TRT/PR: Comentário da prova – Língua Portuguesa

Se você fez a prova do concurso para o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), já deve ter conferido as sugestões de recursos que preparamos AQUI e AQUI.  Agora vocês conferem o comentário da prova de redação feito pela professora Giancarla Bombonato.

Analista Judiciário – Área Administrativa

Epicuro havia percebido que as leis não educam: que não eram feitas para serem propriamente obedecidas, mas para garantir, sobretudo, a possibilidade de punição. Ele se deu conta, por um lado, de que a educação e as necessidades básicas do ser humano deveriam ser gerenciadas pela pólis (Estado); por outro lado, viu que era preciso, de algum modo, isolar para educar, porém, sem reclusão, porque a virtude do caráter político não se reduz, afinal, a um modelo ou teoria, tampouco ao recinto de uma instituição ou de uma pólis. (Adaptado de: SPINELLI, Miguel. Epicuro e as bases do epicurismo, São Paulo, Paulus, 2013, p. 8)

Com base no excerto acima, escreva uma dissertação justificando amplamente seu ponto de vista.

Para poder elaborar um texto dissertativo-argumentativo (ou seja, um texto que apresente uma defesa de um ponto de vista) a partir de um excerto, é preciso, primeiramente, interpretar a ideia (a essência) desse trecho.

A prova do TRT-PR, cargo de Analista Judiciário (área administrativa), trouxe um texto de Epicuro (filósofo grego do período helenístico – seu pensamento foi muito difundido naquela época). Para entender o texto apresentado na proposta, não era preciso saber quem foi Epicuro, mas havia a necessidade de se entender que um texto filosófico sempre é pautado por uma reflexão.

1º passo: destacar as ideias principais do trecho, sem interpretar.

– As leis eram feitas para garantir a possibilidade de punição

– Contraponto: a educação e as necessidades básicas do ser humano deveriam ser gerenciadas pela pólis (Estado) X era preciso isolar para educar, porém, sem reclusão

– Caráter político: não se reduz a um modelo, teoria, a uma instituição ou a uma pólis (cidade)

2º passo: destacar possíveis ideias que possam ser destacadas a partir do que foi visto no 1º passo.

– As leis não educam, apenas regulam a vida em sociedade.

– A educação deve ser organizada pelo Estado.

– O Estado organiza a educação, mas não educa.

– Ou seja, nem as leis nem o Estado educam.

– A educação deve ser feita de teoria e de prática.

– Apenas a teoria não garante a educação.

– Isto é: a educação não deve ser feita apenas de uma forma reclusa, pautada na teoria; deve, sobretudo, ser fundamentada na prática.

– Para que as pessoas entendam a virtude do caráter político, é preciso que se perceba que não – há um modelo, uma teoria, uma lei que possa garantir o exercício da cidadania.

– A vida em sociedade de ser pautada no acesso ao conhecimento e nas práticas sociais.

– A participação social é fundamental para que a sociedade exista e evolua.

3º passo: marcar o recorte temático

O Estado cria as leis e deve garantir o acesso à educação; porém, as leis e as instituições não educam por si só.

4º passo: rascunho

Fazer o rascunho com base no recorte temático. O candidato deve definir uma tese (ou seja, uma linha de raciocínio) e defender seu ponto de vista. Não precisa, necessariamente, ser a favor ou contra. É possível construir uma argumentação em que são apresentadas várias possibilidades de discussão a respeito do recorte temático.

Técnico Judiciário – Área Administrativa

Apesar da presunção de veracidade que confere autoridade, interesse e sedução a todas as fotos, a obra que os fotógrafos produzem não constitui uma exceção genérica ao comércio usualmente nebuloso entre arte e verdade. Mesmo quando os fotógrafos estão muito mais preocupados em espelhar a realidade, ainda são assediados por imperativos de gosto e de consciência. […] O problema não é que as pessoas se lembrem através das fotografias, mas que se lembrem apenas das fotografias. (SONTAG, Susan. “Na caverna de Platão”, em Sobre a Fotografia, São Paulo, Companhia das Letras, 2008)

A partir do trecho acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A imagem como produtora de sentidos na modernidade

A proposta pede um texto dissertativo-argumentativo. Para elaborar esse texto, é preciso trabalhar com a argumentação. A banca FCC considera que argumentar é verificar as várias possibilidades de análise em relação a um tema.

Por isso, é preciso fazer um levantamento de várias ideias sobre o tema e definir uma linha de raciocínio.

1º passo: destacar as palavras principais do tema, sem interpretar.

– imagem

– produção de sentidos

– modernidade

  • Dica: a banca já trouxe a palavra modernidade no tema, por isso é importante evitar fazer resgastes históricos, por exemplo.

2º passo: destacar possíveis ideias que possam ser destacadas a partir do que foi visto no 1º passo.

IMAGEM:

– Pode suscitar a construção de diversos sentidos por parte do receptor.

– Não é feita sem pretensão, mas tem uma finalidade.

– Tem um grande poder.

– Suporte simbólico à atuação de produção de sentido e comunicação do homem.

– Pode ser considerada um instrumento de comunicação.

– O leitor pode confundir-se ou assemelhar-se com o que representa.

– É imitadora.

– Pode tanto educar como enganar, e também levar ao conhecimento.

– É complexa e contraditória.

– Ferramenta de produção de sentido.

– Representa na exposição de significados comunicativos. 

3º passo: marcar o recorte temático

O candidato deve destacar dois ou três pontos do 2º passo e delimitar sua linha de raciocínio.

4º passo: rascunho

Fazer o rascunho com base no recorte temático. O candidato deve definir uma tese (ou seja, uma linha de raciocínio) e defender seu ponto de vista. Não precisa, necessariamente, ser a favor ou contra. É possível construir uma argumentação em que são apresentadas várias possibilidades de discussão a respeito do recorte temático.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.
CARREIRA ADMINISTRATIVA | Concurso Público | Concursos Públicos | Gabaritos | Notícias

Concurso Correios: Gabarito

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.

Concurso Correios saiba seu local de prova
Concurso Público

Concurso Correios saiba seu local de prova

AlfaCon Concursos Públicos últimas notícias sobre concurso Correios. Banca IBFC disponibiliza consulta sobre o local de prova que o candidato fará a prova neste final de semana dia 15 de dezembro. Você sabe seu local de prova Correios?

Imagem com fundo azul com tonalidades azul escuro e claro , logo marca AlfaCon. Tom verde escrito Edital Aberto e texto em branco local de prova banca IBFC Correios e logo empresa Correios