Confira questões comentadas de Física do concurso EEAR – #AlfaConResolve

144

Sob curadoria do professor Alan Soares, o Blog do AlfaCon publica cinco questões de física para o concurso EEAR, resolvidas e comentadas, para ajudar na sua preparação

O concurso de admissão à EEAR é composto por várias etapas seletivas, sendo a primeira delas o exame de escolaridade. Essa etapa, de caráter eliminatório e classificatório, é composta por provas escritas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física.

Os candidatos devem acertar 50% das questões propostas em cada disciplina para obter aprovação. Os conteúdos cobrados nas questões de física devem, então, estar bem assimilados. Entre os assuntos mais recorrentes estão a análise dimensional, cinemática, dinâmica e energia. Temas em que os alunos costumam apresentar mais dificuldades.

Em um primeiro momento, o processo de preparação de uma prova pode ser muito cansativo. Envolve, ao mesmo tempo, esforço e tranquilidade conseguir se organizar bem — requisito fundamental para obter aprovação. Por isso, é importante que o candidato conheça bem o modelo de avaliação, o estilo da banca e o conteúdo programático disposto no edital.

👉 Leia mais – Concurso EEAR: Como se preparar para a prova?

Este é o momento, então, de superar o medo da física e dominar os conceitos básicos necessários para aprender essa matéria. Para isso, conheça o Curso Gratuito para o EEAR do AlfaCon para não deixar atrasar a revisão dos conteúdos, além de fazer o máximo de exercícios que puder.

Confira cinco questões de física para a EEAR comentadas

Com curadoria do professor Alan Soares, o Blog do AlfaCon publica, a seguir, cinco questões resolvidas e comentadas para ajudar na sua preparação:

1- (EEAR 2021.2) Na figura a seguir, um bloco de massa m = 1 kg, preso a uma mola, por meio de um fio ideal, a comprime em 10 cm. Determine a altura máxima H, em metros, alcançada pelo bloco, após o fio ser cortado. Considere a constante elástica da mola igual a k = 1000 N/m, a trajetória de A até B sem atrito e a aceleração da gravidade g = 10 m/s^2.

Física para EEAR: Energia Mecânica

Gabarito
A

Comentário
Tema: Energia Mecânica e suas conservações
Nível: Fácil

Para resolução desta questão, basta utilizar o princípio da conservação da energia mecânica. No ponto A, como a mola está deformada pelo corpo de 10 kg, há energia mecânica armazenada e será liberada em energia cinética que fará o corpo subir até o ponto B até parar, ou seja, no ponto B sua energia será transformada totalmente em energia potencial gravitacional. Então, temos:

Eel = 1⁄2.k.x² ; Ep = m.g.h

1⁄2.k.x² = m.g.h

1⁄2.1000.0,10² = 1.10.h ; simplificações básicas

Física para EEAR: Energia Mecânica (2)

2- (EEAR 2021.2) As ondas sonoras podem se propagar em diversas frequências. O ouvido humano é capaz de detectar sons que estejam dentro da faixa de 20 Hz a 20.000 Hz. Considerando as qualidades do som e que sua velocidade de propagação no ar, a 25° C, é aproximadamente igual a 340 m/s, analise as afirmações que se seguem.
I – O som é mais grave quanto maior for a sua frequência.
II – Sons de mesma altura e mesma intensidade emitidos por fontes sonoras distintas podem ser diferenciados através de seus respectivos timbres.
III – Dizer que uma mulher tem voz aguda é o mesmo que dizer que o som que é emitido por ela é de alta intensidade.
IV – Uma onda sonora de comprimento λ = 8,5 m, que se propaga no ar, provoca um som audível ao ouvido humano. Está correto o que se afirma em:

A) II e IV, somente.
B) I, somente.
C) II, III e IV
D) I, II e III.

Gabarito
A

COMENTÁRIO
Tema: Ondulatória
Nível: Intermediário

Para resolução desta questão, é necessário o conhecimento das características e qualidades fisiológicas de ondas sonoras.

I. A qualidade fisiológica que explica se uma onda sonora possui som grave ou agudo é a altura através da sua frequência. Logo, quanto maior a frequência mais agudo é o som. [Item incorreto]
II. Timbre é uma qualidade fisiológica que permite identificar o tipo de fonte sonora. [Item correto]
III. A intensidade é uma qualidade fisiológica que permite identificar a força e potência de uma onda sonora e sua energia. [Item incorreto]
IV. Basta aplicar a equação da velocidade de uma onda:
V = λ.f
340 = 8,5.f ; Logo, temos: f = 40 hz.
Para que o som seja audível é necessário que esteja dentro da faixa audível que é 20hz a 20khz. [Item correto]

3- (EEAR 2021.2) O gráfico a seguir representa o comportamento do fluxo magnético através de uma espira imersa em um campo magnético uniforme, em função do tempo.

Física para EEAR: magnetismo

Em qual(ais) intervalo(s) de tempo, um amperímetro, ligado aos terminais da espira, não acusará passagem de corrente elétrica?
A) Entre 0,1 s e 0,3 s.
B) Entre 0,1 s e 0,4 s.
C) Entre 0 s e 0,1 s e entre 0,3 s e 0,4 s.
D) Entre 0,1 s e 0,2 s e entre 0,3 s e 0,4 s.

Gabarito
B

COMENTÁRIO
Tema: Magnetismo
Nível: Fácil

O fluxo magnético é a grandeza que determina o número de linhas que passam por uma espira imersa em um campo magnético, ou seja, para a existência de corrente elétrica induzida em uma espira é necessária uma variação na indução magnética, como prevê Faraday e Lenz. Nesse caso, para a corrente na espira ser nula o fluxo magnético precisa ser constante, e, isso ocorre no intervalo de tempo entre 0,1s e 0,4s.

4- (EEAR 2021.1) Uma amostra de um gás ideal realiza uma sequência de transformações termodinâmicas (AB, BC, CD e DA) conforme o gráfico pressão (P) em função do volume (V) a seguir.

Física para EEAR: Termodinânica

Assinale a alternativa que indica corretamente as transformações termodinâmicas pelas quais a energia interna da amostra aumentou.
A) DA e CD
B) AB e BC
C) AB e DA
D) BC e CD

Gabarito
C

COMENTÁRIO
Tema: Termodinâmica
Nível: Intermediário

A energia interna é uma grandeza diretamente proporcional a temperatura de um gás, ou seja, quanto maior a temperatura de uma amostra, maior será a energia interna da mesma. Então, para haver aumento na temperatura é preciso identificar aumento na pressão ou volume. Pois, são grandezas diretamente proporcionais em relação a temperatura.
Logo, as transformações serão:

AB = Transformação Isobárica (pressão constante), Expansão (aumento no volume); e
DA = Transformação Isocórica (volume constante), pressão aumentando.

5- (EEAR 2014.2) O circuito abaixo é composto de:

  • uma fonte de alimentação ideal que fornece uma diferença de potencial (ddp) igual a V,
  • um amperímetro ideal que indica uma intensidade de corrente elétrica I,
  • uma chave liga-desliga (Ch), inicialmente fechada, e
  • três resistores (R1, R2 e R3) de resistência elétrica igual a R, cada um.

A intensidade da corrente indicada pelo amperímetro após a chave ser aberta

Exemplo de um Circuito Elétrico

A) permanecerá inalterada.
B) aumenta para 1,5 I.
C) aumenta para 2,0 I.
D) diminui.

Gabarito
D

COMENTÁRIO
Tema: Circuito Elétrico
Nível: Fácil/Intermediário

A corrente elétrica é um fluxo de partículas que trafega por um circuito elétrico quando ligado a uma diferença de potencial. Usando a primeira lei de Ohm,

U = R . i

A corrente varia conforme a resistência muda, ou seja, são inversamente proporcionais.
No circuito representado, todos os resistores estão em paralelo, caso um resistor queime, a resistência equivalente aumenta. Logo, a corrente elétrica diminui.

Se você gostou das dicas e das questões sobre Física para o concurso EEAR, compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a conhecerem mais o assunto!

50 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here