CARREIRA POLICIAL

Como funciona as cotas para negros em concurso público?

CARREIRA POLICIAL

Você sabe por que existem cotas para negros e como elas funcionam em um concurso público?

CARREIRA POLICIAL

A política de cotas para negros em concursos públicos no Brasil, estabelecida pela Lei 12.990/2014, reserva 20% das vagas para candidatos negros na administração pública federal, gerando debates acalorados sobre sua eficácia e equidade.

CARREIRA POLICIAL

Para concorrer às vagas reservadas, os candidatos negros devem se autodeclarar como pretos ou pardos durante a inscrição do concurso.

Como Funcionam as Cotas Raciais em Concursos Públicos?

CARREIRA POLICIAL

A auto declaração é fundamentada na ascendência afro-brasileira e requer a apresentação de documentos que a comprovem, como: 🔹certidão de nascimento; 🔹carteira de identidade; 🔹carteira de trabalho; 🔹comprovante de residência.

CARREIRA POLICIAL

Candidatos negros aprovados nas vagas reservadas são chamados para o serviço público na mesma ordem de classificação que os da ampla concorrência, visando equilibrar a representatividade racial no setor público.

CARREIRA POLICIAL

Cotas raciais em concursos buscam combater desigualdades históricas no Brasil, onde a população negra é majoritária, mas sub-representada no serviço público.  Desde modo a lei de cotas permite mais oportunidades para candidatos afro-brasileiros.

Objetivos das Cotas Raciais