ondas binaurais para estudar

Ondas binaurais para estudar: saiba mais!

Você costuma se distrair com facilidade durante os estudos? Sabia que ondas binaurais podem te ajudar?

Nós sabemos que existem pessoas que tendem a ter uma maior dificuldade na hora de se concentrar e isso acaba sendo um empecilho na hora dos estudos. A falta de foco é um grande inimigo na hora do aprendizado, mas será que ondas binaurais podem ser uma opção para solucionar esse problema?

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda o que são ondas binaurais, quais são os tipos de ondas, os seus benefícios, a maneira mais eficaz e como de utilizá-las nos estudos. Confira!

Leia também: Como funciona o concurso público?


O que são ondas binaurais?

A onda binaural é gerada quando o indivíduo escuta dois sons com frequências muito próximas, porém diferentes e inferiores a 1000 Hz. Isso faz com que o cérebro perceba uma terceira onda, que, na verdade, não existe.

Essa frequência (terceira onda) é igual à diferença entre as outras duas. Ou seja, se tocarmos duas frequências diferentes em cada ouvido, o seu cérebro compensa a diferença experienciando uma terceira frequência.

Exemplo: digamos que, em um ouvido toca uma frequência de 140 Hz e no outro uma de 149 Hz, então ao compensar essa diferença de 9 Hz entre elas, o cérebro experimenta uma terceira frequência de 9 Hz.

Como o som se propaga e se mistura na atmosfera, é impossível conseguir esse efeito se as ondas sonoras chegarem ao mesmo tempo nos dois ouvidos, ou seja, você deve utilizar fones de ouvido na hora de experimentar a técnica.

A ideia é ativar áreas específicas do cérebro com diferentes frequências sonoras. Diversos estudos apontam resultados positivos quando utilizada em tratamentos para reduzir estresse e ansiedade, aumentar a concentração e melhorar a qualidade do sono.

Leia também: Como organizar os estudos para concursos públicos?


Quais são os tipos de ondas binaurais?

Pesquisas acerca da eficácia das ondas binaurais indicam que existem cinco padrões de sons e cada um teria um tipo de efeito diferente. Confira quais são eles:

Ondas Gama

Estão relacionadas em atividades que demandam maior resposta de funções cognitivas. São importantes para aprendizado, memória e processamento de informações. Segundo informações, indivíduos que têm dificuldade de aprendizado tendem a ter uma baixa atividade de frequência gama do que a maioria das pessoas.

  • Nível de frequência: 40 Hz a 100 Hz (mais alto)
  • Benefícios na frequência ideal: cognição, processamento de informações, aprendizado, percepção, estado de sono REM
  • Aumenta ondas gama: meditação

Ondas Beta

Conhecidas como ondas cerebrais de alta frequência e baixa amplitude, são comumente percebidas quando estamos acordados. Estão interligadas à consciência, pensamentos lógicos e, tendem a ter efeito estimulante.

A quantidade ideal de ondas beta permite que possamos focar e realizar atividades relacionadas aos estudos e trabalho com mais facilidade. Muita onda beta pode desencadear estresse excessivo e/ou ansiedade.

As frequências beta mais altas estão associadas a altos níveis de excitação. Quando se bebe café ou qualquer outro tipo de estimulante, a atividade beta naturalmente aumenta.

Veja elas como ondas cerebrais extremamente rápidas que a maioria das pessoas exibe durante o dia para poder concluir atividades conscientes, como: pensamento crítico, escrita, leitura e socialização.

  • Nível de frequência: 12 Hz a 40 Hz (alto)
  • Benefícios na frequência ideal: foco consciente, memória, resolução de problemas
  • Aumenta ondas beta: café, energético, estimulantes

Ondas Alfa

Esse nível de frequência une a brecha entre o consciente e o inconsciente. Ou seja, o nível de frequência Alfa é o nível entre o Beta e o Theta. Ajuda a acalmar, quando necessário, e promove sensação de relaxamento profundo.

Se ficarmos estressados, um fenômeno chamado “bloqueio alfa” pode ocorrer, o que envolve uma atividade excessiva de nível Beta e muito pouco de nível Alfa. Essencialmente, as ondas Beta “bloqueiam” a produção de Alfa, porque ficamos muito agitados. 

  • Nível de frequência: 8 Hz a 12 Hz (moderado)
  • Benefícios na frequência ideal: relaxamento
  • Aumenta ondas Alfa: álcool, relaxantes, alguns antidepressivos

Ondas Theta

Esse nível de frequência envolve sonhar acordado e sono. As ondas Theta estão relacionadas com nossas experiências e sensação de sono profundo e, emoções cruas.

Muita atividade de ondas Theta pode deixar as pessoas propensas à depressão e as deixam mais influenciáveis, levando em conta o fato de estarem profundamente relaxadas e em um estado semi-hipnótico.

As ondas Theta têm seus benefícios, ajudando a melhorar a intuição e a criatividade, nos fazendo sentir mais “natural”. Está também relacionada ao sono reparatório. Desde que as ondas Theta não estejam sendo produzidas em excesso, enquanto estamos acordados, é uma onda cerebral muito útil.

  • Nível de frequência: 4 Hz a 8 Hz (baixa)
  • Benefícios na frequência ideal: criatividade, conexão emocional, intuição, relaxamneto
  • Aumenta ondas Theta: antidepressivos, calmantes, sedativos

Ondas Delta

São as ondas cerebrais mais lentas capturadas em seres humanos. São encontradas com mais frequência em bebês e crianças. Conforme envelhecemos, a tendência é produzir menos ondas Delta, mesmo durante o sono profundo.

Estão associadas com os níveis mais profundos de relaxamento e sono restaurativo. Também foram encontradas em funções corporais inconscientes, como: regulação dos batimentos cardíacos e digestão.

A produção adequada de ondas Delta nos permite sentir completamente rejuvenescidos após uma boa noite de sono. Se há atividade anormal de Delta, o indivíduo pode experienciar dificuldades de se manter consciente e perceptivo.

  • Nível de frequência: 0 Hz to 4 Hz (mais baixa)
  • Benefícios na frequência ideal: sistema imunológico, cura natural, restauração/sono profundo
  • Aumenta ondas Delta: antidepressivos, dormir

Leia também: Qual concurso combina comigo?


Quais são os benefícios das ondas binaurais?

Como você viu acima, as ondas binaurais podem trazer vários benefícios, como, por exemplo:

  • redução de stress e ansiedade;
  • proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade;
  • aumento da coordenação mental, concentração e criatividade;
  • estimula a memória
  • ajuda a regular os batimentos cardíacos

Leia também: Guia Completo: o que estudar para concurso público


Como utilizar as ondas binaurais nos estudos?

O ideal é que, sempre antes de começarmos a realizar uma atividade que demande maior resposta cerebral, façamos um aquecimento para obter um melhor rendimento.

Pensando nisso, após organizar seu ambiente de estudos e seus materiais necessários, você pode fazer aproximadamente 5 minutos de aquecimento com ondas binaurais antes de dar início a sua sessão de estudos.

Lembrando que quando for ouvir ondas binaurais, deve-se fazer o uso de fones de ouvido para que você possa obter algum tipo de resultado. 

Utilize o método pomodoro de estudos, que consiste em fazer intervalos de descanso entre os estudos, alinhado com o uso de ondas binaurais. É importante que durante os intervalos de descanso você pause o som, faça um alongamento ou uma caminhada, o cérebro também precisa descansar.

Exemplo: se o aluno pretende estudar por 4 horas, seria interessante dividir o tempo de estudo em 4 sessões de 50 minutos, onde o aluno pode utilizar ondas binaurais como uma tática para aumentar a concentração. E entre cada uma dessas 4 sessões, fazer uma pausa de 10 minutos.

Leia também: Como saber se estou melhorando nos estudos?


Gostou dessa dica? Quer ver mais matérias como essa? Visite nosso blog, estamos sempre trazendo todas as informações que você precisa saber sobre o mundo dos concursos públicos, assim como dicas e notícias relevantes para você, concurseiro!

Pensando nos seus estudos e na sua sonhada aprovação, estamos disponibilizando um e-book GRATUITO para ajudar você a alcançar suas conquistas!

ESTUDE COM QUEM MAIS APROVA NO BRASIL!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes