Banca FCC
|

FCC: conheça as principais características da banca

A FCC produz, em geral, questões de média complexidade. Entenda mais o perfil da banca para não ser surpreendido em concursos

Uma das três principais bancas organizadoras de concursos públicos do Brasil, a Fundação Carlos Chagas (FCC) costuma ser a escolhida para realizar as provas de diversos tribunais e prefeituras. Segundo o coordenador das Carreiras Administrativas do AlfaCon, Vinícius Rodrigues, essa banca produz questões das mais simples até as mais complexas, variando de acordo com o certame.

Portanto, se essa vai ser a banca do concurso que você vai prestar, é fundamental conhecer e entender o perfil dela antes da prova para não ser pego de surpresa nas questões. Veja abaixo detalhes sobre as características da FCC, provas, redação e muito mais.    

Começando a estudar? Clique aqui e conheça nossos materiais para concurseiros iniciantes!

Principais características da banca FCC

A objetividade é a principal característica da FCC. “Quem conhece o conteúdo, naturalmente tem facilidade com as provas dessa banca, diferentemente de outras em que há critérios que vão além do conhecimento técnico do candidato”, afirma Vinícius.

Além disso, conhecer a Lei Seca, ou legislação seca, é indispensável para quem vai fazer um concurso organizado pela FCC. 

Temas que mais caem na banca FCC

Em relação a disciplina Direito Administrativo, a FCC tem grande “afinidade” por atos administrativos. Já analisando a disciplina Direito Previdenciário, benefícios e financiamento são dois assuntos que aparecem com mais frequência nas provas feitas por essa banca. Por isso, é importante ficar de olho nesses temas, viu?!

Questões e redação

Em geral, a banca FCC produz questões de média complexidade. O número de questões das provas depende do concurso, mas normalmente é entre 80 e 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D, E). Também há certames com conteúdo programático menor, em que são cobradas entre 40 e 60 questões. 

Na maioria dos concursos tribunais, essa banca traz ainda uma prova de redação. Em certames de nível médio, os temas dos textos geralmente são voltados para atualidades. Nos concursos de analista, por sua vez, são cobrados estudos de caso.  

Dicas para enfrentar a prova da FCC

O professor Vinícius também deixou algumas orientações para quem vai prestar um concurso realizado pela FCC. Confira a seguir:

  • Tenha um conteúdo otimizado. Ou seja, dispense o excesso de materiais;
  • Inicie os estudos por videoaulas até conseguir alcançar um nível para estudar por ciclos de resolução de questões; 
  • Conheça totalmente o edital do concurso;
  • Resolva muitas questões de provas anteriores em cada matéria;
  • Tenha foco e disciplina.

Bons estudos e boa sorte, concursando! Conte com a equipe de professores do AlfaCon.

Conheça também o perfil de outras bancas:

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes