Duas bancas no Concurso IBGE. O que isso significa?

408

O Cebraspe e o IBFC foram os escolhidos para organizar o Concurso IBGE destinado 6.500 vagas temporárias; Entenda como vai funcionar o certame com duas bancas

O Concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) destinado a preencher 6.500 vagas temporárias para cargos de níveis médio e superior contará com duas bancas organizadoras para aplicação das provas: o Cebraspe e o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação)

Depois de escolhidas as bancas, a próxima etapa é a publicação do edital, que pode ser feita até seis meses após a autorização do certame, ou seja, até 11 de março. No entanto, a expectativa é de que a liberação ocorra antes deste período.

Leia mais: Concurso IBGE: Definidas bancas para 6.500 vagas de níveis médio e superior

Segundo o coordenador das Carreiras Administrativas do AlfaCon, Vinícius Rodrigues, não é comum a escolha de duas bancas para organizar o Concurso IBGE. “Porém, tendo em vista a quantidade de vagas [que serão ofertados nos concursos IBGE], gera uma demanda grande para que apenas uma organizadora seja capaz de desenvolver um trabalho satisfatório”, explicou. O Cebraspe também foi o escolhido para organizar o Concurso IBGE para o Censo Demográfico, com edital já publicado para mais de 200 mil vagas temporárias.

Mas, com duas bancas, como as questões das provas serão divididas? As empresas vão trabalhar nas mesmas avaliações? Vamos entender como isso vai funcionar!

As bancas ficarão com cargos diferentes

O Concurso IBGE será dividido entre dois editais, com cargos nacionais e regionalizados, com foco no estado do Rio de Janeiro. 

O Cebraspe, portanto, ficará responsável pela seleção de cargos nacionais, organizando as provas para os cargos de agente de pesquisa e mapeamento (5.623 vagas) e supervisor de coleta e qualidade (552 vagas). Também fará uma parte da seleção regional, elaborando a prova para o cargo de agente de pesquisa por telefone (300 vagas). Todos esses cargos que ficarão com o Cebraspe são de nível médio. 

Já o IBFC realizará só as avaliações para o cargo de supervisor de pesquisa (25 vagas), que é regional e de nível superior. 

Essa contratação de novos temporários será para permitir a operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE. Dessa forma, não tem relação com o outro concurso, que se destina ao Censo Demográfico 2021.

Dicas para o Concurso do IBGE 

Para quem pretende fazer esse Concurso do IBGE, destinado a 6.500 vagas temporárias, o coordenador Vinícius deixou algumas dicas e orientações que podem lhe ajudar a mandar bem nas provas. São as seguintes:

  • Quando houver a publicação do edital, leia o documento para conhecer o conteúdo que será cobrado para o cargo que você deseja. Estude os tópicos do edital;
  • Depois, avalie as principais características da banca escolhida para o seu cargo;
  • Aprofunde os seus conhecimentos com muitos exercícios e resolva provas anteriores para entender como a matéria é abordada. 

Entenda as principais características de cada uma das bancas do Concurso IBGE:

Conheça nosso curso GRATUITO: IBGE – Curso Gratuito para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Boa sorte e conte com a equipe do AlfaCon!