Dicas de AFO para o concurso do MPU

A prova do Ministério Público está chegando e como a matéria de não foi realizada no edital 2013 e nesse ano pegou muitos alunos de surpresa, pedimos para o professor Gustavo Muzy, separar algumas dicas que podem ser fundamentais para obter uma boa pontuação.

1) Historicamente, os assuntos que mais são cobrados em prova são: princípios orçamentárias, leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA) e classificação da receita e da despesa pública.

2) A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) não é uma lei orçamentária, como o PPA, a LDO e a LOA. Ela é uma lei complementar que traz regras para elaboração das leis orçamentárias. O PPA influencia a LDO e esta, por sua vez, influencia a LOA.

3) A CESPE costuma adotar o ciclo orçamentário ampliado, com 8 fases: Elaboração PPA → Aprovação PPA → Elaboração LDO → Aprovação LDO → Elaboração LOA → Aprovação LOA → Execução LOA → Controle LOA.

>> Estude gratuitamente com o AlfaCon!

4) As fases da receita pública são: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. Já as da despesa são: fixação, empenho, liquidação e pagamento.

5) As receitas correntes são valores que o ente público recebe mais de uma vez, de forma constante, e que portanto pode contar com elas para pagar suas despesas correntes, e seu recebimento normalmente aumenta o valor do patrimônio líquido (receita tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, comercial, de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes). Já as receitas de capital são receitas que o ente público recebe uma só vez, ou de forma inconstante, e normalmente não aumentam o valor do patrimônio líquido (operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos concedidos e transferências de capital).

6) As despesas correntes podem ser despesas de custeio (utilizadas para manter bens e serviços públicos já existentes) ou transferências correntes. Já as despesas de capital podem ser investimentos, inversões financeiras ou transferências de capital.

>> Participe da Super-Revisão de Véspera para o MPU! 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!