Carreiras Fiscais: tudo o que você precisa saber!

Ser fiscal é seu sonho? Saiba mais sobre essa carreira!

Os profissionais da área de fiscalização tributária são responsáveis por fiscalizar os tributos em vários aspectos e nas três esferas de governo. Os tributos são os valores compulsórios que as pessoas físicas e jurídicas devem pagar ao Estado, não tendo natureza de sanção de ato ilícito, ou seja, não se pode confundir tributo com multa. Aliás, há pessoas que acham que tributo é sinônimo de imposto, o que é errado, pois apesar de ser o mais famoso deles, o imposto é um dos tipos de tributos, sendo acompanhado das taxas, contribuições de melhorias, empréstimos compulsórios e das contribuições especiais.

Os impostos mais conhecidos mais conhecidos são: IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e IR (Imposto de Renda). Quanto às taxas, se ouve muito em Taxa de Coleta de Lixo (TCL), que é cobrada no carnê do IPTU.

Conheça nosso material para fiscais!

Porque estudar para as Carreiras Fiscais?

Os aprovados nos concursos fiscais vão trabalhar com a fiscalização de tributos em vários aspectos diferentes. Entretanto, o mais importante a ser falado é que nem sempre o nome do cargo é “Auditor Fiscal”. Em alguns Estados ou Municípios, o cargo de Auditor Fiscal é denominado de “Fiscal de Tributos”, “Fiscal Tributário”, “Fiscal de Rendas”, “Agente Fiscal”, “Agente Fiscal de Rendas”, “Auditor Fiscal Tributário”, enfim… Saiba que você poderá encontrar diversos nomes diferentes para esse cargo, apesar de ser chamado apenas de “fiscal” entre os concurseiros.

A carreira fiscal é uma das mais atrativas na área pública porque proporciona excelentes remunerações, além do status que decorre do cargo. Além disso, sempre há muitos concursos, porque a fiscalização tributária deve ser exercida tanto pela União como pelos Estados e Municípios.

Uma das grandes vantagens em estudar para carreiras fiscais é que a maior parte do conteúdo programático é comum, ou seja, a maior parte das matérias cobradas cai na maioria dos concursos da área. Ou seja, estudando para um concurso fiscal você está, na verdade, estudando para muitos outros!

Veja como fazer um mapa mental e turbinar seus estudos!

Qual a formação necessária?

Um dos requisitos que as Carreiras Fiscais exigem é que o candidato tenha nível superior. Na maioria dos casos, porém, como ocorre com a Receita Federal, não há exigência de formação específica, podendo o candidato possuir curso superior em qualquer área. Muitas vezes as pessoas que pensam em prestar um concurso percebem que é difícil permanecer na sua área de formação e acabam procurando uma área de concursos diferente da sua área. Muitas delas chegam à conclusão de que a área fiscal é a melhor escolha. 

Média salarial

A remuneração varia de R$ 10 mil até mais de R$ 20 mil, dependendo da categoria (Municipal, Estadual e Federal).

O AlfaCon

Para conquistar a sua vaga em algum concurso fiscal com todos os benefícios e privilégios citados, o AlfaCon dispõe do melhor corpo docente do Brasil. As Carreiras Fiscais do AlfaCon tem o objetivo de não só transmitir as aulas, mas sim, de APROVAR os nossos alunos. E aí, VAMOS SER APROVADOS?

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes