A IMPORTÂNCIA DOS SIMULADOS NA CAMINHADA RUMO À APROVAÇÃO

Prof. Volney Ribeiro

                Prezado(a) concurseiro(a), é uma satisfação muito grande escrever para você nesta fase tão importante de sua vida. Todos nós sabemos que, por mais que se teorize, passar em um concurso público é sempre um desafio. No entanto, desafios precisam existir na nossa caminha diária, no nosso “day by day”.  Afinal, o que seria da vida sem desafios, não é mesmo? Desafios nos põem na corrida da vida, nos dão consciência de que existimos, nos fazem perceber que há uma vida para ser vivida em sua plenitude. Desafios nos tiram da chamada “zona de conforto”. E é fora dessa “zona de conforto” que há verdadeiro crescimento em todas as áreas de nosso ser.

                É nesse contexto de propor metas para  a vida e traçar planos para alcançá-las que surgem os simulados. É provável que você já tenha participado de alguns ao longo de sua vida de concurseiro(a). É provável também que você tenha fugido de outros, com receio, quem sabe, de perceber que não estava preparado(a) para determinado concurso. Esse temor, esse receio de encarar uma prova simulada, de se avaliar e deparar com os resultados dessa avaliação é mais comum do que se imagina, embora não seja algo salutar. Lembre-se do que dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche: “O que não me mata só me fortalece”. Pessoalmente creio, e você há de concordar comigo, que nenhum simulado vai mandar você para a estratosfera. Assim sendo, as chances de você sair fortalecido(a) depois de uma prova simulada são gigantescas, ainda que você não perceba isso no momento.

Desse modo, precisamos entender, e entender mesmo, que os simulados devem fazer parte de nossa programação, enquanto concurseiros. Eles devem constar na sua agenda, pois só trazem benefícios, só ajudam você a crescer e a perceber o que precisa ser melhorado, lapidado ou potencializado. E é sempre bom ter em mente que os simulados nunca julgam ou condenam. Eles não implicam com você, tentando baixar ou elevar a sua autoestima. Eles não são “mocinhos” nem “bandidos”: apenas balizam, descrevem, servindo de espelho para correção de falhas, antes que a prova real aconteça.

Posto isso, resumimos abaixo alguns porquês para você incluir, cada vez mais, os simulados no seu preparo para os concursos que virão. Desse modo, destaco que os simulados:

  • tendem  a lhe dar mais confiança e calma em uma situação real de prova;
  • ajudam você a gerenciar o tempo de prova;
  • auxiliam no controle de tensões emocionais, colaborando para que você lide, de forma positiva,  com estresse e ansiedade;
  • preparam você para evitar imprevistos (vale lembrar que muitos alunos perdem prova por chegarem atrasados ao local do exame);
  • trazem, muitas vezes, informações novas que enriquecerão você;
  • servem de “termômetro” para seus estudos, sinalizando seus pontos fracos;
  • ampliam sua capacidade de concentração e de raciocínio;
  • contribuem para fixação de conteúdo;
  • permitem que você conheça antecipadamente a banca examinadora;
  • promovem o treino da marcação correta no gabarito definitivo.

Viu só quanta  vantagem na realização de simulados? Sem dúvida, você percebeu que só tende a ganhar com eles, e ganhar muito, pode acreditar.

Obviamente, os dez itens listados acima não esgotam toda a importância dos simulados no seu preparo para o novo status a que aspira.  Agora, é fato que encarar um jogo sem treinar pode tornar a partida muito mais difícil. Isso é flagrante!

Claro que não há segredo ou garantias para a vitória, uma fórmula mágica, um “plim-plim” que resolva problemas de forma instantânea – sabemos disso. Contudo, acompanhando a vida dos que “chegam lá”, percebemos que os simulados estiveram na planilha deles. Portanto, “arregace as mangas”, saida da “zona de conforto”, dê prioridade aos simulados, que você terá um potencial de ganho enorme com eles.

E saiba que, nesta caminhada rumo ao topo do mundo, você não está só, pois, aqui no AlfaCon, a prioridade é você. Não faz sentido uma teorização sobre o assunto sem que sejam criadas condições para que você se sinta assistido(a) por nossa equipe. Então, conte conosco! O AlfaCon existe por você e para você.

Quero registrar, portanto, que nossa equipe tem preparado excelentes simulados para nossos alunos. O objetivo é, de fato, criar uma situação muito similar à que você encontrará no dia da sua prova. Por essa razão, convido você a participar das nossas provas simuladas, preparadas de acordo com cada edital, com o fito de que, brevemente, você mude sua vida de vez e seja tão feliz quanto as dezenas de milhares de alunos que tivemos o privilégio de ajudar a passar.

Bons estudos!

………………………………………………………………………………………………………………………………….

Volney Ribeiro – Licenciado e Letras (com habilitação em Português e em Espanhol), Bacharel em Teologia e pós-graduado em Gestão Educacional, leciona na rede particular de ensino desde o ano 2000, atuando nas áreas de concursos públicos e de vestibular. Tem experiência na produção de livros didáticos e de apostilas para vestibulares e concursos públicos. Atualmente, trabalha com interpretação textual, gramática de língua portuguesa, redação e literatura.

……………………………………………………………………………………………………………………

Acompanhe o professor Volney Ribeiro no Instagram: @professorvolney

Esse edital Simulado é para testar seus conhecimentos e ainda você pode ser recompensado pelo seu desempenho.
Serão Premiados os 20 primeiros lugares, com prêmios em dinheiro de até R$ 5000,00. Clique no banner e inscreva-se!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes