Saiba tudo sobre a prova da EsSA

Você já pensou em fazer o concurso para Sargento das Armas (EsSA)? Então você não pode deixar de ler esta publicação. O Professor André Arruda, preparou um texto explicando tudo sobre a prova, confira:

O concurso de admissão para matrícula nos CFS terá as seguintes fases:

a) 1ª fase, de caráter eliminatório e classificatório, composto pelas seguintes etapas:

(1) exame intelectual (EI), para todos os candidatos inscritos (já ocorrido);
(2) valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no EI;
(3) inspeção de saúde (IS), estas inspeções são eliminatórias e se destinam aos aprovados no EI e classificados dentro das vagas destinadas às áreas, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela EsSA para continuarem no concurso de admissão;
(4) exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para os candidatos de todas
as áreas, aprovados no EI e aptos na IS;
(5) exame de habilitação musical (EHM), para os candidatos da área Música aprovados (aptos) nas etapas anteriores e convocados para este exame prático; e

b) 2ª fase: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos,
de caráter eliminatório, quando de sua apresentação nas OMCT.

>> Estude para a EsSa – EDITAL ABERTO

A prova objetiva é composta de questões de conhecimentos gerais dos seguintes tópicos:

Matemática;
– Português;
História e Geografia do Brasil;
Teoria Musical (somente para os candidatos da Área de Música); e
Conhecimentos Específicos de Enfermagem (somente para os candidatos da Área Saúde).

Serão aprovados na etapa objetiva, os candidatos que obtiverem no mínimo 50% de acertos em cada área ou disciplina individualmente.
As redações se deram sobre assunto divulgado no momento da prova, por meio de texto dissertativo entre 20 e 30 linhas, valendo de 0 a 10 pontos. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos aprovados na etapa objetiva. Para ser aprovado nesta etapa, o candidato necessita no mínimo nota superior a 5,0.
Os títulos apresentados serão analisados pela Comissão de Análise e Valoração de Títulos nomeada pela EsSA, que procederá o somatório dos pontos de cada candidato. O somatório de pontos atribuídos pela análise dos títulos civis e militares não poderá exceder, em nenhuma hipótese, o total de 1,00 (cem centésimos). Os pontos relativos aos títulos serão acrescidos ao resultado do EI dos candidatos, servindo como fator de classificação final.
O Exame de Aptidão Física (EAF) será realizado em dois dias consecutivos.

>> Saiba sobre o concurso EsSa 2016 – EDITAL ABERTO

Para maiores detalhes das etapas de provas, TAF, como enviar títulos, como efetuar recursos ou informações adicionais, confira o calendário no edital acessando o site da EsSA (http://www.esa.ensino.eb.br)

Obs.: a análise foi realizada com base nas provas anteriores, sendo assim, é possível que haja alguma mudança para as próximas seleções.

>> Tem edital aberto da EsPCEx – SAIBA MAIS!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes