3 dicas de concurso valiosas para quem estuda sozinho

1176

Se você estuda sozinho para concursos, alguns aspectos precisam ser levados em conta para um estudo eficiente e que leve você até a sua aprovação. Veja as dicas!

Estudar sozinho para concursos públicos não é uma tarefa simples e requer muita disciplina e foco, já que você é o responsável por criar a própria rotina, escolher os materiais e adotar os métodos de estudos. 

Ao decidir aprender sem professores ou aulas presenciais, no começo pode parecer mais complicado. No entanto, aos poucos e com as dicas certas, a sua jornada tende a ficar mais tranquila e os estudos acabam se tornando um hábito diário.  

Se você decidiu estudar sozinho para concursos, há alguns aspectos que precisam ser levados em conta para um estudo eficiente e que leve você até a sua sonhada aprovação. Confira abaixo 3 dicas de concurso valiosas que vão lhe ajudar a encarar esse desafio!   

#1 – Selecione bons materiais para concursos

Por mais que você não frequente cursinhos, você precisa ter ótimos materiais que o ajudem a estudar da melhor forma possível. Além disso, é importante que esses materiais estejam adequados ao seu nível de estudos. Por exemplo: se você está começando agora, o ideal é utilizar materiais básicos e introdutórios. Eles podem ser livros, aulas em PDF, videoaulas. 

Outro ponto essencial é que quantidade não quer dizer qualidade. Não adianta você sair estudando tudo o que vê pela frente e com diversos materiais. Para não bagunçar os seus estudos, escolha apenas aquilo que faça sentido para o concurso que você vai prestar.   

O AlfaCon, curso que já aprovou mais 119 mil pessoas em diversos concursos, tem uma série de materiais didáticos que podem lhe auxiliar nos estudos. No link, conheça todas as apostilas específicas para concursos e inclusive uma que reúne os conteúdos básicos das principais matérias cobradas na maioria dos editais. 

#2 – Cumpra prazos e cronogramas

A falta de organização gera um baixo desempenho. Portanto, antes de começar os estudos, faça um cronograma diário e mensal e estabeleça metas

Mas como assim? Você pode estabelecer quais matérias vai estudar no mês, quantas horas pretende se dedicar por dia em cada disciplina, quando fará os exercícios e simulados, por exemplo. E o mais importante de tudo isso é cumprir todas essas metas estabelecidas por você. Por isso, faça metas que sejam possíveis de se cumprir e se adequem a sua realidade.

Você pode ainda adotar a tática da recompensa para ajudar a se motivar: a cada meta cumprida, se presenteie com algo, como seu doce preferido ou algumas horinhas de lazer.

Veja abaixo dois modelos de roteiro de organização de estudos preparados pela equipe do AlfaCon e se inspire para montar o seu de acordo com as suas necessidades:

#3 – Elimine as distrações na sua preparação

Videogame, celular, redes sociais, televisão… todos esses fatores e outros mais podem contribuir para a sua baixa produtividade nos estudos. Sendo assim, identifique tudo o que faz você dispensar e deixe bem longe enquanto estiver estudando.

Além disso, defina um ambiente de estudos para que o seu cérebro compreenda que ali você está indo para estudar e não relaxar, assim como acontece quando se está em um cursinho presencial.  

Confira também outras matérias importantes que podem lhe ajudar a organizar os seus estudos para as futuras provas de concursos públicos:

Boa sorte e conte com a equipe do AlfaCon!

| Quer ler mais dicas de concurso? Clique aqui! |