SAIBA TUDO SOBRE AS CARREIRAS FISCAIS

 

Por oferecer ótimas remunerações e benefícios, a Carreira Fiscal é uma das mais cobiçadas no mundo dos concursos públicos. Concursos para a área fiscal selecionam por meio de provas, candidatos para exercer o cargo de Auditor Fiscal. O Auditor Fiscal é responsável por trabalhar com a fiscalização de Tributos. Os Tributos são as obrigações que pessoas físicas e jurídicas devem pagar para os cofres do Estado. Porém, Tributos não são os “impostos”, estes pertencem aos tipos de Tributo. Além dos impostos há também as Taxas, Contribuições de Melhoria, Contribuição para a Seguridade Social, etc. Os Impostos mais conhecidos são por exemplo, o IPVA, IPTU, ICMS e IR (Imposto de Renda).

Na área fiscal há diversas atividades que podem ser exercidas. O auditor pode atuar com auditoria de empresas, fiscalizar comerciantes e prestadores de serviços, trabalhar no setor de inteligência do órgão, atuar junto aos órgãos previdenciários, exercer atividades administrativas correlatas à atividade tributária, trabalhar em setores de planejamento da arrecadação tributária, dentre outras.

Todos os estados (incluindo o DF), assim como os municípios, precisam de fiscais. Nem todos os concursos possuem uma remuneração excelente, mas os concursos para fiscal estadual (Fiscal do ICMS) e os fiscais de municípios que sejam capitais de Estado (Fiscal do ISS) na maioria das vezes possuem uma alta remuneração, que vão de R$ 10 mil reais até mais de R$ 20 mil reais.

Na maioria das vezes é necessário ter nível superior em qualquer área. Pode-se dividir em três categorias: Fiscal Municipal, Estadual e Federal.
Varia de cada pessoa a escolha da categoria, mas muitos desejam prestar concurso para a Receita Federal ou então algum concurso no seu próprio Estado ou Município. Muitas vezes, por conta da alta remuneração e a vontade de largar logo a vida de concurseiro, acaba levando o candidato a prestar concurso para qualquer órgão do país, sem qualquer critério específico.

A grande diferença está nos tributos objetos de fiscalização por parte do órgão.

Disciplinas
Todos esses concursos cobram basicamente as mesmas matérias, com algumas variações de uns concursos para outros. São em média 10 e 15 disciplinas que quase sempre são cobradas nos concursos da área fiscal, por isso muitos concurseiros prestam vários concursos, por possuir a mesma base de disciplinas.

Muitas vezes não existe a previsão de um concurso na área fiscal no qual alguns concurseiros se dedicam, e por estudarem a maioria das disciplinas acima, acabam realizando outros concursos que possuem matérias parecidas. Por exemplo, concurseiros que estudam para a Receita Federal, acabam tentando concursos de Analista e Auditores de Tribunais de Contas ou Analistas do Banco Central.

DICAS PARA A RECEITA FEDERAL >> https://blog.alfaconcursos.com.br/dicas-para-receita-federal/

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes