foto do aprovado delegado federal 2021 Iedo Filho
| |

Perseverança e Dedicação: A Jornada de Iedo Filho Rumo à Aprovação como Delegado da Polícia Federal

Foco, determinação e visão clara do objetivo moveram Iedo Filho rumo ao seu objetivo, sendo aprovado como delegado federal em 2021.

Às vezes precisamos sacrificar muitos prazeres em busca de nossos objetivos, mas no fim tudo vale a pena, Iedo Filho é um exemplo de perseverança que mostra como a busca incansável e determinação podem te levar diretamente aos seus sonhos.

Iedo Filho foi aprovado aos 41 anos no concurso de Delegado da Polícia Federal em 2021 e hoje mostra que dedicação é a chave para o sucesso. O AlfaCon trocou uma ideia com ele sobre toda sua trajetória, confira!

Rotina de estudo e organização

A rotina de estudo não é algo simples de se executar, é necessário muito planejamento e dedicação, Iedo conta como organizava seu tempo de estudo e como conciliava com o trabalho.

“Sempre tive uma rotina de estudos muito intensa, independente se o concurso que eu estava almejando estava com edital aberto ou não. Desde a faculdade sempre estudei muito, na época eu era Agente da Polícia Civil e trabalhava em regime de plantão, e durante as minhas folgas eu estudava. E quando o edital para Delegado da PF, apenas precisei focar nas matérias específicas e nas que eu não estava tão bem, como Direito Internacional, previdenciário e econômico.”

“Minha rotina especificamente para o concurso de Delegado da PF começou nove meses antes da publicação do edital com uma rotina de aproximadamente 10 horas de estudos, de Segunda a Sábado. Aos domingos estudava apenas pela manhã e tirava as tardes para descansar.”

“Eu utilizava o estudo em tópicos, que para mim, foi o que melhor me adaptei. No estudo em tópicos eu selecionava um tema de uma matéria me dedicava exclusivamente a esse tema, por exemplo:

Na matéria de direito administrativo eu pegava DOIS dias para estudar apenas o tema ATOS ADMINISTRATIVOS, e durante esse tempo focava apenas nisso, fazendo anotações e questões sobre o tema.”

👉Leia também: Qual a diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal?

A estrada até a aprovação

O caminho até a aprovação é longo e cheio de desafios, mas a persistência e a vontade de conquistar os objetivos iram sempre nos motivar a seguir em frente.

“Estudar para mim sempre foi algo natural, nunca senti dificuldade nisso, o desafio mora na rotina, realizar o estudo com disciplina e organização. Se manter dia após dia com constância, dando o seu máximo.”

“E o seu máximo é relativo, lembre-se disso, cada dia é diferente, em um dia meu máximo de estudo era uma hora, em outro oito horas. Compreenda isso e você vai sempre estar perseverante para mais um dia de estudo.”

Mudança de planos

Em alguns momentos da nossa vida temos planos que parecem o certo, mas precisamos estar sempre com os olhos e a mente aberta para as oportunidades que são colocados em nosso caminho, foi assim que Iedo trilhou seu objetivo para a carreira de Delta.
Iedo Filho - Aprovado como Delegado federal em 2021.
Iedo Filho – Aprovado como Delegado federal em 2021

Durante a faculdade eu estava focado na magistratura, porém com a publicação do edital de Delegado da PF acabei mudando o foco e optando pela carreira de Delegado.”

👉Leia também: Dicas de como estudar para ser Delegado

Tentar até passar!

Engana-se quem acha que a vida de concurseiro é facil, é preciso muita determinação para continuar sendo aprovado no concurso que almeja ou não.

“Fiz diversos concursos, o primeiro que fui aprovado e tenho muito orgulho foi o vestibular do Instituto Militar de Engenharia, na mesmo época passei em segundo lugar no concurso da Marinha Mercante, CIABA – Belém – PA.”

“Passei também no concurso de Papiloscopista da PCDF em primeiro lugar, no concurso para Escrivão da PCDF em segundo lugar e Agente da PCDF (instituição que trabalhei com muito orgulho por 13 anos).”

“Passei fora das vagas para Perito Criminal da PF, concurso de 2004, e Policial Legislativo da Câmara dos Deputados, concurso de 2013. E passei em primeiro lugar também para Analista do TSE.”

É importante lembrar que a persistência é o fator de maior importância, se você estudou e se dedicou para passar em um concurso, e mesmo assim não obteve a aprovação não é hora de desistir, é o momento de aprender com os erros e continuar estudando, é assim que se conquista a vitória.

👉Leia também: Concurso Delegado: saiba como é o processo seletivo

Sempre em frente concurseiro

No manual do concurseiro não existe a palavra desistir, seu espirito sempre anseia pela evolução, e Iedo não é diferente, perguntamos se ele planeja realizar mais concursos.

Sim, sempre existe espaço para a gente melhorar, inclusive continuo estudando.

Um recado a todos os concurseiros

“Com a experiência de quem passou por toda essa jornada eu digo, o estudo liberta! Ninguém supera a pessoa que não desiste, e alinhando essas duas coisas você pode superar qualquer obstáculo. Então persista, pague o preço agora, mas se mantenha perseverante, porque a recompensa vale cada minuto gasto estudando.”

“Mas entenda uma coisa, curta o processo. A sua felicidade não está no final dele, está no durante.” 

Você pode ser o próximo a alcançar seus objetivos, com essas dicas e muita vontade você pode chegar a lugares que nunca imaginou e nessa jornada conte com o AlfaCon em qualquer etapa.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes