Concurso INSS: o que estudar em Direito Previdenciário?

1590

Os benefícios do Regime Geral de Previdência Social são os assuntos que têm a maior relevância, da disciplina Direito Previdenciário, no Concurso INSS. Saiba mais e aprenda também como estudar o tema!

Direito Previdenciário é uma das disciplinas cobradas no Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). E como essa matéria é importante para a prova, é preciso que esteja incluída no seu planejamento de estudos para o certame. Assim, no dia do Concurso INSS, você chega afiado com os conteúdos referentes ao Direito Previdenciário e garante a pontuação das questões sobre o tema. 

💡📚 Comece seus estudos o quanto antes e esteja preparado para quando sair o edital do concurso INSS! Clique aqui e teste grátis o curso Técnico do Seguro Social, além de um superdesconto!

De acordo com Vinícius Rodrigues, professor e coordenador das Carreiras Administrativas do AlfaCon, o assunto que tem a maior relevância, direta ou indiretamente, da disciplina no Concurso INSS são os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS)

O RGPS é o conjunto de regras que estabelecem os direitos e deveres relativos ao regime público de previdência social no país. O INSS é o responsável pela administração do RGPS, concedendo e gerindo os benefícios e serviços previdenciários. 

💥 Baixar e-book GRATUITO do INSS

Dentro dos benefícios do RGPS, há alguns conteúdos imprescindíveis e que costumam cair no Concurso e, por isso, não podem ficar de fora dos seus estudos. São os seguintes, segundo o coordenador Vinícius:

  • Fato gerador;
  • Carência; 
  • Data de início de benefício;
  • Renda mensal inicial; 
  • Segurados; e 
  • Financiamento.

Também é importante destacar que há outros conteúdos sobre Direito Previdenciário que são exigidos no Concurso INSS. Portanto, consulte sempre o edital do certame para ver a lista completa com os temas.

👉 Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre o Técnico do Seguro Social do INSS

Como estudar Direito Previdenciário?

Para o coordenador, uma boa estratégia para absorver os conteúdos de Direito Previdenciário é por meio de videoaulas objetivas e PDFs direcionados. Além disso, o Direito Previdenciário é uma matéria em constante mudança. Por isso, é preciso buscar uma fonte confiável para estudar sobre o tema e estar antenado nas alterações.  

“Uma organização de estudos também é essencial para os estudos, assim como iniciar a preparação antes da autorização do concurso”, afirma Vinícius. 

A dica para auxiliar nos seus estudos é a nova série do AlfaCon “Começando do Zero – Concurso INSS”, com aulas online gratuitas, de várias disciplinas, inclusive Direito Previdenciário, focadas no certame. No link, conheça a série e inicie já os seus estudos:

👉 Concurso INSS: comece os estudos do zero com aulas gratuitas

Teste gratuito INSS + cupom de desconto

Quer ver de perto como é o nosso curso para o Concurso INSS? Liberamos um teste gratuito para você testar e conhecer a nossa plataforma.

Clique no botão abaixo e resgate o teste gratuito do AlfaCon para o curso de Técnico do Seguro Social. E se gostar, você ainda tem um superdesconto para garantir seu curso e começar a sua preparação!

💥 QUERO resgatar meu teste grátis + cupom de desconto 💥

👉 Leia mais: Veja 15 passos para passar no Concurso INSS

 

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |