concurso telebras
| |

Concurso Telebras: saiba tudo!

Sonha em conquistar uma vaga no Concurso Telebras? Saiba como foi a última seleção e dê início nos seus estudos!

O último Concurso Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A.), realizado em 2021, estará válido até 15 de junho 2024, mas se você faz parte dos concurseiros que desejam conquistar uma vaga nessa autarquia, sabe que o quanto antes começar a sua preparação, melhor!

Por isso, vamos falar sobre como foi o último certame e o que você precisa estudar para garantir a sua aprovação!

👉Leia também: Como funciona o concurso público?


Quanto ganha um aprovado no Concurso Telebras?

De acordo com o último edital, em que foram ofertadas oportunidades para os cargos de Técnico em Gestão de Telecomunicações (Nível Médio) e Especialista em Gestão de Telecomunicações (Nível Superior), as remunerações iniciais são as seguintes:

  • Técnico em Gestão de Telecomunicações: R$ 3.305,23
  • Especialista em Gestão de Telecomunicações: R$ 8.766,57

Além disso, os servidores tem direito à benefícios como auxílio-alimentação, assistência pré-escolar, auxílio-transporte, exames periódicos e assistência médica e odontológica.

👉Leia também: Por que estudar para concurso público?


Como foi o último Concurso Telebras?

A seleção ocorreu em 2021, sob organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva (SOMENTE para os cargos de Nível Superior) – de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de Títulos (SOMENTE para os cargos de Nível Superior) – de caráter classificatório.

Prova Objetiva

A Prova Objetiva consistiu de 120 questões, no formato “CERTO ou ERRADO”, sendo 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos.

CONHECIMENTOS BÁSICOS (NÍVEL MÉDIO)

DISCIPLINAS
Língua Portuguesa
Ética na Administração Pública e Legislação
Noções de Licitações e Contratos
Noções de Informática

CONHECIMENTOS BÁSICOS (NÍVEL SUPERIOR)

DISCIPLINAS
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Legislação Específica do Setor de Telecomunicações Brasileiro (EXCETO para o Cargo 1: Especialista em Gestão de Telecomunicações – Ocupação: Advogado)
Ética na Administração Pública e Legislação
Licitações e Contratos (EXCETO para o Cargo 1: Especialista em Gestão de Telecomunicações – Advogado; para o Cargo 3: Especialista em Gestão de Telecomunicações – Analista Superior – Administrativo; e para o Cargo 10: Especialista Em Gestão De Telecomunicações – Analista De Ti)

Para saber quais são as disciplinas cobradas em Conhecimentos Específicos de cada cargo e o conteúdo programático completo, confira o edital, neste link!

👉Leia também: Como saber se estou melhorando nos estudos?

Prova Discursiva

A Prova Discursiva ocorreu SOMENTE para os cargos de Nível Superior e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca dos conhecimentos específicos para o cargo/ocupação/subatividade desejado.

👉Leia também: Inteligência Artificial para Redação

Avaliação de Títulos

Essa etapa esteve presente SOMENTE para os cargos de Nível Superior e foram aceitos os títulos abaixo:

ALÍNEATÍTULOVALOR DE CADA TÍTULOVALOR MÁXIMO DOS TÍTULOS
ADiploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) na ocupação a que concorre. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Doutorado, desde que acompanhado de histórico escolar.4,008,00
BDiploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) na ocupação a que concorre. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Mestrado, desde que acompanhado de histórico escolar.2,004,00
CCertificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a na ocupação a que concorre. Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em nível de especialização, desde que acompanhada de histórico escolar.1,002,00
DExperiência profissional, inclusive na área de magistério, no exercício de atividades relacionadas à respectiva área de formação exigida para o cargo, obrigatoriamente comprovada por documentação correspondente do empregador ou certidão de tempo de serviço público.1,00 p/ano completo, sem sobreposição de tempo6,00

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes