Atualidades para concurso: 10 possíveis temas para estudar

Ponto

Não perca tempo tentando estudar todos os assuntos do mundo! Nós te mostraremos algumas atualidades possíveis de serem tema de redação para concurso.

- Conflitos na Ucrânia e seus impactos. - Crise econômica global - Problemas humanitários na Terra Indígena Yanomami - Falas do Papa em visita ao Continente Africano - Terremoto na Turquia e Síria

Atualidades possíveis de serem tema de redação

- Invasão em Brasília - Retorno do Fundo Amazônia - Conflito entre o Governo e o Banco Central - Continuidade da violência policial contra negros nos EUA - Protestos no Peru

A Ucrânia tem sido vista como peça importante no tabuleiro geopolítico entre a Rússia e o Ocidente. O conflito na Ucrânia gerou uma crise humanitária, deteriorou as relações internacionais, teve impactos econômicos significativos e levantou questões sobre a segurança e a política na Europa.

Conflitos na Ucrânia e seus impactos

A crise econômica global de 2020 foi desencadeada pela pandemia de COVID-19. Os problemas gerados por conta da crise, mostraram a importância da cooperação internacional. Muitos países trabalharam juntos para garantir o acesso a recursos médicos e desenvolver vacinas, e a colaboração internacional continuará a ser crucial para garantir uma recuperação econômica global sustentável.

Crise econômica global

A Terra Indígena Yanomami, localizada na região amazônica do Brasil, enfrenta uma série de problemas humanitários. Os Yanomami são um povo indígena que vive na região há séculos e enfrentam muitas ameaças ao seu modo de vida e à sua saúde. A ausência de políticas públicas adequadas para a proteção dos direitos dos Yanomami piora esses problemas.

Problemas humanitários na Terra Indígena Yanomami

As falas do Papa foram proferidas de maneira mais firme para que houvesse uma reflexão e denúncia sobre o que chamou de “colonialismo econômico” Este continente tem grandes conflitos internos por território, religião e minérios.

Falas do Papa em visita ao Continente Africano

Gaziantep, Kahramanmaras e Jindayris, foram as cidades atingidas pelos terremotos nível 7,8 e 7,5 na escala Richter, elas estão localizadas na falha de Anatólia, onde se localizam três placas tectônicas: Arábica, Africana e Anatólia. Estudiosos indicam que esses terremotos, que atingiram o noroeste da Síria e o centro da Turquia, são os mais fortes na região desde 1939.

Terremoto na Turquia e Síria