Dicas de Língua Portuguesa para a prova do TCE-SP

Neste domingo, dia 06, acontece as provas para o concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Pensando em nossos alunos que irão prestar estas provas, preparamos algumas dicas, começando com o super professor Adriano Paciello e a Língua Portuguesa. Confira!

A FCC tem o hábito de ser o terror na já temida gramática em suas provas, porém a tendência de se repetirem assuntos também acaba sendo algo reincidente.

Em relação a verbos, esteja atento às vozes verbais, a voz passiva aparece forte principalmente em algo aparentemente simples: o tempo verbal. Exemplo: COMPRAVA, logo TINHA COMPRADO. Os verbos COMPRAVA e TINHA são compatíveis. Ainda em verbos, atenção à concordância, principalmente  no sujeito deslocado, quando, geralmente induz o aluno ao erro: VIERAM naquele momento único, uma chance de mudar, o pai e o filho.

Veja que o sujeito é O PAI E O FILHO, não há uma palavra no plural, mas o verbo concorda com os dois núcleos. Outro assunto é a crase. Saber o conceito é a melhor forma de entender o uso do acento grave, não decore regras, porque provavelmente você colocaria o acento nessa frase: A reunião ficou para as 20h”. Viu o horário e decorou a regra de locuções adverbiais. Perceba a preposição PARA explícita, salvo o ATÉ, quando o uso é facultativo, nunca haverá crase se a preposição aparecer. Bons estudos e boa prova a você!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes