policial militar salario
|

Polícia Militar: qual a diferença entre Soldado e Oficial?

As diferenças vão muito além da hierarquia da patente, confira as funções de cada um e obrigações.

Os concursos da PM (Polícia Militar) geralmente contam com vagas para dois cargos: Soldado e Oficial. E, para saber qual desses cargos combina mais com o seu perfil para tentar uma vaga, é importante saber as diferenças entre os dois. 

Confira a seguir funções, salário inicial, hierarquia e outras diferenças entre um Soldado e um Oficial da PM!

👉 Leia mais: Quais as diferenças entre as polícias civil, militar, federal e rodoviária?

Qual a função de um Soldado da Polícia Militar?

O Soldado da PM é quem realiza o policiamento ostensivo e as atividades de preservação da ordem pública, o que envolve repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei. Ou seja, é o policial fardado que fica em pontos estratégicos da cidade, a pé ou em viaturas, por exemplo, e presta diretamente os serviços de segurança pública nas ruas.

Qual a função de um Oficial da Polícia Militar?

Já o Oficial da PM tem como principal função fiscalizar e comandar diretamente o efetivo que atua no policiamento ostensivo. Também coordena processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva. 

Quem pode ser Oficial da Polícia Militar?

Com base nos editais de diferentes estados brasileiros, os requisitos para ser um policial militar são:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos; (pode variar dependendo do estado)
  • Estar em dia com as obrigações militares (no caso dos homens);
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Possuir ensino superior;
  • Ter altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres; (pode variar dependendo do estado)
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício da função policial;
@alfa_concursos

Se o edital do concurso da PRF saisse hoje, você estaria preparado? Bateu o desespero? Calma, que nós podemos te ajudar! Clica no link na bio e garanta o seu SOU+ Vitalício. Isso mesmo, ele está de volta. Mas corre que é por tempo limitado! alfacon prf concursoprf

♬ som original – AlfaCon Concursos Públicos – AlfaCon Concursos Públicos

Diferenças entre Soldado e Oficial da PM

Além das funções, outras diferenças entre os cargos de Soldado e Oficial são:

  • Nível hierárquico: o Oficial ocupa cargo de chefia e, portanto, tem posição superior ao do Soldado da PM;
  • Salário inicial: a remuneração inicial média de um Soldado, depois de ter passado pelo curso de formação e estágio probatório (período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores), é, em média, R$4,5 mil em início de carreira, enquanto a de um Oficial é, em média, R$ 8,6 mil
  • Formação para ingresso: para o cargo de Soldado, a maioria dos estados exige apenas o ensino médio completo, já para o de Oficial algumas PMs já pedem ensino superior completo, especificamente em Direito, ou em qualquer curso superior;
  • Vagas nos concursos da Polícia Militar: o cargo de Soldado costuma ter mais vagas oferecidas nos certames da PM do que o cargo de Oficial.

👉 Leia mais: 5 dúvidas importantes sobre carreiras policiais

Sou soldado da PM posso virar Oficial?

Sim, é possível um soldado da Polícia Militar (PM) se tornar um oficial, mas isso geralmente envolve um processo de promoção que varia de acordo com a legislação e regulamentos específicos de cada estado ou região, já que as PMs são estaduais e têm suas próprias regras.

Em geral, para se tornar um oficial da PM, um soldado deve cumprir alguns requisitos e passar por um processo seletivo que pode incluir:

  1. Formação acadêmica: A maioria das instituições exige que os candidatos a oficiais tenham concluído um curso superior em uma área relacionada à segurança pública, como Direito, Administração, Ciências Policiais, entre outras.
  2. Experiência: Normalmente, é necessário acumular um certo tempo de serviço como soldado antes de poder se candidatar à promoção a oficial.
  3. Exame de seleção: Os candidatos geralmente precisam passar por um exame de seleção que pode incluir provas escritas, entrevistas, avaliações físicas e psicológicas, entre outros testes.
  4. Curso de formação: Aprovados no processo seletivo, os candidatos são submetidos a um curso de formação de oficiais da PM, que pode durar vários meses e abranger diversos aspectos da liderança e do trabalho policial.
  5. Promoção: Após a conclusão bem-sucedida do curso e o cumprimento de todos os requisitos, o soldado pode ser promovido ao posto de oficial.

É importante ressaltar que os requisitos e o processo de promoção podem variar de acordo com a legislação e regulamentos de cada estado ou região. Portanto, é fundamental que você consulte o regulamento específico da sua PM local ou entre em contato com o setor de recursos humanos da instituição para obter informações detalhadas sobre como se tornar um oficial.

Evolução nas carreiras de Soldado e Oficial da PM

A evolução nas carreiras de Soldado e Oficial da PM também são diferentes. Em algumas Polícias, a exemplo da PM SP (Polícia Militar de São Paulo), a carreira de Soldado se inicia na graduação de Soldado PM de 2ª classe, com a frequência ao curso de formação de soldados. Após o término do curso e período do estágio probatório, o policial é enquadrado como Soldado PM de 1ª Classe. Com as promoções, pode chegar até a graduação de Subtenente PM

A carreira de Oficial, por sua vez, se inicia como Aluno-Oficial PM. Depois do curso de formação é promovido a Aspirante a Oficial PM e passa a cumprir o estágio probatório. Terminado esse período, o Aspirante a Oficial PM é promovido ao posto de 2º Tenente PM. E com as promoções, pode chegar até o posto de Coronel PM

As promoções acontecem ao longo da carreira, de acordo com o tempo de serviço, por meio de abertura de vagas e realização de concursos internos.

Observação importante: As informações podem sofrer alguma variação de acordo com o edital de cada estado e com o respectivo estatuto policial. Sempre confira todas as regras no edital do Concurso PM que você vai prestar. 

👉 Leia mais: Como conciliar a preparação física (TAF) com a teórica em concursos públicos?

👉 Leia mais sobre alguns dos concursos previstos da Polícia Militar para 2023:

O momento para mudar de vida é agora! Escolha qual dos cargos você mais se identifica e comece a estudar com o AlfaCon, estamos do seu lado do começo ao fim.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes