Concurso IBGE: como se preparar para as provas?

508

O Concurso IBGE voltado para o Censo Demográfico está oferecendo mais de 204 mil vagas. Saiba o que estudar e veja dicas para uma preparação eficaz

O novo Concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para contratações de pessoal, em caráter temporário, para a realização do Censo Demográfico está chegando. As avaliações estão marcadas para os dias 18 e 25 de abril, variando de acordo com o cargo. 

Se você deseja conquistar uma vaga neste certame, é preciso saber o que estudar e como se preparar para as provas, ainda mais em tempos de editais abertos. Por isso, para lhe ajudar na preparação até os dias do Concurso IBGE, conversamos com o coordenador das Carreiras Administrativas do AlfaCon, Vinícius Rodrigues. Ele deixou várias dicas para você mandar bem no certame. Confira!

Leia mais: Concurso IBGE: urgente! Publicados editais para preenchimento de 204.307 vagas

Temas que mais caem

No total, o Concurso IBGE está oferecendo mais de 204 mil vagas para os cargos de agente censitário supervisor, agente censitário municipal e recenseador.  

De acordo com Vinícius, as provas do Concurso IBGE tem como principais características serem “objetivas, diretas e de baixa complexidade”. Além disso, os Conhecimentos Técnicos correspondem à maior quantidade de questões dos exames. A banca, que é o Cebraspe, disponibiliza inclusive uma apostila para o estudo desses Conhecimentos Técnicos.

Nas provas para os cargos de agente, outros temas cobrados são Língua Portuguesa, Ética, Administração e Raciocínio Lógico-Matemático (RLM). “Já para a função de recenseador não são exigidos conhecimentos em Administração e RLM, porém a disciplina Matemática faz parte da cobrança junto aos Conhecimentos Técnicos, Ética e Língua Portuguesa”, destaca o coordenador do AlfaCon. 

Segundo ele, para o candidato ter sucesso no certame, é importante saber um pouco de cada conteúdo. “A nota de corte não será uma nota alta tendo em vista a quantidade de vagas disponibilizadas. Dê prioridade para os Conhecimentos Técnicos”, orienta.

Dicas para se preparar 

Para se preparar de forma eficaz para a seleção do Censo Demográfico, a dica do Vinícius é entrar no ritmo de reta final. “Assistir à aulas direcionadas, ver orientações de especialistas no certame e fazer muitos exercícios para absorver bem os conteúdos e saber como são cobrados nas questões”, afirma. 

Além disso, o AlfaCon lançou a série “Maratona IBGE” com uma série de aulas gratuitas com professores que sabem tudo sobre o concurso e vão lhe ajudar nessa fase de preparação. Veja as aulas da série no canal do AlfaCon no YouTube

Outra dica são os nossos cursos preparatórios GRATUITOS e específicos para as provas dos cargos oferecidos pelo Concurso IBGE. Acesse abaixo e saia na frente dos outros candidatos!

Boa preparação e sucesso nas provas!