Confira as dicas que irão turbinar seus estudos para a PM PR!

1256

Dicas de redação e português 

O edital para o concurso da Polícia Militar do Estado do Paraná foi divulgado.  Serão oferecidas 2.400 vagas para nível médio, sendo 2.000 oportunidades para Soldado e 400 vaga para Bombeiro Militar. A remuneração inicial prevista é de R$ 1.933,63. Porém, esse valor aumentará para R$ 4.263,67 após o curso de formação.

Acesse o plano de estudos completo!

Separamos dicas valiosas sobre Redação e Língua Portuguesa que irão te ajudar a não cometer erros. Leia com atenção e procure aplicar todos os pontos abordados pelos nossos professores para garantir seu sucesso na hora da prova.

Tudo sobre a redação da PMPR – Professora Giancarla Bombonato

A etapa discursiva da prova para a PM-PR é composta de 01 redação, a qual valerá até 40 pontos. A banca especificou no edital que o gênero textual objeto da redação será um texto dissertativo-argumentativo. Vale destacar que a Funpar está vinculada a UFPR, portanto as provas seguirão o padrão já adotado pelo NC-UFPR. Pelo histórico de provas anteriores, a redação deve trazer um comando geral e alguns subcomandos, os quais devem ser rigorosamente respeitados. Acerca da extensão do texto, será cobrado o limite de 20 a 25 linhas. Isso significa que o candidato deve ser muito objetivo, conciso e claro na produção textual, sem ser prolixo.

Para se ter um termo comparativo, pode-se citar o concurso para Técnico Administrativo da Câmara Municipal de Curitiba, edital 01/2019. Neste processo seletivo, as orientações para a prova discursiva foram as mesmas, em especial o trecho “domínio da estrutura discursiva do gênero textual proposto no enunciado da questão”.

Nesta prova, o comando da discursiva era: escreva um texto discutindo a questão apresentada por Martín Caparrós (o texto trata do fato de as pessoas terem que passar a se alimentar de muitos insetos, visto que, segundo o autor, o fornecimento de proteínas animais já é um problema, e será cada vez mais). Os subcomandos determinavam que o texto deveria:

  • contextualizar a problemática apresentada;
  • destacar os pontos principais da argumentação do autor;
  • assumir um ponto de vista acerca dos desdobramentos desse quadro no

comportamento humano, devidamente fundamentado;

  • ter entre 20 a 25 linhas.

Com base nessas informações, depreende-se que discursiva para a PM- PR deve seguir o mesmo formato.

Dicas de Língua Portuguesa – Professor Alexandre Soares

Galera que irá fazer o concurso para a PM/Paraná, vamos bater um papo sobre a prova de Língua Portuguesa?

Inicialmente, é necessário que você saiba que a prova de Língua Portuguesa abordará aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos. A morfologia representa o estudo das classes gramaticais (substantivo, adjetivo, pronome, verbos, conjunções…).

A sintaxe estuda os termos que compõem uma oração (sujeito, predicado, complementos verbais, adjuntos adnominais, complementos nominais, aposto, vocativo…). E a semântica estuda o sentido das palavras e dos textos (interpretação textual e compreensão textual).

Galera, a banca examinadora para a Polícia Militar do Paraná será a FUNPAR. Pessoal, vamos ao que interessa, ou seja, o que mais aparece nas provas da banca FUNPAR: em morfologia, vocês devem se prender ao estudo de verbos, pronomes, conjunções, plural dos substantivos compostos, plural dos adjetivos compostos, grau dos adjetivos.

Na sintaxe, vocês devem priorizar concordância verbal, concordância nominal, regência, crase, pontuação, colocação pronominal, classificação das orações coordenadas e das orações subordinadas.

Quanto à interpretação textual, é necessário diferenciar a interpretação textual da compreensão textual, é importante aprender a descobrir os subentendidos textuais e os marcadores de pressuposição. Além disso, identificar os principais erros cometidos na análise de textos: extrapolação, contradição e restrição.

Pessoal, o mais importante é entender que a aprovação só ocorrerá se você priorizar a feitura de exercícios. Faça muitas questões! Esse é o “pulo do gato”. Boa sorte a todos vocês!