As provas do concurso TJ RJ serão realizadas no próximo domingo, 6, para Técnico e Analista. Confira dicas importantes para a revisão de reta final!
| |

Concurso TJ RJ: dicas para fazer revisão na véspera da prova

As provas do concurso TJ RJ serão realizadas no próximo domingo, 6, para Técnico e Analista. Confira dicas importantes para a revisão de reta final!

As provas da primeira etapa do concurso TJ RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) serão aplicadas neste domingo, dia 5 de dezembro. Os candidatos devem acessar o site do Cebraspe e clicar no ícone para consulta de local e horário das provas objetiva e discursiva.

O exame será aplicado nas cidades de Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, Teresópolis e Volta Redonda.

Estão em disputa 132 vagas para os cargos de Técnico e Analista Judiciário, com remunerações iniciais que variam de R$ 3.870,06 a R$ 6.373,89, além dos benefícios. O concurso atraiu 35.733 inscritos para Analista Judiciário e 71.385 inscritos para Técnico Judiciário.

📚👉 Participe da Super-Revisão de Véspera para o cargo de Técnico Judiciário do concurso TJ RJ. Clique aqui e inscreva-se!

O Cebraspe é o organizador do concurso TJ RJ, que conta com as seguintes etapas:

  • provas objetivas para todos os cargos;
  • provas discursivas para cargos de Analista Judiciário sem especialidade e Analista Judiciário com especialidade;
  • Avaliação de Títulos para Analista Judiciário com especialidade e sem especialidade.

Para ajudar os candidatos a organizarem uma boa revisão às vésperas da prova, o Blog do AlfaCon reúne nesta matéria as principais informações sobre o exame e dicas de ouro da equipe de professores da preparação para carreiras de tribunais do AlfaCon.

Como serão as provas do concurso TJ RJ?

As provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha. De acordo com o estabelecido no edital, as disciplinas cobradas nos exames escritos do concurso TJ RJ serão:

Técnico judiciário

  • Conhecimentos Gerais (20 questões)
    – Português;
    – Ética no Serviço Público;
    – Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
    – Legislação Especial.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    – Noções de Direito Administrativo;
    – Noções de Direito Constitucional;
    – Noções de Direito Processual Civil;
    – Noções de Direito Processual Penal;
    – Legislação.

Analista judiciário

  • Conhecimentos Gerais (20 questões)
    – Português;
    – Ética no Serviço Público;
    – Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
    – Legislação Especial.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    Varia conforme a área escolhida

O candidato que não obtiver as notas abaixo será reprovado e eliminado do concurso TJ RJ:

  • nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerias P1;
  • nota inferior a 20,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2

📚👉 Participe da Super-Revisão de Véspera para o cargo de Analista Judiciário do concurso TJ RJ. Clique aqui e inscreva-se!

Prova discursiva
Apenas os candidatos a Analista serão submetidos a uma prova discursiva. A aplicação ocorre no mesmo dia e período da prova objetiva. Para os cargos de Analista Judiciário – Médico e Analista Judiciário – Médico Psiquiatra, o exame consistirá de um estudo de caso, da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada especialidade. Para os demais cargos, será uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada cargo/grupo/especialidade.

De acordo com o edital TJ RJ, para o cargo de Técnico serão aprovados 1.700 candidatos. Já para os cargos de Analista Judiciário, 1.710 candidatos terão a prova discursiva corrigida.

Como fazer a última revisão para as provas?

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Nesta reta final, uma boa revisão dos pontos principais do conteúdo programático pode ajudar a reavivar algum detalhe do conteúdo que tenha ficado escondido na memória. Principalmente em disciplinas básicas, que geralmente são estudadas há tanto tempo, como Português. Mas que têm uma grande incidência na prova: cerca de 40% nos últimos processos seletivos para o órgão.

A dica para Português é que a banca Cebraspe cobra, com bastante frequência, o uso e os valores semânticos das conjunções. Geralmente, a banca exige a substituição das conjunções. Portanto, fazer a análise do período em que está inserida e observar a relação de sentido entre as orações, possibilitará identificar o valor do conector. Lembre-se: não é a conjunção que manda no texto, é o texto que manda na conjunção.

As provas do concurso TJ RJ serão realizadas no próximo domingo, 6, para Técnico e Analista. Confira dicas importantes para a revisão de reta final!

Na avaliação da discursiva, o Português acaba sendo mais amplo do que na prova de múltipla escolha, já que serão analisados pontos como:

  • Conhecimento a respeito do tema;
  • Capacidade de explicar a resposta e seguir uma linha de pensamento;
  • Habilidade de fazer uma ligação lógica entre as ideias explanadas;
  • Capacidade de conectar as ideias para construir um argumento (coesão);
  • Domínio da Língua Portuguesa

Mesmo o candidato com domínio em relação ao conteúdo pode perder pontos por causa de erros de grafia e sintaxe. Portanto, é preciso observar:

  • O que pede o enunciado;
  • Objetividade e clareza;
  • Coerência e a coesão;
  • Gramática correta;
  • Boa caligrafia

Para o cargo de Analista, o reforço também é bem-vindo nas disciplinas Direito Penal e Direito Civil. Ter conhecimento sobre o “Crime de Moeda Falsa” pode ser um diferencial. É preciso ter assimilado do conteúdo que a falsificação deve ter potencialidade lesiva, ou seja, deve ser capaz de enganar uma pessoa de conhecimento comum, de modo a colocar em risco a fé pública. Caso contrário, como previsto na súmula 73 do STJ: “Utilização de papel moeda grosseiramente falsificado configura em tese o crime de estelionato, de competência da justiça estadual”.

Os professores da equipe do AlfaCon também prepararam um mapa mental com os principais pontos do conteúdo programático da disciplina Direito Civil, para te ajudar a fazer uma última revisão nesta véspera das provas:

As provas do concurso TJ RJ serão realizadas no próximo domingo, 6, para Técnico e Analista. Confira dicas importantes para a revisão de reta final!Em Direito Constitucional, é importante ter consciência de que a disciplina “conversa” com outras áreas do Direito. Por isso, o candidato deve ter um pleno domínio da letra da Lei. Um bom resumo para revisão do programa do concurso TJ RJ é saber que:

  1. A competência administrativa dos estados federados é residual ou remanescente, logo
    a eles competem as matérias que não lhes sejam vedadas.
  2. A CF permite a edição de lei complementar federal que autorize os estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União.
  3. No âmbito da competência legislativa concorrente, os estados, em regra, têm competência supletiva: não havendo norma geral federal sobre tema específico, o estado tem permissão para editar normas gerais e normas específicas sobre a matéria, adquirindo competência plena enquanto não editada norma geral federal.

As provas do concurso TJ RJ serão realizadas no próximo domingo, 6, para Técnico e Analista. Confira dicas importantes para a revisão de reta final!Tutela provisória, que pode ser de urgência ou de evidência, é um dos assuntos-chave para a provas de Direito Processual Penal, enquanto em Direito Administrativo há duas dicas de ouro para este resumão:

  • DICA 1
    Lei 14.133/21: “Art. 74. É INEXIGÍVEL a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de: III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação”.
  • DICA 2
    Quando a licitação for considerada “deserta”, devido a ausência de propostas, a Administração poderá realizar a contratação direta. Importante frisar que existe ainda a chamada “licitação fracassada” onde os interessados são inabilitados, sendo necessária dentro de 8 (oito) dias a apresentação de nova documentação ou nova proposta sem irregularidades.
    Processo Penal – O período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada.

Os conceitos de ética e moral devem estar bem fixados pelos candiatos, assim como é importante o conhecimento básico da disciplina Legislação, como:

  • LODJERJ
    Art. 4º O Tribunal de Justiça, com sede na Capital e jurisdição em todo o território do estado compõe-se de 190 (cento e noventa) Desembargadores. (…) Art. 24, § 4º O quórum mínimo para instalação do Tribunal Pleno será de 127 (cento e vinte e sete) desembargadores, correspondente a dois terços dos cargos existentes.
  • REGIMENTO INTERNO
    Art.3º- Compete ao Órgão Especial: I- Processar e julgar, originariamente: (…) b) os Secretários de Estado, nos crimes comuns e nos de responsabilidade, estes quando não conexos com os do
    Governador.

Também é preciso ficar atento aos detalhes do artigo 6 do Estatuto e relacioná-lo com os efeitos da curatela.

E com este infográfico, é bater o olhos e lembrar dos principais assuntos do Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, incluindo: atos normativos, Resolução 02/2021, demissão, prescrição (art. 204 e 303) e a Lei 4.620/05.

Participe da super-revisão de véspera do concurso TJ RJ

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes