A falta de foco é um grande inimigo na hora do aprendizado, mas será que ondas binaurais podem ser uma opção para solucionar esse problema?
A onda binaural é gerada quando o indivíduo escuta dois sons com frequências muito próximas, porém diferentes e inferiores a 1000 Hz. Isso faz com que o cérebro perceba uma terceira onda, que, na verdade, não existe.
O que são ondas binaurais?
Essa frequência (terceira onda) é igual à diferença entre as outras duas. Ou seja, se tocarmos duas frequências diferentes em cada ouvido, o seu cérebro compensa a diferença experienciando uma terceira frequência.
Exemplo: digamos que, em um ouvido toca uma frequência de 140 Hz e no outro uma de 149 Hz, então ao compensar essa diferença de 9 Hz entre elas, o cérebro experimenta uma terceira frequência de 9 Hz.
A ideia é ativar áreas específicas do cérebro com diferentes frequências sonoras. Pesquisas acerca da eficácia das ondas binaurais indicam que existem cinco padrões de sons e cada um teria um tipo de efeito diferente.
–Redução de stress e ansiedade;–Proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade;–Aumento da coordenação mental, concentração e criatividade;–Estimula a memória–Ajuda a regular os batimentos cardíacos
Quais são os benefícios das ondas binaurais?
Se o aluno pretende estudar por 4 horas, seria interessante dividir o tempo de estudo em 4 sessões de 50 minutos, onde o aluno pode utilizar ondas binaurais como uma tática para aumentar a concentração. E entre cada uma dessas 4 sessões, fazer uma pausa de 10 minutos.
Como utilizar as ondas binaurais nos estudos?
Lembrando que quando for ouvir ondas binaurais, deve-se fazer o uso de fones de ouvido para que você possa obter algum tipo de resultado.