material de estudo

9 dicas de estudos para garantir a sua aprovação

Estudar para concurso requer muita dedicação e organização, por isso, pensando em você que vai passar o feriado estudando, nós vamos mostrar algumas dicas para aproveitar melhor o tempo e estudar a maioria dos conteúdos:

 Faça o seu plano de estudos:
Você precisa definir seus horários de estudo. Faça um quadro com os dias da semana e marque em cada um deles suas obrigações para cada dia, inclusive eventos importantes nos finais de semana. Depois disso, você vai distribuir as matérias no quadro, lembrando que é sempre importante deixar um intervalo entre as matérias. Além disso, você precisa definir suas atividades obrigatórias e as que podem ser deixadas de lado.

Quanto tempo estudar?
Ao formular o quadro de estudos você já vai definir o tempo para cada aula. Mas com o tempo se surgir a necessidade de aumentar a carga horária, é importante que você esteja confortável para fazer isso.

O que fazer com o cansaço?
Mesmo tendo o sonho de conquistar uma “vida melhor”, muitas vezes o cansaço do dia a dia o vence na hora de estudar. E justamente por esse motivo, o quadro de horários deve ser levado a risca: horário para acordar, horário para almoçar, horário para banho, horário para estudar, horário para dormir. Além disso, você deve evitar assistir televisão ou acessar a internet, isso acaba fazendo com que você se distraia e o que era pra ser 10 minutos torna-se horas.

>> Comece agora sua preparação gratuitamente com o AlfaCon! 

Estude todas as matérias:
Todo mundo tem suas matérias prediletas e aquelas que não gosta, ou que tem dificuldades. O ideal é dar mais atenção justamente para aquelas que você tem mais dificuldades.

Faça as provas dos concursos anteriores:
Como nossos professores sempre orientam, fazer as provas dos concursos anteriores é uma forma de testar o que está sendo estudado, principalmente se a prova foi realizada pela mesma banca do concurso atual. Além disso você pode testar seus conhecimentos fazendo nossos simulados gratuitos. Com esse exercício você vai perceber quais são suas dificuldades e o que merece um pouco mais de atenção.

Não deixe a ansiedade atrapalhar:
A ansiedade e o stress são grandes problemas enfrentados pelos concurseiros, mas é importante encontrar uma forma de tranquilizar-se. Se você fizer o plano de estudos e se preparar, não há porque se preocupar. Fique tranquilo, não deixe que a ansiedade interfira na sua caminhada para a aprovação.

>> Quer controlar sua ansiedade?! Confira as dicas de Evandro Guedes!

Faça resumos:
Você deve ler e reler o conteúdo várias vezes, além disso, outra dica é fazer resumos ou fichamentos do material estudado, assim, além de memorizar o que está escrevendo, terá um material para revisão.

 O que fazer para não esquecer?
Depois de estudar todas as matérias, e fazer os resumos, para que o conteúdo não seja esquecido, é interessante que você continue revisando o que estudou. Escolha um dia e leia todos os fichamentos novamente.

Se for preciso, refaça seu plano de estudos:
Com o passar dos dias, você pode precisar fazer alguns ajustes em seu plano de estudos. Então é importante que a cada mês você faça novas metas e crie novos objetivos em seu quadro de horário.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes