como-a-lei-no-14-599-2023-afeta-seus-estudos
| |

Como a LEI Nº 14.599/2023 afeta seus estudos

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre a nova lei de trânsito, a LEI Nº 14.599/2023, e como ela pode afetar seus estudos, especialmente se você está se preparando para um concurso que aborda a matéria de legislação de trânsito.

A antiga lei de trânsito, CTB 9503/1997, passou por alterações recentemente devido à efetivação da nova lei. Essas mudanças certamente serão cobradas nos próximos concursos que envolvam legislação de trânsito.

Por isso, vamos dar uma olhada nas principais atualizações que a Lei nº 14.599/2023 trouxe para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei nº 9.503/1997.

Dica do Professor Mateus Vazzoller

Sinistros de trânsito

Uma das mudanças mais significativas é a substituição da palavra “acidentes” por “sinistros de trânsito”. Essa alteração ocorre em vários artigos e visa corrigir a expressão utilizada anteriormente.

👉Leia mais:
🔹Concurso PRF: solicitação de 5.000 vagas
🔹Apostila para Concurso Público: A Chave da sua Aprovação

Novos termos no Anexo I do CTB

A nova lei introduziu novos termos no Anexo I do CTB. Alguns exemplos são:

  • Quadriciclo: veículo automotor de quatro rodas, com ou sem cabine, utilizado para o transporte de passageiros ou cargas, com massa em ordem de marcha dentro de determinados limites.
  • Sinistro de trânsito: evento que resulta em danos a veículos, carga, pessoas ou animais, podendo causar prejuízos ao trânsito, à via ou ao meio ambiente. Pelo menos uma das partes envolvidas está em movimento nas vias terrestres ou em áreas abertas ao público.
  • Triciclo: veículo automotor de três rodas, com ou sem cabine, dirigido por condutor em posição sentada ou montada, que não possui as características de um ciclomotor.

Competência do SENATRAN – Sinalização experimental

A competência para autorizar o uso de sinalização experimental deixou de ser do Contran e passou a ser do Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União (SENATRAN).

Excepcionalidade do Recall

A nova lei prevê que o Contran, em situações excepcionais, poderá prorrogar a exigência de recall para fins de licenciamento do veículo.

Isso pode ocorrer quando houver comprovada falta de peças ou a necessidade de escalonamento para atender ao chamado dos consumidores, levando em consideração as questões de segurança viária.

👉Leia mais: O que faz um Agente Administrativo PRF?

Comunicação e Obrigatoriedade do Exame toxicológico

A partir de agora, a SENATRAN deverá comunicar aos condutores, por meio do Sistema de Notificação Eletrônica, o prazo para a realização do exame toxicológico, com 30 dias de antecedência, além das penalidades decorrentes da não realização do exame.

Os condutores das categorias C, D e E agora devem comprovar resultado negativo no exame toxicológico para obter e renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Para eles, dirigir qualquer veículo sem realizar o exame torna-se uma infração de trânsito. Anteriormente, essa infração era aplicada apenas quando o condutor estivesse dirigindo veículos dessas categorias.

É importante ressaltar que não será obrigatório realizar o exame toxicológico para condutores das categorias A e B. Porém, caso um condutor que não realizou o exame (obrigatório apenas para categorias C, D ou E) seja flagrado dirigindo qualquer veículo de qualquer categoria de habilitação, ele poderá ser autuado.

Essa infração mantém o fator multiplicador da multa gravíssima em cinco vezes, e em caso de reincidência em 12 meses, a multa será multiplicada por dez, com suspensão do direito de dirigir. Se o condutor não cumprir o prazo estabelecido, dirigir após o trigésimo dia do vencimento será considerada uma infração.

Além disso, a lei também criou uma nova infração: dirigir veículo tendo obtido resultado positivo no exame toxicológico. Essa infração é gravíssima, com multa de R$ 1.467,35. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa será de R$ 2.934,70 e o direito de dirigir será suspenso.

A fiscalização em relação ao exame toxicológico periódico terá efeito a partir de 1º de julho de 2023. O Contran deverá estabelecer um prazo máximo de 180 dias para a realização desse exame.

👉Leia mais: Concurso PRF: tudo sobre o cargo de policial rodoviário federal

Competência privativa dos órgãos ou entidades executivas de trânsito estaduais

A nova lei alterou o artigo 22, tornando os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (Detrans) responsáveis, de forma privativa, por infrações como o registro de veículos, a baixa de veículos irrecuperáveis, a atualização do cadastro, entre outros.

Competência privativa dos órgãos municipais

A lei também definiu que os órgãos municipais terão competência privativa para infrações relacionadas a obras ou eventos que possam perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, estacionamento, trânsito em velocidade superior à máxima permitida, entre outras.

Desconto de 40% em multas

Uma mudança que pode ser interessante para os condutores é a garantia de um desconto de 40% nas multas de trânsito. Esse desconto é válido desde que o interessado faça a adesão ao sistema antes de receber a notificação da autuação e declare que não apresentará defesa ou recurso.

👉Leia mais: Quais são os concursos públicos com os melhores salários?

PNATRANS

A Lei nº 14.599/2023 trouxe algumas adequações em relação ao PNATRANS – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Agora, a referência de mortes está restrita ao índice por grupo de habitantes, o período de comparativo para redução do número de mortes é de dez anos até 2030, e a divulgação dos índices será antecipada para o dia 30 de abril de cada ano.

Isso não é tudo!

Essas são apenas algumas das mudanças trazidas pela Lei nº 14.599/2023. É importante ficar atento a essas atualizações, especialmente se você está se preparando para um concurso que aborde a legislação de trânsito. Mantenha-se informado com nosso vídeo abaixo, completo para que você não fique na mão em seus estudo.

Entenda melhor sobre a nova alteração no CTB

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.
CARREIRA ADMINISTRATIVA | Concurso Público | Concursos Públicos | Gabaritos | Notícias

Concurso Correios: Gabarito

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.

Concurso Correios saiba seu local de prova
Concurso Público

Concurso Correios saiba seu local de prova

AlfaCon Concursos Públicos últimas notícias sobre concurso Correios. Banca IBFC disponibiliza consulta sobre o local de prova que o candidato fará a prova neste final de semana dia 15 de dezembro. Você sabe seu local de prova Correios?

Imagem com fundo azul com tonalidades azul escuro e claro , logo marca AlfaCon. Tom verde escrito Edital Aberto e texto em branco local de prova banca IBFC Correios e logo empresa Correios