Dicas PRF – Atos Administrativos

Tem dúvidas sobre a matéria de Direito Administrativo? Separamos mais algumas dicas especiais para você! 

Nosso professor Thállius Moraes, vai te ajudar com mais dicas sobre essa matéria, confira.

CONCEITO: é toda manifestação unilateral de vontade do Estado que, utilizando-se de suas prerrogativas de direito público, tenha por finalidade a produção de efeitos jurídicos determinados.  São praticados pelo Estado ou por quem lhe faça as vezes (como uma concessionária de serviço público, por exemplo).

ELEMENTOS OU REQUISITOS DE VALIDADE

Mnemônica: Co Fi Fo Mo Ob

  • COMPETÊNCIA (ela é irrenunciável, intransferível e imprescritível, mas pode ser delegada ou avocada em alguns casos).
  • FINALIDADE (sempre deve ser observado o interesse público, além disso, deve atender ao objetivo definido na lei).
  • FORMA (Em regra os atos são formais e escritos – dentro desse elemento encontramos a motivação).
  • MOTIVOS (situação de fato e de direito).
  • OBJETO (efeito jurídico produzido, é o próprio conteúdo material do ato).

MOTIVAÇÃO: A motivação é a exteriorização dos motivos, isto é, é a sua exposição escrita. Encontra-se dentro do elemento forma.

>> Não perde tempo não! Comece sua preparação com o AlfaCon!

ATRIBUTOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

Mnemônica: PATI

PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE  – Os atos presumem-se verdadeiros e de acordo com a lei até prova em contrário (o ônus da prova é do administrado). Dessa forma, enquanto não tiver sua invalidade decretada, o ato, mesmo se for inválido, produzirá seus efeitos normalmente, como se fosse plenamente válido. Todo ato administrativo possui esse atributo.

AUTOEXECUTORIEDADE – Possibilidade de executar o ato imediatamente sem a intervenção do Poder Judiciário (também não está presente em todos os atos).

TIPICIDADE – Os atos devem corresponder aos tipos  que foram previamente definidos pela lei como aptos para gerar determinados efeitos.

IMPERATIVIDADE (decorre do Poder Extroverso) –  impõe o cumprimento do ato independente da anuência do administrado (pode criar obrigações e restringir direitos unilateralmente). Alguns atos não possuem essa característica, como os atos negociais, os atos enunciativos e os atos de gestão.

>> Estude com o preparatório que mais aprova no Brasil, o edital da Polícia Rodoviária Federal está aberto!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!