Concurso Marinha: Edital publicado com 31 vagas para nível médio

6126

Concurso Marinha tem edital publicado com 31 vagas

Mais um edital para a Escola Naval foi publicado (Concurso Marinha) ofertando 31 vagas para curso de Admissão à Escola Naval em 2019. São 19 vagas exclusivas para o sexo masculino, onde 4 serão destinadas aos candidatos negros e 12 específicas para candidatas do sexo feminino, sendo 2 vagas destinadas às candidatas negras.

Após concluir curso, o candidato será matriculado no 1º ano do Curso de Graduação da EN como Praça Especial, na condição de Aspirante, por Ordem de Serviço do Comandante, ficando sujeito às exigências do Regulamento e do Regimento Interno daquela Escola.

Inscrições Concurso Marinha

As inscrições estarão abertas entre às 8h do dia 5 de junho e serão finalizadas às 23h59 do dia 5 de julho de 2019, horário oficial de Brasília/DF. Os interessados deverão acessar o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br para realizar a inscrição e pagar a taxa no valor de R$ 106,00. O valor poderá ser pago até 15 de julho de 2019.

Requisitos para participar da seleção

Para participar o candidato deverá:

  • ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do (art. 12, I, parágrafo 3º da Constituição Federal);
  • ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020, nos termos da Lei nº 12.704, de 8 de agosto de 2012; e
  • ter concluído, com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio.

Provas previstas para agosto e setembro em 2 etapas

A data da prova para Aspirante da Escola Naval ainda será definida, mas a previsão, de acordo com o edital do concurso público é que seja realizada da seguinte forma:

  • 1º prova: Matemática e Inglês para a 2ª Quinzena de AGOSTO/2019  e
  • 2º prova: Física e Português para 1ª Quinzena de SETEMBRO/2019

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva de Matemática, Inglês, Física, Português e redação.

Demais etapas

O concurso público é constituído pelas seguintes etapas:

  1. Prova Escrita Objetiva de Matemática e Inglês;
  2. Prova Escrita Objetiva de Física e Português;
  3. Redação; e
  4. Eventos Complementares (EVC), constituídos de:
    I) Verificação de Dados Biográficos (VDB);
    II) Inspeção de Saúde (IS);
    III) Teste de Aptidão Física (TAF);
    IV) Avaliação Psicológica (AP);
    V) Verificação de Documentos (VD); e
    VI) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH)
  5.  Período de Adaptação (PA).

As provas serão aplicadas nas cidades de Amapá-AP; Angra dos Reis-RJ; Belém-PA; Brasília-DF; Florianópolis-SC; Fortaleza-CE; Ladário-MS; Manaus-AM; Natal-RN; Nova Friburgo-RJ; Olinda-PE; Paranaguá-PR; Piauí-PI; Porto Alegre-RS; Rio de Janeiro-RJ; Rio Grande-RS; Salvador-BA; Santarém-PA; Santos-SP; São Luís-MA; São Paulo-SP; São Pedro da Aldeia-RJ; e Vila Velha-ES.

Da redação

A redação do concurso deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval e será realizada no mesmo dia programado para a prova de Física e Português.

A redação deverá ter no mínimo 20 linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará na atribuição de nota zero à mesma.

Serão descontados 5 pontos por cada linha não preenchida em relação ao número mínimo de linhas ou preenchida em excesso em relação ao máximo de linhas. As redações receberão duas notas, atribuídas por 2 Membros da Banca, valendo como nota da prova a média aritmética dessas duas notas.

Caso as notas atribuídas a uma mesma redação apresentem uma diferença de pontuação maior que 20 pontos, esta será submetida à apreciação do Presidente da Banca ou Membro mais experiente presente, para validação, que, caso necessário, atribuirá uma terceira nota, considerando-a então como final.

Aspectos a serem considerados na correção da redação Concurso Marinha:

  • Estrutura e conteúdo – 50 pontos, sendo:
    I) Coesão e coerência – até 30  pontos;
    e II) Título e assunto – até 20  pontos.
  • Expressão – até 50 pontos.

Serão corrigidas as redações dos candidatos com as maiores notas na Prova Escrita Objetiva, considerando-se os empates na posição, até o limite do número correspondentes a 11  vezes o número de vagas estabelecidas, entre aqueles com as maiores ME obtidas, considerando-se os empates na última posição.

Do curso da Escola Naval

Os Cursos ministrados na Escola Naval (EN), denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM).

São realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse militar-naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar.

O Ciclo Escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de 4  anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um Período de Verão e um Período Acadêmico.

O término do Ciclo Pós-Escolar (CPE) corresponde à graduação em Ciências Navais e habilitação para todos os cursos. Os GM que concluírem o CPE com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e a respectiva Ficha Histórico-Escolar e serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

>> Confira o edital completo clicando aqui <<

Comentários

comentarios