De aluno para aluno – Administração Pública

“Motivação” foi tema de uma da disciplina de Administração Pública para a turma de Carreiras Fiscais no AlfaCon Presencial de Cascavel. O Paulo Henrique, alfartano, aproveitou e fez um resumo para compartilhar com vocês, que são do online ou que apenas nos acompanham aqui pelo blog de notícias. Aproveite!

Motivação

De acordo com Daft, a motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo! Como a motivação afeta a produtividade, a organização deve canalizar a motivação para os objetivos organizacionais.  Desta forma, Robbins diz que, no ambiente organizacional, a motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais. Entretanto, a dificuldade existe no fato de que as pessoas são muito diferentes umas das outras. O que pode motivar uma pessoa, pode não motivar outras. Existe uma diversidade de teorias motivacionais, mas em geral os autores abordam dois tipos de fatores, os extrínsecos (de fora da pessoa) e os intrínsecos (de dentro da pessoa). De acordo com Bergamini.

‘’No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa, quer dizer, nasce de fatores extrínsecos que são, de certa forma, soberanos e alheios à sua vontade. No segundo caso, subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que têm suas origens nas impulsões interiores; assim sendo, o próprio ser humano traz em si seu potencial e a fonte de origem do seu comportamento motivacional”

Podemos dizer, portanto, que a motivação para o trabalho deriva da própria pessoa, além da instituição em que ela trabalha, do seu ambiente. Assim, os elementos que afetam a motivação podem ser internos ao indivíduo e externos. Dizendo de outra forma, a motivação vem de dentro de cada um, mas os estímulos e incentivos externos também afetam o nível motivacional.   Desta forma, existem diversas teorias que se baseiam nos fatores externos e/ou internos do indivíduo. Quando uma empresa oferece um prêmio para o funcionário que bater uma meta está se baseando nos fatores externos (você não teria vontade de bater a meta, mas como existe um estímulo externo o prêmio, você se esforça para isso).  Já quando você deseja fazer um trabalho bem feito, pois acha seu trabalho interessante e importante, está se baseando em fatores internos.

Teorias de Processo e Teorias de Conteúdo

As teorias de motivação podem ser divididas entre teorias de conteúdo e teorias de processo. Essas teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar motivada (seria o QUE motiva alguém).  Naturalmente, a grande maioria das pessoas deseja ou necessita de coisas que não têm. Quando queremos algo (seja um carro melhor, uma viagem ao exterior, ou que nossa família coma todos os dias), temos uma motivação para isso.

As teorias que se preocupam com as necessidades que nos ‘’impulsionam’’ são as teorias de conteúdo.  Já as teorias de processo se concentram no modo em que o comportamento é motivado (seria o COMO esta motivação ocorre). Os teóricos que trabalham com estas teorias acreditam que as pessoas são mais propensas a se comportar com motivação se três condições aconteçam: as pessoas creem que as ações atingirão o desempenho desejado; que esse desempenho levará ao resultado buscado e o resultado é realmente desejado por elas.

Teoria X e Y de McGregor

McGregor trouxe a ideia de que existem duas maneiras de se ver as pessoas. Estas visões seriam contrárias, ou seja, antagônicas. Uma seria mais positiva e moderna (a teoria Y, baseada na confiança nos indivíduos), e a outra seria negativa e antiquada (teoria X, baseada na desconfiança)6. Pela teoria X, as pessoas seriam naturalmente preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano não gosta de trabalhar e irá fazer o menor esforço possível!  Se o gestor tem esta visão negativa das pessoas, ele tende a ser mais fiscalizador e controlador, pois acredita que quando ‘’virar as costas’’ o trabalhador parará de trabalhar.  Ele irá tratar os subordinados de modo mais rígido e será autocrático (decidirá tudo sozinho), pois acha que o empregado não gosta de assumir responsabilidades e não consegue tomar decisões! Não delegará responsabilidades, porque acha que os funcionários são dependentes. Esta visão seria mais ‘’antiga’’ e adequada a uma organização em um ambiente estável e com um modelo burocrático de gestão. Já a teoria Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nesta situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa.   A ideia é a de que as pessoas buscam assumir responsabilidades e desafios!  Desse modo, o próprio empregado se controla, não havendo a necessidade de coerção! Como o administrador acredita no potencial de seus subordinados, ele busca a participação deles, delega poderes para que eles assumam responsabilidades e cria um ambiente mais democrático e empreendedor no trabalho!  Esta teoria seria mais adequada a uma organização que estejam em um ambiente instável e dinâmico e que busque a inovação nos processos de trabalho.  Hoje em dia, esta é a visão mais recomendada!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

O que cai na prova PP RJ
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Concurso SEAP RJ 2024: saiu edital! Tudo sobre as 300 vagas para Policial Penal

Descubra todas as informações sobre o concurso SEAP RJ Policial Penal mais de 2000 vagas, superior!

O concurso para a Polícia Penal do Rio de Janeiro – PP RJ, Secreataria de Estado de Administração Penitenciária – SEAP RJ, é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na carreira policial. Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o concurso SEAP RJ Policial Penal, desde as vagas e salários até as etapas de prova e dicas de preparação. Fique atento e prepare-se da melhor forma possível!