Concurso Nacional Unificado (CNU): saiba tudo sobre!

Confira as principais informações sobre o CNU e saiba como dar início à sua preparação!

A seleção será organizada pela banca Cesgranrio e ofertará 6.640 vagas para diversos cargos federais.

A ideia é realizar a prova no mesmo dia em 180 cidades Brasil afora, com modelo semelhante ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

O que é o Concurso Nacional Unificado?

Isso possibilitará que candidatos possam realizar a prova em diferentes lugares ou que não necessitem deslocar-se, no caso de quem mora em uma das cidades onde a seleção irá ocorrer.

A prova será dividida em dois momentos, em um único dia: 1º MOMENTO: provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; 2º MOMENTO: provas específicas e dissertativas de acordo com cada área.

Como funcionará o Concurso Nacional Unificado?

Confira o cronograma definido e divulgado pelo Governo Federal: - 10/01/2024: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado; - 19/01 a 09/02/2024: inscrições;

- 05/05/2024: aplicação das provas; 30/07/2024: divulgação final dos resultados; 05/08/2024: início da convocação para posse e Cursos de Formação.

Independentemente de qual área você escolher, inicie os estudos pelas matérias básicas, que são aquelas disciplinas que você adquire o conhecimento ao longo do ensino fundamental e médio.

Como estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Essas disciplinas são: – Língua Portuguesa; – Raciocínio lógico-matemático; – Matemática; – Física; – Geopolítica (História e Geografia do Brasil e do mundo, além da situação político-econômica global); – Informática.