Polícia Militar: saiba tudo sobre a carreira

Ponto

Cada estado da federação e o Distrito Federal tem a sua própria polícia militar e aplica o respectivo concurso.

Além da estabilidade profissional, um dos principais motivos que elevam a concorrência dos concursos para a PM é a possibilidade de promoção dentro da corporação.

A Polícia Militar mantém duas linhas de carreiras a serem seguidas. Uma das carreiras é a de Soldado ou Praça, para o qual é exigido, geralmente, o nível médio.

Quais são as linhas de carreira da PM?

Os aprovados nos concursos devem fazer o Curso de Formação de Praças (CFP), que normalmente dura de seis meses a um ano.

A outra carreira é a de Oficial da PM, que exige nível superior em qualquer área de formação. O candidato inicia o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem duração de dois a três anos.

Durante o curso, o aluno recebe a designação de Cadete ou Aluno-Oficial. Os aprovados no CFO se tornam um Aspirante-a-Oficial por cerca de seis meses, e só ao final desse prazo é promovido a 2ª Tenente.

Nível hierárquico: o Oficial ocupa cargo de chefia e, portanto, tem posição superior ao do Soldado da PM; Salário inicial: a remuneração inicial média de um Soldado, depois de ter passado pelo curso de formação e estágio probatório é de R$ 3,5 mil, enquanto a de um Oficial é, em média, R$ 6,5 mil;

Diferenças entre Soldado e Oficial da PM

Formação para ingresso: para o cargo de Soldado, a maioria dos estados exige apenas o ensino médio completo, já para o de Oficial algumas PMs pedem ensino superior completo, especificamente em Direito, ou em qualquer curso superior; Vagas nos concursos da Polícia Militar: o cargo de Soldado costuma ter mais vagas oferecidas nos certames da PM do que o cargo de Oficial.