Depoimentos

Aprovados no concurso da Prefeitura de Cascavel

Nome: Ian Rodrigo Fonseca Silva
Idade: 19 anos
Cidade/estado: Luziânia – GO

“Meu nome é Ian Rodrigo Fonseca Silva, tenho 19 anos, sou natural de Luziânia-GO e fui aprovado no concurso de Agente Administrativo da Prefeitura de Cascavel-PR.

Tenho apenas ensino médio, mas atualmente estou cursando um Tecnólogo. Como diria o mestre Evandro Guedes, o estudo muda o mundo e a vida das pessoas. Decidi estudar para concursos em prol de um sonho e uma realização pessoal, ser PRF. Decidi prestar o concurso da prefeitura para testar meus conhecimentos. Seria um concurso meio em busca de um concurso fim.

Estudei durante 6 meses no presencial de Cascavel com foco nas carreiras policiais, estudava o dia inteiro, assistia aula de manhã e estudava sozinho durante a tarde e à noite. Durante esse período me dedicava bastante às matérias básicas, pois são as matérias mais importantes para a aprovação. No início foi difícil, principalmente, em relação à matéria de Português, porém, justamente onde era o meu ponto fraco, foi em que mais me dediquei.

Quando saiu o concurso de agente administrativo decidi fazer, pois o rol de conteúdos era basicamente a mesma coisa que meu cronograma de estudos, nem cheguei a pegar a parte específica da prova pois não foi necessário, somente o conteúdo o qual estudo foi o suficiente para a aprovação.

Apenas estudava, abri mão de tudo para me dedicar somente aos estudos, estudava basicamente o dia inteiro, manhã, tarde, noite, fins de semana e feriados. Estudei com o material do AlfaCon, simplesmente o melhor material para concursos públicos!

Estudava com o material das carreiras policiais que foi suficiente para conseguir a aprovação também na prefeitura. Sem dúvidas o principal problema é a falta da família, a saudade de casa é onde mais aperta. Pensei várias vezes em desistir e voltar, mas com muita persistência continuei firme, buscando motivação de todas as formas e, além disso, o AlfaCon em seus eventos motivacionais proporcionou esse apoio.

Durante esse período abri mão de tudo que tirava meu foco! Amigos e até mesmo a família. Para conseguir a aprovação é necessário dedicar-se totalmente à preparação. Meus momentos de distração foram apenas ir à igreja e no máximo à pizzaria. Estou namorando e tive total apoio da família, meus pais são concursados e entendem como é a rotina de um estudante, além disso, minha namorada estuda atualmente para o MPU, ou seja, toda a minha família sabia bem o que era abrir mão de tudo para estudar e me apoiava em tudo que fazia. Em relação aos amigos, alguns aceitaram, outros criticaram, mas não dei atenção a eles e continuei em frente.

Cheguei a fazer outros concursos mas nunca tinha estudado para eles, fiz todos em Brasília, porém não levava a sério e não obtive aprovação. O concurso da prefeitura de Cascavel foi o primeiro que fiz após estudar de verdade, e o resultado veio. Não existe segredo, o segredo é estudar até passar.

Conheci o AlfaCon através dos vídeos no YouTube, a partir do primeiro assistido, não parei mais. Sem dúvida o ponto mais importante foram meus resumos, os resumos do conteúdo me ajudaram a relembrar a matéria antes da prova e me ajudou a acertar muitas questões.

O segredo da aprovação é não desistir nunca, se você desiste todo o seu conhecimento vai embora e isso só dificulta o processo de aprendizagem. Sempre que pensei em desistir pensava no meu futuro, no que poderia ser, no que a minha vida se tornaria após minha primeira aprovação. Como diz o Evandro Guedes, não é quando será a aprovação, mas sim quando o concurso vier, você vai estar preparado? Não desistir é fundamental, a cada dia estudado é 1 passo para a vitória.”


Nome: Thiago Viana Rocha da Silva
Idade: 28 anos
Cidade/estado: Foz do Iguaçu – PR

“Sou Thiago Viana Rocha da Silva, tenho 28 anos, sou de Foz do Iguaçu – PR e fui aprovado no concurso da Guarda Municipal de Cascavel – PR.

Estou cursando Gestão Pública e decidi começar a estudar para concurso pela estabilidade e melhor remuneração. Como trabalho 40h semanais, tento estudar de segunda à sexta umas 4hs no período da noite, e no final de semana realizo exercícios das matérias. Tento me dedicar mais nas especificas das áreas policiais.

Eu preciso conciliar estudo com trabalho e faculdade também. Minha faculdade é a distância, e isso auxilia muito para quem estuda para concurso público e como tenho sábado e domingo livre, deixo esses dias para fazer exercícios das matérias e os trabalhos da faculdade atrasados rsrs. Na semana depois que chego do trabalho reservo 4hs de estudo para concursos.

Estudei com apostilas e algumas vídeo-aulas para tirar dúvidas. A rotina de quem estuda para concurso não é fácil, tem que ter foco e fé para superar os desafios diários para conseguir a tão sonhada vaga em um cargo público.

O mais difícil é a família e os amigos, muitos não entendem essa sua caminhada. Mas tento conciliar essas coisas, se vou em uma ocasião especial de algum familiar ou amigo, no outro dia tenho que estudar em dobro para compensar.

Estou namorando, minha namorada também está nesse mundo louco dos concursos, tentando aprovação para sua área de formação que é a enfermagem. A família apoia bastante, e isso é essencial nesse mundo dos concursos.

Tentei Polícia Militar duas vezes e Agente Socioeducativo, mas não tive sucesso. Estou aprovado também na Guarda Municipal de Curitiba e agora na Guarda Municipal de cascavel. Antes só estudava com edital aberto, hoje estudo para carreiras policias, esse é meu foco.

Conheci o AlfaCon pela internet. Tenho algumas apostilas do AlfaCon e assisto algumas vídeo-aulas quando tenho oportunidade. Faço muitos lembretes e decoro os macetes para memorizar os conteúdos mais importantes.

Minha maior dificuldade é conciliar trabalho, estudo e faculdade. Mas com muita organização melhora o meu tempo. Quando a prova se aproxima tento relaxar um pouco, não estudo em véspera de concurso, se não fico muito ansioso.

Não desistam jamais, essa caminhada tem vários fracassos e alguns sucessos, precisa ter muito foco e dedicação para alcançar a tão sonhada aprovação.”


Nome: Leonardo Konerat
Idade: 26 anos
Cidade/estado: São Miguel do Oeste – SC

“Meu nome é Leonardo Konerat, tenho 26 anos, sou de São Miguel do Oeste-SC e fui aprovado o concurso da Guarda Municipal de Cascavel-PR.

Sou formado em Direito e decidi começar a estudar para concurso público por diversos fatores, como a estabilidade, remuneração e a chance de me tornar Policial Federal, isso é o que mais me motiva a estudar para concurso público.

Estudo em torno de 4 horas por dia, fora a rotina do presencial. Foquei nas específicas em razão do peso maior. Atualmente eu apenas estudo. Por ser um concurso municipal, vi como uma oportunidade de treinar para concursos maiores.

Eu moro com meus pais e namoro, e como minha rotina é mais tranquila isso me deixa mais focado e longe das festas. Além desse concurso, fiz o do Consamu que também fui aprovado. Comecei a estudar para esse concurso com edital aberto, mas já estudo no AlfaCon. Sou de Cascavel e o AlfaCon sempre foi referência na área de concursos. Com as aulas no presencial me aproximei de pessoas que possuem o mesmo objetivo e isso é fundamental para minha motivação.

Meus métodos de estudo é ler e anotar. Manter a concentração nos estudos por longos períodos. Praticar exercícios físicos serve como descanso e ajuda a retomar o foco para continuar estudando.

Estudei até o último segundo. Acredito que deveria ter revisado mais as matérias básicas. A aprovação valerá por cada momento de lazer e diversão deixados de lado em prol do estudo.”


Nome: Leonardo Franco
Idade: 27 anos
Cidade/estado: Piracicaba – SP

“Meu nome é Leonardo Franco, tenho 27 anos, sou de Piracicaba SP e fui aprovado no concurso da Guarda Municipal de Cascavel-PR.

Sou formado em Engenharia Mecânica. Comecei a estudar para concurso público por causa da paixão pela PF, e também pela estabilidade. Estou há dois anos estudando para concursos, não estudo as específicas dos concursos para não sair da rotina de duas matérias por dia, durante 4 horas, no começo me dedicava mais as básicas, português, RLM, informática.

Atualmente apenas estudo para concurso e utilizo só os materiais do AlfaCon. Continuo sempre motivado, o que me motiva é saber que posso mudar de vida estudando. Este período de estudo é bem difícil, deixei tudo para trás, amigos, família e diversão, essa é a parte mais difícil, estar longe de todos que gostamos.

Eu moro sozinho, as pessoas nunca entendem a rotina de alguém que estuda para concurso, pensam que a pessoa não gosta de trabalhar por isso estuda, minha mãe é servidora pública então ela entende. Fiz outras provas, a última da Guarda Municipal, fui aprovado, da SAAE marechal, fui aprovado também.

Conheci o AlfaCon na Internet, pesquisando vídeos para estudos. Eles me ajudam com tudo, materiais, professores excelentes, e aula todos os dias, inclusive finais de semana. Não utilizo nenhum método de estudo, se eu não entender o conteúdo eu não consigo gravar nada.

Ainda enfrento a maior dificuldade, que é esperar o edital da PF. Mas tem que estudar até o último minuto antes da prova. A falha é apenas para quem não estuda e quem não segue o que os professores dizem.

Se seu objetivo é esse lute até o fim, use toda sua energia para isso, se desistir é por que não era tão importante assim para você.”


Nome: Keli Cristina Bernieri da Rocha
Idade: 26 anos
Cidade/estado: Cascavel – PR

“Meu nome é Keli Cristina Bernieri da Rocha, tenho 26 anos, sou de Cascavel-PR e fui aprovada na Guarda municipal de Cascavel.

Comecei a estudar para concursos públicos por influência do meu marido, que hoje é policial militar. Eu venho “fingindo” que estudo desde 2014, mas somente de 2016 para cá que eu realmente peguei firme de verdade, larguei meu emprego e entrei de cabeça nos estudos. Estudava em média 7,8 horas por dia. Intercalava com os cuidados da casa e com o tempo que passo com a minha filha de 2 anos.

As matérias que eu mais me dediquei foram as especificas do cargo, pois seriam elas que mais contariam para uma boa colocação após a nota final. Tive uma imensa ajuda do meu marido que sempre me deu forças e me apoio nos estudos, me puxava as orelhas e me incentiva a não desistir, pois ser mãe, dona de casa e concurseira não é facil não.

Estudei com ajuda das muitas aulas disponibilizadas pelo AlfaCon no seu canal do YouTube e também na página do Facebook. As vezes com auxílio do material em Pdf. Também utilizei as leis nos sites oficiais. Assim que eu soube do concurso para a Guarda Municipal, eu não pensei em desistir em momento algum, foquei e só pensei na aprovação.

Bom, festas eu já não ia, e amigos tenho pouquíssimos, então não tive problemas com isso, o meu maior apego é o tempo que posso ficar com a minha filha e as vezes deixa-la para ir estudar trancada no quarto me doía na alma. Mas eu sei que era tudo para um bem maior. Porque o que mais me dói é ver que ela quer um brinquedo e eu não posso comprar, isto foi crucial para mim. Sou casada e meu marido já foi aprovado, hoje ele é Policial Militar e sempre me apoio muito, foi meu grande incentivador.

Já fiz vários outros concursos e não passei. Este ano passei 35º colocação para o consamu, porém não fui convocada devido ao número de vagas. Para o cago da Guarda Municipal eu comecei a estudar especificamente após o anuncio de abertura do edital, porém eu já vinha estudando todos os dias para um futuro concurso da Polícia Militar no PR.

A minha maior motivação foi a minha filha e o meu marido. Prezo muito pela felicidade deles e sei que só com uma aprovação e nomeação é que finalmente podemos realizar nossos sonhos, viajar, comprar coisas e talvez aumentar a família

Conheci o AlfaCon pelo meu marido que sempre fez milhares de elogios e inclusive também já foi aluno. O AlfaCon me ajudou muito na parte de entender que temos que dar um rumo em nossas vidas, sair do casulo e encarrar a realidade, olhar para o futuro e perceber que podemos sempre mais, bastar querer. O AlfaCon me ajudou a perceber que não sou mais uma criança, e que estava na hora de realizar os sonhos de uma mulher.

Meus métodos de estudos eram ler e reler várias e várias vezes a mesma coisa. Assistia várias mais várias vezes a mesma aula. Fiz muitos simulados. A maior dificuldade era a preguiça de acordar cedo, a vontade de dormir durante as aulas, isto foi horrível, porque as vezes eu começava a arrumar desculpas para mim mesma. Mas aí eu lembrava sempre do porquê havia começado, lembrava da minha filha pedindo coisas que não posso comprar.

Eu fiquei bem nervosa quando a prova se aproximou, eu estudava antes de dormir e passava a noite toda sonhando com as matérias, chegava a ser até perturbador, mas eu sempre acreditei na aprovação, eu me vejo já empossada, me vejo fardada, me vejo recebendo minha remuneração, isto potencializa muitooo.

Eu falhei muito. Na hora da prova fiquei muito nervosa que as minhas mãos suavam tanto que molhavam as folhas. Marquei a resposta certa e depois passei outra resposta para o gabarito achando que havia errado. Também falhei nos estudos das matérias, me dediquei muito as especificas e não estudei o suficiente as básicas, erros que não cometerei mais.

A dica que dou é sempre achar um foco, algum desejo material, ou desejo de ser como alguém. O desejo de querer e de poder, é o nosso maior incentivador.”

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes