como estudar arquivologia
|

Como estudar arquivologia para os concursos?

Para não se enganar com a disciplina, o Blog do AlfaCon foi ouvir o professor João Paulo para trazer orientações sobre como incluir a Arquivologia no seu plano de estudos

A inclusão da Arquivologia nos conteúdos programáticos depende do tipo de certame e cargo para o qual o concurseiro estuda. Embora possa parecer, à primeira vista, uma matéria específica, a Arquivologia é uma disciplina presente em vários concursos.

São cobrados conhecimentos na área para seleções de Tribunais, do Ministério Público, em cargos administrativos e até mesmo na carreira policial, como na função de escrivão.

A ciência que trata do armazenamento e gestão eficiente de documentos, é uma atividade muito comum na rotina de servidores públicos. Mas como se preparar para estudá-la, principalmente se você não é dessa área?

O mais importante, nesse caso, é ter em mente que esta matéria não tem assuntos difíceis, mas conceituais. Por isso, provas passadas para resolução de questões e produção de materiais rápidos de revisão serão as principais ferramentas para montar um bom plano de estudos da disciplina.

E, claro, também as dicas que o Blog do AlfaCon reúne neste post com as orientações do professor de Arquivologia, João Paulo.

👉 Leia mais: O que faz um Técnico do Ministério Público da União (MPU)?

Como montar um plano de estudos da disciplina

Para estudar arquivologia para concursos públicos é preciso cumprir, inicialmente, duas etapas básicas e essenciais:

  1. Consultar o edital – é preciso observar todos os conteúdos listados no programa e identificar quais são mais cobrados, em quais você tem mais dificuldade, se já conhece algum deles. Caso a arquivologia seja um assunto completamente novo, é imprescindível buscar materiais com abordagem relevante para o estudo introdutório da matéria.
  2. Incluir a matéria no cronograma de estudos – produzir materiais de revisão, resolver questões de provas passadas para fixar o conteúdo e avaliar o seu desempenho.

“A arquivologia costuma ser menosprezada pelos concurseiros por ser uma disciplina simples, que tem conceitos fáceis de serem aprendidos. Porém, tem muitas ‘pegadinhas’ e muitos pormenores, e é preciso prestar atenção”, alertou o professor João Paulo, que indicou o Dicionário de Terminologia Arquivística como “melhor amigo” de quem estuda os conceitos da disciplina.

De modo geral, segundo o professor, os conteúdos mais cobrados em arquivologia para concursos são:

  • Conceitos básicos (Introdução à arquivologia/Legislação)
  • Princípios Arquivísticos
  • Ciclo Vital dos documentos
  • Preservação e restauração
  • Noções de gestão arquivística digital

O professor João Paulo ainda orienta os concurseiros para que tenham um maior cuidado em analisar as referências bibliográficas da disciplina no caso de concursos organizados por bancas como o Cesp. “As provas do Cesp costuma cobrar referências bibliográficas de autores de outros países, como italianos e espanhóis, pois há uma carência bibliográfica específica sobre o assunto no Brasil”, explicou.

👉 Leia mais: Concurso IBAMA: conheça o cargo de técnico administrativo

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!