATUITOS para se preparar para o Concurso ESA

Se você quer ser aprovado no Concurso ESA, o que acha de começar os seus estudos agora e sair na frente dos concorrentes para conquistar uma vaga?

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 119 mil candidatos em concursos Brasil afora, tem cursos online e apostilas completas e específicas para este concurso. Confira nos links abaixo:

Bons estudos e conte com a equipe do AlfaCon!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here