Atualidades para concurso saiba tudo aconteceu em Julho
Encerre Julho com atualidades para concurso foi um mês repleto de acontecimentos que podem cair nas suas provas! Se você está se preparando para concursos públicos é fundamental estar por dentro das principais notícias.
Neste artigo, o professor Thiago Pereira irá abordar alguns dos temas mais relevantes que marcaram o mês, como a decisão da Suprema Corte dos EUA sobre a imunidade de Trump, o furacão Beryl e as eleições no Irã.
suprema corte dos eua diz que trump tem imunidade contra processos criminais
Suprema Corte dos EUA diz que Trump tem imunidade contra processos criminais
A Suprema Corte dos EUA decidiu que o ex-presidente Donald Trump tem direito a blindagem parcial contra acusações criminais. A corte entende que ex-chefes de Estado têm imunidade contra processos por ações tomadas como presidente, mas que o mesmo não se aplica a atos como pessoa física. Assim, diminui a chance de que seja julgado em três processos antes das eleições em 5 de novembro.
👉Leia também: Por que estudar para concurso público?
Furacão Beryl avança pelo Caribe
O furacão Beryl, de categoria 4, atingiu com força a costa sul da Jamaica após deixar um rastro de destruição em outras regiões do Caribe, com ao menos sete vítimas fatais. A passagem pela ilha da Jamaica deixou mais de 400 mil moradores sem energia elétrica e ainda são esperadas “inundações repentinas e deslizamentos de terra vinculados às chuvas torrenciais”, segundo o NHC.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, pediu aos moradores que “respeitem as ordens de evacuação”. “Se você vive em uma área baixa, historicamente propensa a inundações e deslizamentos de terra, ou se mora perto de um rio, eu imploro que siga para um abrigo ou um local mais seguro”, disse.
Na península de Yucatán, sudeste do México, as autoridades ordenaram o fechamento das escolas e prepararam mais de 100 abrigos para a população. Também anunciaram a mobilização de centenas de militares e técnicos para reparos nas linhas de energia.
Segundo especialistas, é muito raro que uma tempestade tão poderosa se forme tão cedo na temporada de furacões do Atlântico, que vai de início de junho a final de novembro. As águas do Atlântico Norte estão entre um e três graus Celsius mais quentes que o normal, destacou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
Este é o primeiro furacão a alcançar a categoria 4 em um mês de junho e a categoria 5 em julho desde o início dos registros do NHC. Os cientistas acreditam que as mudanças climáticas, que provocam o aquecimento das águas dos oceanos que favorecem estas tempestades, estão aumentando a probabilidade de rápida intensificação dos fenômenos, assim como o risco de furacões mais potentes.
Bolsonaro vira alvo da Polícia Federal – PF em duas frentes
O dia 4 do mês foi um dia difícil para o ex-presidente. Primeiro, a PF deflagrou a segunda fase da Operação Venire, que apura inserção de dados falsos nos registros de vacinação contra a covid-19 e uma suposta fraude nos cartões de vacinação de sua família. Após isso, saiu a notícia de que ele foi indiciado no caso das joias sauditas por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Após 14 anos com conservadores no poder Reino Unido tem premiê trabalhista
Consagrado com uma maioria esmagadora na eleição legislativa antecipada, Keir Starmer, é o sétimo primeiro-ministro do Partido Trabalhista. Ele substitui o conservador Rishi Sunak, que ficou menos de dois anos no cargo. O Partido Conservador perdeu as eleições ao conquistar apenas 121 assentos na Câmara dos Comuns (baixa), contra 412 do Trabalhista.
Reforma vence pleito presidencial do Irã
O reformista Masud reformista Masud Pezeshkian se impôs no segundo turno do pleito presidencial do Irã que teve uma participação nas urnas de 49,9%. Ele obteve 53,6% dos votos, contra 44,3% para o ultraconservador Saeed Jalili. Em seus primeiros comentários após o resultado eleitoral, o presidente definiu a votação como o início de uma “parceria” com o povo iraniano.
Esquerda e centro conseguem frear ultradireita na França
A esquerda e o centro conseguiram frear o que parecia uma ascensão implacável da ultradireita francesa no segundo turno da eleição francesa. A aliança de esquerda Nova Frente Popular (NFP) e a coligação de centro Juntos, do presidente Emmanuel Macron, conseguiram formar as maiores bancadas de deputados, ficando à frente da ultradireitista Reunião Nacional.
👉Leia também: Concurso Polícia Federal: saiba tudo sobre!
Como ser aprovado no Concurso Público?
Sonha em ser Aprovado em Concurso Público? Não espere o edital sair para começar sua jornada rumo à sua aprovação, cada minuto de estudo faz toda a diferença! Pensando na sua conquista, o AlfaCon está disponibilizando cursos GRATUITOS para te ajudar nessa jornada!