Estuda para concursos de Polícia Militar, ou ainda tem dúvidas sobre a carreira? O AlfaCon separou tudo o que você precisa saber sobre a PM. Confira!
|

Polícia Militar: saiba tudo sobre a carreira

O AlfaCon separou tudo o que você precisa saber sobre a PM: cargos, salários, funções e como estudar para as provas da carreira. Confira!

Um dos concursos públicos mais concorridos em todos os estados é o da Polícia Militar. Cada estado da federação e o Distrito Federal tem a sua própria polícia militar e aplica o respectivo concurso. Uma diferença a destacar é que a PM do DF é organizada e mantida pela União, ou seja, com recursos federais, ao passo que as demais são mantidas pelos estados. Mas, mesmo assim, a PMDF se subordina ao Governador do DF.

Além da estabilidade profissional, um dos principais motivos que elevam a concorrência dos concursos para a PM é a possibilidade de promoção dentro da corporação. Afinal, são diversas as patentes a galgar. O ingresso na corporação pode sofrer alguma variação de acordo com o edital do estado e com o respectivo estatuto policial. Variam, também, de um estado para o outro, algumas exigências do cargo, embora exista uma linha seguida por todas, como veremos a seguir.

Concurso Polícia Militar: Quais patentes existem na carreira?

A Polícia Militar mantém duas linhas de carreiras a serem seguidas. Uma das carreiras é a de Soldado ou Praça, para o qual é exigido, geralmente, o nível médio. A PMDF, por exemplo, exige formação superior para a função. Os aprovados nos concursos devem fazer o Curso de Formação de Praças (CFP), que normalmente dura de seis meses a um ano. Ao final do período, o ingressante se torna um Soldado 1ª Classe. No primeiro mês de curso, em período integral, o aluno já recebe a remuneração e os demais benefícios da carreira.

A outra carreira é a de Oficial da PM, que exige nível superior em qualquer área de formação, exceto em alguns estados que é necessário o nível superior em Direito. Ao ser aprovado no certame, o candidato inicia o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem duração de dois a três anos. Durante o curso, o aluno recebe a designação de Cadete ou Aluno-Oficial. Os aprovados no CFO se tornam um Aspirante-a-Oficial por cerca de seis meses, e só ao final desse prazo é promovido a 2ª Tenente.

👉 Leia mais: Mais de 60 mil vagas para concursos em 2023

Como é a hierarquia militar da PM?

A hierarquia na Polícia Militar é dividida em dois grupos: praças e oficiais. No grupo dos praças, a ordem hierárquica obedece ao seguinte regimento:

  • Soldado
  • Cabo
  • Terceiro Sargento
  • Segundo Sargento
  • Primeiro Sargento
  • Subtenente

Já no quadro de oficiais, segue a seguinte hierarquia:

  • Segundo Tenente
  • Primeiro Tenente
  • Capitão
  • Major
  • Tenente Coronel
  • Coronel

Para conseguir promoções, os militares estaduais precisavam passar por processos seletivos eliminatórios, com número de vagas limitadas a cada edição. Mas nos últimos anos houve a criação dos Planos de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais. Esses planos foram elaborados pelos governos de cada estado.

Agora, seja por antiguidade, merecimento ou até mesmo por Ato de Bravura, há algumas possibilidades para a promoção de Policial Militar ao longo da carreira, independentemente do estado da federação. Entretanto, essa progressão na carreira não é tão simples, pois exige tempo de serviço, disciplina e, ainda, bons resultados.

👉 Leia mais: Polícia Militar: editais abertos e previstos para 2023!

Como funcionam as promoções na Polícia Militar?

A legislação permite quatro promoções automáticas, no mínimo, além das promoções por merecimento ao longo da carreira. Essa promoção automática é feita pelo critério de antiguidade na modalidade decenal.

Essa modalidade de promoção é contabilizada a partir da data de ingresso nas Corporações Militares do Estado. Não depende da ocorrência de vagas no posto ou graduação. Os critérios para promoção automática de praças e oficiais são os seguintes:

  • Promoção automática de praças
    Graduação de Soldado – militar com menos de 10 anos de carreira
    Cabo – militar com 10 e menos de 20 anos de carreira
    Graduação de 3º Sargento – militar com 20 e menos de 30 anos de carreira
    2º Sargento – militar com 30 ou mais anos de carreira
  • Promoção automática de oficiais
    1º Tenente – militar com menos de 10 anos de carreira
    Capitão – militar com 10 e menos de 20 anos de carreira
    Major – militar com 20 e menos de 30 anos de carreira
    Tenente-Coronel – militar com 30 ou mais anos de carreira

Mas o Policial Militar que praticar atos de coragem que ultrapasse os limites normais do cumprimento do dever, bem como praticar atos úteis ou indispensáveis às operações militares, que sirvam de exemplos para os demais integrantes da Corporação, têm o direito subjetivo à chamada Promoção por Bravura.

O policial envolvido em uma operação desse tipo pode ingressar com requerimento administrativo para que seja aberta sindicância ou investigação da ocorrência para apurar se houve realmente bravura. Ao final do procedimento, o Oficial encarregado dará um parecer, que será encaminhado para o Comandante Geral da Corporação decidir pela promoção ou não.

Qual a diferença entre Soldado e Oficial?

Os concursos PM (Polícia Militar) geralmente contam com vagas para dois cargos: Soldado e Oficial. E, para saber qual desses cargos combina mais com o seu perfil para tentar uma vaga, é importante saber as diferenças entre os dois.

Confira a seguir funções, salário inicial, hierarquia e outras diferenças entre um Soldado e um Oficial da PM!

Funções de Soldado X Oficial da PM

Soldado da PM é quem realiza o policiamento ostensivo e as atividades de preservação da ordem pública, o que envolve repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei. Ou seja, é o policial fardado que fica em pontos estratégicos da cidade, a pé ou em viaturas, por exemplo, e presta diretamente os serviços de segurança pública nas ruas.

Já o Oficial da PM tem como principal função fiscalizar e comandar diretamente o efetivo que atua no policiamento ostensivo. Também coordena processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva.

Diferenças entre Soldado e Oficial da PM

Além das funções, outras diferenças entre os cargos de Soldado e Oficial são:

  • Nível hierárquico: o Oficial ocupa cargo de chefia e, portanto, tem posição superior ao do Soldado da PM;
  • Salário inicial: a remuneração inicial média de um Soldado, depois de ter passado pelo curso de formação e estágio probatório (período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores), é de R$ 3,5 mil em início de carreira, enquanto a de um Oficial é, em média, R$ 6,5 mil;
  • Formação para ingresso: para o cargo de Soldado, a maioria dos estados exige apenas o ensino médio completo, já para o de Oficial algumas PMs já pedem ensino superior completo, especificamente em Direito, ou em qualquer curso superior;
  • Vagas nos concursos da Polícia Militar: o cargo de Soldado costuma ter mais vagas oferecidas nos certames da PM do que o cargo de Oficial.

👉 Leia mais: 5 dúvidas importantes sobre carreiras policiais

Evolução nas carreiras de Soldado e Oficial da Polícia Militar

A evolução nas carreiras de Soldado e Oficial da PM também são diferentes.

Em algumas Polícias, como a PM SP (Polícia Militar de São Paulo), a carreira de Soldado se inicia na graduação de Soldado PM de 2ª classe, durante o curso de formação de soldados. Após o término do curso e período do estágio probatório, o policial é enquadrado como Soldado PM de 1ª Classe. Com as promoções, pode chegar até a graduação de Subtenente PM.

A carreira de Oficial, por sua vez, se inicia como Aluno-Oficial PM. Depois do curso de formação, é promovido a Aspirante a Oficial PM e passa a cumprir o estágio probatório. Terminado esse período, o Aspirante a Oficial PM é promovido ao posto de 2º Tenente PM. E com as promoções, pode chegar até o posto de Coronel PM.

Observação importante: As informações podem sofrer alguma variação de acordo com o edital de cada estado e com o respectivo estatuto policial. Sempre confira todas as regras no edital do Concurso PM que você vai prestar.

👉 Leia mais: Como conciliar a preparação física (TAF) com a teórica em concursos públicos?

Como estudar para concursos da Polícia Militar?

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 250 mil candidatos em concursos Brasil afora, tem cursos online e apostilas completas para lhe ajudar na preparação para concursos da Polícia Militar.

👉 Leia mais: Polícia Militar: qual a diferença entre Soldado e Oficial?


Tudo que você precisa saber sobre o cargo de Bombeiro Militar

O que faz o bombeiro militar?

O bombeiro é o profissional responsável por atuação em situações de emergências, como combate a incêndios, desabamentos, afogamentos, explosões, entre outros, e também por ações de prevenção social. Quem escolhe a carreira pode optar por dois caminhos: ser um bombeiro civil ou militar.

Na carreira civil, o bombeiro atua em empresas privadas, como shoppings e eventos. Nesse caso, ele não precisa necessariamente passar por um concurso e sua formação é realizada em cursos específicos. Já na carreira militar, os bombeiros fazem parte da organização militar de cada estado e trabalham para a comunidade. É preciso passar em um concurso público para a Polícia Militar e a preparação deles na academia da corporação ocorre em torno de dois anos.

Quais são as exigências para se tornar um Bombeiro Militar?

Alguns requisitos básicos para ingressar na carreira são os seguintes:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão;
  • ter concluído o ensino médio ou equivalente;
  • estar quite com o serviço militar;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • não ter antecedentes criminais.

Quanto ganha um Bombeiro Militar?

Os salários para a carreira de bombeiro militar variam entre os estados brasileiros e de acordo com o posto ocupado. Mas, em geral, o salário inicial do profissional gira em torno de R$ 2.500 e, dependendo da posição hierárquica, pode ultrapassar os R$ 15.000. A progressão na carreira acontece conforme o tempo de serviço e a idade do militar. Além do salário, o bombeiro recebe outros benefícios, como insalubridade, assistência médico-hospitalar e odontológica.

Como são as provas para bombeiro?

Todos os anos vários concursos para bombeiros são abertos no País. As provas, em geral, possuem três fases:

  • prova de conhecimentos gerais, específicos e uma redação;
  • testes de aptidão física;
  • avaliações médicas e psicológicas

Agora que você conhece tudo sobre a carreira da polícia militar é hora de começar a se preparar e conquistar seus objetivos junto do AlfaCon que te acompanha do inicio ao fim.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes