Carreira Tribunal para iniciantes: como estudar para as provas?
Quer aprender como estudar para concursos da Carreira Tribunal? Professores do AlfaCon dão dicas e apontam conteúdos frequentes nas provas. Confira!
Se você é iniciante nos estudos para a Carreira Tribunal, saiba que tem algumas matérias básicas que costumam ser cobradas nos certames dessa área e, por isso, você precisa dominá-las.
Para lhe ajudar com esses conteúdos básicos, o AlfaCon iniciou nesta semana a série “Tribunais para Iniciantes em 6 dias”, elaborada por professores especialistas nos concursos tribunais. A série gratuita traz seis aulas de diferentes disciplinas, com dicas de como estudar cada uma delas para esses certames.
As aulas estão sendo transmitidas ao vivo na página do AlfaCon no YouTube. A primeira aula foi ao ar no dia 15 de fevereiro e a última acontecerá no dia 26 deste mês.
Conversamos com os professores de cada uma dessas aulas da série, que contaram quais são os conteúdos comuns que os candidatos precisam estudar para carreiras tribunais. Confira a seguir e também acompanhe as aulas já transmitidas. Fique de olho ainda nas aulas que estão por vir. Bons estudos!
#1 – RLM e Matemática – Prof. Lustosa
Nessa aula, você vai conhecer as técnicas básicas para dominar assuntos de matemática e RLM. De acordo com o professor Lustosa, o mais importante é saber o básico, porque com “o básico é possível fazer praticamente tudo” nas questões de concursos. As matérias mais comuns nos concursos tribunais dessas disciplinas são as seguintes:
Matemática:
- Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações;
- Razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem.
RLM:
- Psicotécnico;
- Lógica sentencial (ou proposicional);
- Operações com conjuntos;
- Sequências e reconhecimento de padrões;
#2 – Língua Portuguesa – Prof.ª Izabella Pimentel
Na aula de Língua Portuguesa, você também vai aprender noções de como iniciar os estudos dessa disciplina. Os conteúdos mais comuns nos concursos tribunais de Português são:
- Fonologia: fonologia. Ortografia. Acentuação gráfica;
- Variações linguísticas – Variedades de linguagem, tipos e gêneros textuais, adequação de linguagem;
- Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e suas características morfológicas;
- Sintaxe: a oração e seus termos. Crase. Concordância nominal e verbal. Período simples e período composto. Coordenação: processos, formas e seus sentidos. Subordinação: processos, formas e seus sentidos;
- Pontuação: sinais, seus empregos e seus efeitos de sentido;
- Semântica: a) Significação de palavras e expressões. Relações semânticas entre palavras e expressões (sinonímia, antonímia, hiponímia, homonímia, polissemia); campos semânticos. b) Significação contextual das expressões; significados literais e significados figurados; denotação e conotação das expressões. c) Relações semânticas, lógicas e enunciativas entre frases;
- Leitura, análise e interpretação de texto: a) Elementos de sentido do texto: coerência e progressão semântica do texto; informações explícitas, inferências válidas, pressupostos e implícitos na leitura do texto. b) Elementos de estruturação do texto: recursos de coesão; função referencial de pronomes; c) Interpretação do texto: identificação do sentido global de um texto; identificação de seus principais tópicos e de suas relações.
#3 – Informática – Prof. Luiz Rezende
Nessa aula, o professor Rezende vai mostrar que a informática para concursos não tem relação com o uso do computador e navegação para internet, por exemplo. “Nas provas cai aspectos teóricos que nós lidamos no uso da informática”, afirma.
Também aprenderá a usar termos corretos, como hacker, que geralmente é tratado como criminoso online, mas é um especialista que trabalha em segurança. Já o cracker é quem comete as violações, fraudes. Os tópicos mais relevantes para os concursos são:
- Segurança da informação: como estudar, quais termos estudar, quais referências utilizar. Privacidade dos dados e formas de atacar a privacidade da informação;
- Internet: importância no cotidiano e uso corporativo;
- Redes de computadores: conceitos teóricos para que o futuro servidor conheça qual é o trabalho colaborativo em redes.
Aula dia 19/2 – 20h30 – Link para a aula
#4 – Direito Administrativo – Prof. Dalmo Azevedo
Na aula de Direito Administrativo, o professor Dalmo vai mostrar a importância de dominar assuntos iniciais dessa disciplina para que se torne mais fácil o entendimento das leis administrativas e das formas de ação do Estado.
“O Direito Administrativo é voltado para o estudo das ações do Estado em nome do interesse público, entendendo como a relação Estado-Sociedade se desenvolve e como o Estado consegue impor as vontades da coletividade sobre os particulares. Por isso, entender perfeitamente a Organização da Administração Pública e os Poderes e Princípios que norteiam a atividade administrativa é essencial para tornar mais ‘aceitável’ o estudo dessa matéria que normalmente não ‘chama tanta atenção’ dos concurseiros em geral”, explica Dalmo.
Os tópicos mais comuns dessa matéria são:
- Organização da Administração Pública;
- Poderes Administrativos;
- Princípios Administrativos;
- Atos Administrativos;
- Responsabilidade Civil do Estado;
- Agentes Públicos; e
- Improbidade Administrativa.
Aula dia 22/2 – 20h30 – Link para a aula
#5 – Direito Constitucional – Prof.ª Ana Cláudia
A aula de Direito Constitucional vai abordar de forma objetiva, por meio de exercícios, os tópicos mais relevantes para os concursos tribunais. São os seguintes:
- Regras dos direitos e garantias fundamentais;
- Competências e poderes, principalmente o Judiciário;
- Letra de Lei.
Aula dia 24/2 – 20h30 – Link para a aula
#6 – Ética e PCD – Prof.ª Ceres Rabelo
Nessa aula, a professora Ceres vai falar sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Ética. “São disciplinas importantíssimas, cobradas em todos os concursos tribunais e também em assembleias legislativas. O candidato que quiser garantir a sua vaga em concursos tribunais deve dominar essas duas disciplinas”, fala Ceres. Os principais tópicos são:
- Estatuto da Pessoa com Deficiência;
- Ética: parte conceitual (o que é justo, moral, legal), artigos.
Aula dia 26/2 – 20h30 – Link para a aula
💡📚 Conheça nosso curso GRATUITO para Concursos Tribunais: Como Estudar para Concursos Tribunais