Recursos PC GO: confira!

recursos-pcgo-alfacon

Já divulgamos o gabarito extraoficial da PC GO, neste link, agora, nossos professores prepararam sugestões de recursos. Confira!

Recursos de Informática PC GO

Questão 19

  • GABARITO – impede que o sistema operacional se inicie ou seja executado corretamente.

RECURSO:

“A Trojan horse or Trojan is a type of malware that is often disguised as legitimate software” tradução: “Um cavalo de Tróia ou Trojan é um tipo de malware que é muitas vezes disfarçado como software legítimo” Fonte: https://usa.kaspersky.com.

“Trojans ou Cavalos de Tróia: Este tipo de malware se disfarça de software legítimo, ou está escondido em um software legítimo corrompido. Eles tendem a agir discretamente e criar brechas na segurança para permitir a entrada de outros malwares.” Fonte: http://www.avg.com/a/br-pt/what-is-malware.

Assim, conclui-se pelas definições que o trojan horse não é obtido por outros malwares, quando na verdade é o contrário ele é usado para instalar outros malwares no computador.

Outro ponto a se observar é que se define por phishing uma página ou e-mail falso que tem objetivo de capturar dados do usuário, logo não leva a instalação de programas. Como observa-se pela definição da Norton “Phishing é basicamente um golpe on-line de falsificação, e seus criadores não passam de falsários e ladrões de identidade especializados em tecnologia. Eles usam spams, websites maliciosos, mensagens instantâneas e de e-mail para fazer com que as pessoas revelem informações sigilosas, como números de contas bancárias e de cartões de crédito” Fonte: http://br.norton.com/security_response/phishing.jsp

Diante dos conceitos apresentados solicito a anulação da questão uma vez que as demais alternativas também estão erradas.

Questão 20

  • GABARITO – O becape incremental deve ser feito depois de realizada cópia completa de todos os arquivos de interesse.

RECURSO:

Um becape Incremental salva os arquivos alterados desde o último backup, independente de qual tenha sido, logo não se faz necessário especificar o intervalo de tempo sobre o qual se deseja realizar o becape incremental, uma vez que, a indicação de que o arquivo foi alterado após um becape é representada pelo flag archive do próprio arquivo.

Outro ponto, a questão em momento algum cita a utilização de uma ferramenta ou sistema específico para a realização do becape, portanto não pode se apoiar nas opções de um sistema uma vez que não foi identificado.

O uso da palavra “deve” (imperativa) limita o uso do becape, uma vez que como apresentado significa que toda vez que for realizar o becape Incremental será necessário realizar o becape completo, quando na verdade o becape completo é uma forma de marco de referência para a realização de vários becapes incrementais na sequência para então realizar outro becape completo.

Diante da não contextualização e especificação da ferramenta ou sistema em uso solicito a anulação da questão.

Recurso de Língua Portuguesa PC GO

Questão 01

RECURSO:

A compreensão de texto se limita ao que está expresso de forma explícita no texto, sem que haja a necessidade de conhecimento prévio para se entender a informação veiculada.

Nesse sentido, percebe-se que a resposta atribuída à questão extrapola os limites do texto. No texto de apoio, há o termo “poder de polícia administrativa”. Já a resposta atribuída à questão traz “poder de polícia” de uma forma genérica. Isso faz com que a resposta não seja a adequada, porque tira a restrição trazida pelo texto, já que não há somente esse tipo de poder de polícia.

Além disso, nota-se claramente no texto a existência de um artigo definido antes da construção “administração pública”, o que a torna uma entidade em particular, restringindo seu caráter, por isso, deveria estar grafada com as iniciais maiúsculas que correspondem a sua especificidade.

Vale também destacar que a alternativa dada como correta, em seu corpo de texto, afirma que torna efetiva e faz obedecida cada restrição de direitos e liberdades individuais; isso implica afirmar que esses são atributos da norma, segundo a questão. No entanto, o texto afirma que esses são atributos da administração pública, assim, não se pode confundir competência da administração pública com competência de seus atributos.

Como o comando da questão não dá margem para inferência, depreensão, dedução ou conclusão, não há alternativa cabível a ela. Além disso, a alternativa “o denominado jus politiae que o príncipe detinha …” também poderia ser a resposta da questão, visto que o texto faz uma analogia entre Idade Média e Atualidade. Nesta alternativa, o uso de “equivale” deixa a possibilidade de se compreender que existe uma semelhança entre o passado e o presente.

Solicito, portanto, a anulação da questão.

Questão 03

RECURSO:

Segundo Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa) , o pronome relativo “cujo” reclama antecedente e consequente, estabelecendo uma relação de posse entre eles.

Dessa relação, pode haver uma função sintática exercida pelo “cujo” de Adjunto Adnominal ou Complemento Nominal. Sabe-se que tanto o adjunto adnominal quanto o complemento nominal são termos que estão juntos a um nome, e não distantes deles

No trecho do texto em que o cujo está, temos o seguinte:

“… é conferida aos cidadãos uma série de direitos, entre os quais os direitos à liberdade e à propriedade, cujo exercício deve ser compatível com o bem-estar…”

 A relação estabelecida é a seguinte:

 “exercício dos direitos à liberdade e à propriedade”

Dessa forma, sintaticamente, o pronome cujo tem como antecedente “os direitos à liberdade e à propriedade”. Não há justificativa para afirmar que também tem como antecedente “direitos” (linha 9). Até porque, na linha 10, o substantivo “direitos” vem especificado, e não de forma genérica com na linha 9.

Existe sim um encadeamento entre “direitos” (linha 10), “os quais” (linha 10) e “direitos” (linha 9), mas o antecedente de cujos continua sendo “os direitos à liberdade e à propriedade”.

Seguindo outro embasamento teórico, Cunha & Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, 2008, p. 364) afirmam “cujo” é, a um tempo, relativo e possessivo e só pode ser empregado como pronome adjetivo concordando com a coisa possuída em gênero e número. Isso quer dizer que existe uma relação direta entre a posse e o possuidor, não ocorrendo a possibilidade de existir mais de um “possuidor” para o termo.

Consideremos o contrário, consideremos que o “cujo” em questão tenha como referente o termo “direitos” na linha 09. Ainda assim, a construção que se inicia “entre os quais…” exerceria finalidade explicativa no período e a menção dos termos “direitos à liberdade e à propriedade” seria um desdobramento da “série de direitos”. Categoricamente, pode-se afirmar que ainda nesse caso o referente seria apenas um. Não se pode trocar valor semântico por valor linguístico, o pronome “cujo” tem um referente, pois essa é a sua descrição teórica no estudo da morfologia.

Ainda, segundo Cegalla ( Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, 2009, p. 108), o pronome relativo “cujo” equivale a “do qual, da qual, dos quais, das quais”  que representam a mesma ideia de posse mencionada anteriormente. O uso da preposição “de” nesse caso é mais um indício dessa relação entre dois termos. A existência de mais termos nessa relação deve ser tratada pelo aspecto semântico e não morfossintático.

Como não há alternativa possível de resposta, solicito a anulação da questão.

Recurso de Direito Administrativo (Agente) 

  • Questão 57 – gabarito preliminar – E

RECURSO – pedido de anulação da questão

Fundamentos:

O enunciado da alternativa E encontra-se dúbio, dando margem a mais de uma interpretação. A república é a forma de governo em que o governante age nos interesses do povo. O governo não é feito diretamente pelo povo, como a questão leva a crer, mas sim por representantes eleitos que agirão em nome e em busca dos interesses desses.

Parte da doutrina entende que Governo é a autoridade governante de uma nação, cuja finalidade é, dentre outras regrar e organizar a sociedade.

Conforme regem os autores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo  (Direito Administrativo descomplicado, 21ª edição, 2013, editora Método): "A República é a forma de governo caracterizada pela eletividade e temporalidade dos mandatos dos chefes do Poder Executivo, com o dever de prestar contas.

Assim, pode-se interpretar tal assertiva como ERRADO, mediante conceitua expressiva parcela da doutrina.

Desse modo, requer-se  a ANULAÇÃO da presente questão, de modo a não prejudicar os candidatos e a manter a lisura do certame.

  • Questão 60 – gabarito preliminar – A

Recurso – pedido de anulação da questão

Fundamentos:

A alternativa A pode ser considerada também como errada, pois parcela da doutrina entende que o controle por vinculação, realizado pela Direta sobre a Indireta é também uma forma de controle que pode ser classificada como INTERNO, uma vez que estamos dentro do mesmo poder (executivo).

Não obstante, a alternativa B também poderia ser interpretada como correta, pois a verificação da conveniência e oportunidade é realizada no âmbito do controle interno, pela própria administração que praticou o ato. A alternativa não foi taxativa em afirmar que é o único critério que pode ser utilizado ou que não poderia também ser feito de forma externa (controle legislativo).

Desse modo, como tanto a alternativa A como a B possuem dupla interpretação, requer-se a anulação da presente questão, de modo a não prejudicar os candidatos e manter a lisura do certame.

>> Saiba tudo sobre o concurso da PC GO

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.
CARREIRA ADMINISTRATIVA | Concurso Público | Concursos Públicos | Gabaritos | Notícias

Concurso Correios: Gabarito

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.

Concurso Correios saiba seu local de prova
Concurso Público

Concurso Correios saiba seu local de prova

AlfaCon Concursos Públicos últimas notícias sobre concurso Correios. Banca IBFC disponibiliza consulta sobre o local de prova que o candidato fará a prova neste final de semana dia 15 de dezembro. Você sabe seu local de prova Correios?

Imagem com fundo azul com tonalidades azul escuro e claro , logo marca AlfaCon. Tom verde escrito Edital Aberto e texto em branco local de prova banca IBFC Correios e logo empresa Correios