Dicas de Direito Ambiental para o Exame da OAB

Quando o assunto é Direito Ambiental é muito importante lembrarmos que:

1ª – O Meio Ambiente classifica-se em: meio ambiente natural (físico: água, ar, solo…); artificial (construído pelo homem: ruas, praças, hospitais…); cultural (patrimônio artístico, turístico…); e do trabalho (onde se desenvolvem atividades do trabalho humano).

2ª – A proteção e defesa do meio ambiente está adaptada a Competência material comum, ou seja, compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Munícipios, em pé de igualdade, exercê-la.

3ª – A competência legislativa, para tratamento da grande maioria dos temas ambientais, é concorrente entre a União, os Estados e o Distrito Federal e suplementar aos Municípios.

4ª – De acordo com a CF/88, o “meio ambiente ecologicamente equilibrado” é um direito fundamental do homem. Além disso, é considerado de terceira geração ou dimensão e incluído nos direitos difusos.

5ª – O Sisnama – Sistema Nacional do Meio Ambiente estrutura-se em: órgão superior (Conselho de Governo); órgão consultivo e deliberativo (Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente); órgão central (Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República); órgão executor (Ibama); órgãos seccionais (órgãos estaduais) e órgãos locais (órgãos municipais).

6ª – São princípios aplicáveis ao direito ambiental: Desenvolvimento sustentável: (desenvolvimento econômico com proteção ambiental); Participação: (participar das políticas públicas ambientais); Obrigatoriedade da Intervenção Estatal: (Poder Público tem o dever de intervir em caso de dano ou perigo de dano); Notificação: (o poluidor deve avisar a comunidade e autoridades em caso de acidente); Poluidor-Pagador: (cabe ao poluidor as despesas de prevenção e de reparação); Prevenção: (perigo certo e determinado); Precaução: (informação científica insuficiente, inconclusiva ou incerta); Ubiquidade: (o meio ambiente deve ser sempre considerado).

7ª – Dano ambiental é toda lesão intolerável causada ao meio ambiente, culposa ou não e pode configurar um dano coletivo (meio ambiente globalmente considerado) e um dano individual (dano reflexo ou ricochete).

8ª – Reação jurídica tripla aos danos ambientais: civil (responsabilidade objetiva fundada na teoria do risco integral ou risco da atividade, exigindo apenas dano ambiental e nexo de causalidade); administrativa (inverte-se o ônus da prova e seu pressuposto é a conduta ilícita) e penal (pressuposto conduta ilícita e possibilidade de responsabilização da pessoa jurídica).

9ª – São Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: padrões de qualidade ambiental, zoneamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, licenciamento ambiental e revisão de atividades poluidoras, incentivos à produção, instalação e criação de equipamentos e tecnologia voltada à qualidade ambiental, sistema nacional de informações sobre o meio ambiente, Cadastro Técnico Federal, penalidades, instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, garantia de informações e instrumentos econômicos.

10ª – Poluidor é toda pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!