Delegado da Polícia Federal
|

Delegado da Polícia Federal: tudo sobre o cargo

Sonha em ser Delegado da Polícia Federal? A gente te conta tudo que precisa saber para conquistar a sua vaga!

O cargo de delegado da Polícia Federal é uma posição de alto escalão dentro da instituição. Delegados são profissionais altamente treinados e qualificados que exercem autoridade sobre investigações criminais federais.

Suas principais responsabilidades incluem conduzir investigações, emitir mandados de prisão, realizar interrogatórios, coordenar operações policiais e garantir o cumprimento da lei federal. Eles desempenham um papel fundamental no combate a crimes como tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro, crimes financeiros, entre outros.

O Concurso da PF (Polícia Federal) é um dos mais desejados e concorridos do país. A PF faz parte dos órgãos que integram a Segurança Pública no Brasil. Dentro dessa carreira, existem cinco funções principais: Delegado, Agente, Escrivão, Perito Criminal e Papiloscopista.

O último certame foi realizado pela banca organizadora Cebraspe e nós, do AlfaCon, separamos todas as informações necessárias para você saber como se preparar para o Concurso da PF!

Qual é a diferença entre um Delegado da Polícia Federal e um Delegado da Polícia Civil?

A diferença entre os cargos é basicamente a abrangência das ocorrências. O Delegado Civil opera em âmbito estadual, cuidando de qualquer ocorrência sob sua jurisdição. Já o Delegado Federal investiga crimes federais, crimes políticos, tráfico de drogas ou de pessoas, fraudes à Previdência Social.


Como é o trabalho de um Delegado Federal?

Com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva, as funções desempenhadas por um Delegado da PF são:

  • instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação;
  • orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais;
  • participar do planejamento de operações de segurança e investigações;
  • supervisionar e executar missões de caráter sigiloso;
  • participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.

Dentro das investigações realizadas pelo cargo de Delegado estão: investigações de crimes federais; investigações de crimes políticos; investigações de crimes relacionados a tráfico de ilícitos e entorpecentes; e investigações de contrabando.


Qual é o salário de um delegado da Polícia Federal?

Os cargos para Polícia Federal são extremamente concorridos e bem vistos, um dos grandes motivos é a remuneração. Além da remuneração, o Delegado da Polícia Federal, recebe benefícios que tornam a carreira ainda mais procurada e valorizada pelos concurseiros. De acordo com o último edital, a remuneração inicial do delegado da PF é de R$ 23.692,74.


Quais são os requisitos para ser Delegado da Polícia Federal?

Os requisitos para ingressar como Delegado da PF são:

  • ser aprovado no concurso público e não ter sido eliminado em nenhuma das etapas;
  • ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • estar em dia dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
  • possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo;
  • possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo;
  • ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • possuir diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • ter comprovação de 3 anos de atividade jurídica ou policial, para ingresso no cargo de Delegado de Polícia Federal

Qual a idade mínima para ser Delegado federal?

O último edital para o cargo de Delegado da Polícia Federal, que ocorreu em 2021, seta a idade mínima para ingressar no Curso de Formação Profissional de 18 anos de idade. Porem para o cargo de delegado é necessário também possuir diploma aprovado pelo MEC na faculdade de Direito e possuir três anos de atividade jurídica ou policial.

Sendo assim, digamos que você conclua o ensino médio e já ingresse na faculdade de direito, que dura em média 5 anos, e no ultimo ano comece a trabalhar na área jurídica ou policial, conforme o edital solicita, seriam em média 7 a 8 anos para ter os requisitos para ingressar no cargo, fazendo com que a idade média mínima para ingressar no cargo seja de 26 anos.

Então, mesmo que o edital limite a a idade mínima a 18 anos, é extremamente difícil possuir todos os requisitos para ingressar no cargo com essa idade.


Como foram as etapas do Concurso da Polícia Federal para o cargo de Delegado?

As etapas do certame, de acordo com o último edital, foram divididas da seguinte maneira:

Para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova objetiva teve a duração de 3 horas e 30 minutos. Já a prova discursiva teve a duração de 5 horas.

Prova Objetiva

A prova objetiva foi realizada no formato CERTO ou ERRADO. Na folha de respostas, para cada item, havia dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deveria ser preenchido pelo candidato caso julgasse o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deveria ser preenchido pelo candidato caso julgasse o item ERRADO.

Prova Discursiva

A prova discursiva abordou os objetos de avaliação de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal e foi composta de duas partes:

  • três questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com valor máximo de 4,00 pontos cada um;
  • elaboração de uma peça profissional, de até 90 linhas, com valor máximo de 12,00 pontos.

Teste de Aptidão Física (TAF)

O exame de aptidão física constou de quatro testes:

  • teste em barra fixa;
  • teste de impulsão horizontal;
  • teste de natação (50 metros);
  • teste de corrida de 12 minutos.

Avaliação Médica

A avaliação médica teve como objetivo aferir se o candidato, com deficiência ou não, possui boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas do cargo.

Prova Oral

A prova oral abordou as matérias de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal, considerando o domínio do conhecimento jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Teve duração de até 20 minutos, tempo em que o candidato deveria ler e responder às perguntas que lhe fossem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora.

Avaliação de Títulos

Nesta fase, os candidatos classificados são chamados para apresentar os seus “títulos”, que são os diplomas e certificados que confirmam formações educacionais e profissionais. Confira quais foram os títulos solicitados no último certame:

postos concurso Delegado Polícia Federal
pontuação cargo Delegado Polícia Federal

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica busca, através de um conjunto de procedimentos científicos e avaliativos, verificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato, com deficiência ou não, com as atribuições do cargo.

Como estudar para prova de Delegado?

Você já pode notar que não é um concurso simples, ou seja, é importante que você tenha um plano de estudos completo para sua preparação. Aqui mesmo em nosso blog você encontra uma matéria completa e detalhada sobre o assunto. Clique aqui e leia agora mesmo.

👉 Leia também: Concursos para Delegado: panorama para 2023

👉 Leia também: Qual a diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal?


Ser Delegado da Polícia Federal é seu sonho? Agora que você já sabe o que precisa para começar a se preparar, não espere o edital sair, comece a estudar hoje mesmo para garantir a sua vaga! Pensando nisso e na sua conquista, nós estamos disponibilizando um de nossos cursos GRATUITOS para você começar a dar um pontapé inicial na sua mudança de vida!

ESTUDE COM QUEM JÁ APROVOU MAIS DE 250 MIL CONCURSEIROS!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes