Concurso Banco do Brasil: edital em 2023!
| | |

Banco do Brasil: Confira questões comentadas

Banco do Brasil: edital com 6 mil vagas de nível médio publicado no dia 23/12. A remuneração inicial é de R$: 3.662,23.

Para os concurseiros da área bancária, vem notícia boa!

O novo edital do Banco do Brasil foi, enfim, publicado com oportunidades para cargo de nível médio. No total são ofertadas seis mil vagas, duas mil são para o cargo de Escrituário: Agente de Tecnologia e Agente Comercial. Sendo 2 mil de contratação imediata para cada e mil para formação de Cadastro Reserva.

A remuneração inicial é de R$: 3.622,23 e além dela,o cargo oferece várias outras vantagens como: participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência e mais!

As inscrições são do dia 23/12/22 a 24/02/2023. 

Leia mais: Concurso Banco do Brasil: edital com 6 mil vagas.

Aproveita e já confere o Raio-X que o AlfaCon fez do edital:

Estude GRATUITAMENTE para o concurso do Banco do Brasil. Clique aqui!

Como foi o último concurso Banco do Brasil:

O último edital do concurso para o cargo de Escriturário foi publicado em 2021, o certame contou com 4.480 vagas de contratação imediata e cadastro reserva, foram 1.645.975 inscrições, que a título de  conhecimento foi o maior recorde de candidatos do concurso!

Leia mais: Você sabe o que faz um escriturário do Banco do Brasil?

Concurso Banco do Brasil: seleção mais procurada da história, 1.645.975 inscritos!

A prova do Concurso do Banco do Brasil 2021 foi aplicada no dia 26 de setembro de 2021 . No total, a seleção registrou 1.645.975 inscritos e se tornou a mais procurada da história do país. Os professores do AlfaCon fizeram a correção da prova e teceram comentários sobre as questões.

Antes de conferir o gabarito do edital anterior, confira todas as matérias que preparamos para você arrasar nos seus estudos.

Veja o gabarito e questões comentadas da última prova do Banco do Brasil:

ATENÇÃO! PROVA A.

Frase: “Um homem e um universo”
PROVA A

  • PORTUGUÊS

QUESTÃO 1
GABARITO (C)

Justifica o fato de que é quase utópico, ou seja, é praticamente uma ilusão, o fato de haver privacidade na internet. E um dos pontos que esclarece isso é que um conteúdo postado na rede não e mais do usuário, mesmo que muitos pensem o contrário.

QUESTÃO 2
GABARITO (D)

Mostra que, por causa da dificuldade de haver privacidade digital, é preciso conscientizar os clientes.

QUESTÃO 3
GABARITO (B)

Traz o advérbio “infelizmente”, o qual deixa em evidência uma opinião do autor, a de que não somente as redes sociais que não garantem a privacidade digital.

QUESTÃO 4
GABARITO (D)

Traz o sentido da locução “já que”, a qual é causal, porque no trecho existe uma relação de causa e efeito.

QUESTÃO 5
GABARITO (E)

Traz a relação adequada: É fato que a INTERNET não é segura, a questão, então, é como usar a INTERNET de maneira mais inteligente.

QUESTÃO 6
GABARITO (C)
Traz o sentido da forma verbal “poderia”, a qual está no futuro do pretérito do indicativo.

QUESTÃO 7
GABARITO (B)

Constataram-se inúmeras situações (o verbo está na voz passiva sintética e concorda com situações).

a) analisou-se

c) atende-se

d) atribui-se

e) estima-se

QUESTÃO 8
GABARITO (E)
 A letra E está correta

a) extraescolar

b) vaga-lume

c) porta-retratos

d) contrarregra

QUESTÃO 9
GABARITO (D)

Exige crase: devido À importância

a) não vai crase antes de verbo

b) não vai crase com A (singular) + plural

c) A é só artigo

e) não vai crase com A (singular) + plural

QUESTÃO 10
GABARITO (A) 

a) na qual se mostra

b) já se transformou

c) ninguém se tinha incomodado

d) sempre nos referimos

  • ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO

QUESTÃO 21
GABARITO (B) – As moedas que tem lastro com a economia se caracterizam por ter liquidez imediata e absoluta, pois como tem valor em si não necessitam de relação de vendas para a liquidez, permitindo troca imediata e pagamento de dívidas.

QUESTÃO 22
GABARITO (A) – Os relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio do Banco Central do Brasil agora são de conhecimento público, seguindo os preceitos de transparência.

QUESTÃO 23
GABARITO (B) – As ferramentas físicas de segurança no setor bancário foram muito utilizadas em meados dos anos 2000, hoje em dia o mobile Banking e suas configurações de segurança cumprem o papel de autenticidade de conta do usuário.

QUESTÃO 24
GABARITO (C) – O Open Banking se caracteriza por um ferramenta onde os clientes disponibilizam seus dados de relacionamento bancário com todas as demais instituições, incentivando a competitividade e aumentando o poder de barganha do cliente.

QUESTÃO 25
GABARITO (A) – Nas operações com criptomoedas, blockchain é o meio utilizado para registrar e armazenar transações de bitcoin, pois como se trata de uma moeda intangível e sem lastro com economias, esta ação apresenta segurança de operação de lote.

PROVA A

  • VENDAS E NEGOCIAÇÃO

Questão 56
GABARITO (E) – Sistemas de Informação permitem que seja feita a mineração de dados do cliente com o objetivo de segmentação de mercado e de oferecer aos clientes ofertas de produtos ou serviços relacionados aos hábitos de navegação e consumo destes.

Questão 57
GABARITO (C) – Quando um cliente médio, que não tem conhecimento avançado no mercado financeiro e em investimentos (e por esta razão necessita de uma assessoria de especialista) aceita tal indicação esta é baseada em relação de confiança e experiência do analista.

Questão 58
GABARITO (B) – A confiabilidade em serviços bancários é sempre aferida após o serviço ser ofertado e executado por parte do banco, pois como se trata de uma relação intangível, não é possível mensurar a relação de qualidade antes da prestação de serviço.

Questão 59
GABARITO (D)  – A segmentação de serviços e oferta de produtos, incluindo a prestação de serviço de atendimento ao usuário pode ser definida por uma organização do atendimento que faça diferenciação de horários para determinada faixa etária, como no exemplo apresentado na questão.

Questão 60
GABARITO (E)No Marketing de Relacionamento o banco deve ter atendimento diferenciado para condições diferenciadas, resguardando com isso o critério de equidade, e quando um cliente apresenta um certo grau de exigência diferenciada, o ideal é acompanhar a prestação de serviço, observando sua qualidade, enquanto o serviço é prestado.

Questão 61
GABARITO (B) – As regras para oferta, controle, cobrança e descontos de valores de cartões de crédito e débito são definidas pelo sistema financeiro nacional, em particular pelo Banco Central do Brasil, portanto não cabe ao banco a definição de novas regras para tal cobrança.

Questão 62
GABARITO (C) – Serviços se caracterizam por serem imateriais, portanto a percepção de qualidade do cliente com sua prestação está diretamente relacionado com a chamada força de vendas, pois a dimensão tangibilidade é observada nestes elementos já que inexiste na prestação propriamente dita.

Questão 63
GABARITO (D) – Copywriting representa uma técnica de vendas digitais utilizando palavras chave em espaços específicos como sites, blogs, anúncios digitais, e-mails para persuadir o cliente ao ato da compra, tirando-o da zona de conforto.

Questão 64
GABARITO (A) – Inbound Marketing representa uma forma de desenvolver Marketing por atração, apresentando um conteúdo de qualidade que interesse ao cliente, como no caso do exemplo citado sobre vídeo com dicas sobre troca de pneus.

Questão 65
GABARITO (B) – Quando em um processo produtivo ou de prestação de serviço existe a situação onde a empresa desenvolve algum recurso para compensar seu uso de recursos naturais no desenvolvimento sustentável, está sendo executada uma ação reparadora.

Questão 66
GABARITO (B) – Hoje em dia muitas empresas físicas, que atuam fora da internet estão se digitalizando, e quando utilizam a internet como suporte para suas atividades presenciais, permitindo ao cliente a interação entre tais plataformas, se desenvolve um negócio multinível.

Questão 67
GABARITO (A) – Fornecimento de contratos e documentos pertinentes aos atos praticados é, segunda a Resolução CMN no 3.694/2009 um dos atos obrigatórios no relacionamento de produtos e serviços bancários, pois toda a ação financeira deve ser contratualizada.

Questão 68
GABARITO (B) – Um Banco deve apresentar a todos os clientes os produtos financeiros disponíveis segunda a a Resolução no 4.539, de 24 de novembro de 2016, de forma transparente e utilizando uma linguagem clara, para possibilitar a livre escolha por parte deste mesmo cliente.

Questão 69
GABARITO (C) – Vendas sugestivas são aquelas em que o vendedor de produtos e serviços bancários se antecipa a percepção da própria necessidade por parte do cliente e já apresenta uma alternativa baseada em tais necessidades.

Questão 70
GABARITO (A) –  Aprendizagem e a qualificação constantes são elementos fundamentais para uma equipe de vendas, particularmente no setor bancário, que tem novos produtos e serviços sendo lançados recorrentemente.

Confira as questões que couberam recurso da prova do concurso Banco do Brasil

ATENÇÃO! Confira o tipo da sua prova.

Frase: “Um homem e um universo”
PROVA A

  • CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

GABARITO C – PEDIDO – TROCA PARA GABARITO “A” OU ANULAÇÃO

COMENTÁRIO: Apesar do Banco Central do Brasil ter, realmente, uma função fiscalizatória, a questão é clara em citar “o ÓRGÃO responsável”.

Este comando proposto pela própria questão torna o gabarito incorreto, pois o Banco Central do Brasil NÃO É UM ÓRGÃO, e sim uma ENTIDADE, mais precisamente uma AUTARQUIA.

Já o CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL sim, é um órgão.

Segundo o próprio site da secretaria da fazenda, o conselho monetário nacional tem a seguinte definição:

“O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o ÓRGÃO superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.”

No mesmo site, tem-se a definição de Banco Central do Brasil, no endereço: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/banco-central-do-brasil

“O Banco Central do Brasil, criado pela Lei nº 4.595, de 1964, é uma autarquia federal, caracterizada pela ausência de vinculação a Ministério e que possui autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira (LC 179, de 2021). Ele tem por objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.”

Sendo uma AUTARQUIA, não se trata de um ÓRGÃO e sim de uma ENTIDADE.

O Comando da questão tem a possibilidade de confundir o candidato que mais estudou, sendo assim, a questão deve ser ANULADA.

PROVA A

  • INGLÊS

Questão 14

After reading the last paragraph of the text “He and other officials spoke about the classified findings in the report on the condition of anonymity”, one can infer that the officials

(A) hid their names.

(B) said who they were.

(C) omitted the truth.

(D) invented stories.

(E) kept secrets.

A questão diz:

“Após a leitura do último parágrafo do texto “Ele e outros funcionários falaram sobre as  descobertas sigilosas no relatório sob a condição de anonimato”, pode-se inferir que as autoridades…

(A) esconderam seus nomes.

(B) disseram quem eles eram.

(C) omitiram a verdade.

(D) inventaram histórias.

(E) guardaram segredos.

De acordo com o dicionário Aurélio da língua Portuguesa:

Significado de Anonimato

substantivo masculino

Estado ou característica do que é anônimo.

Hábito ou procedimento de escrever sem colocar uma assinatura.”

De acordo com o dicionário Cambridge da língua Inglesa:

anonymity

noun [ U ]

UK
/ˌæn.ɒnˈɪm.ə.ti/ US
/ˌæn.əˈnɪm.ə.t̬i/

the situation in which someone’s name is not given or known
(a situação na qual o nome de alguém não é dado ou conhecido.)

Percebemos que por definição, a palavra Anonimity tem a ver com desconhecer o nome de alguém. Logo a resposta correta para a questão 14 deveria ser a letra A.

Questão 15

In the 6th paragraph of the text, the highlighted expression as well as, in the fragment “as well as ability to change direction and submerge” is associated with the idea of

(A) addition

(B) consequence

(C) condition

(D) purpose

(E) time

A frase do texto ao qual essa questão se refere é:

The report concedes that much about the observed phenomena remains difficult to explain, including their acceleration, as well as ability to change direction and submerge.

(O relatório admite que muito sobre os fenômenos observados permanece difícil de explicar, incluindo sua aceleração, bem como a capacidade de mudar de direção e submergir.)

Resposta correta deveria ser letra A. A expressão “as well as” significa “bem como”, sendo portanto, uma conjunção aditiva. Nesse sentido ela é usada para acrescentarmos informação ao texto. 

RESUMO DO EDITAL ABERTO:
Cargo: Escriturário: Agente comercial e agente de tecnologia
Vagas: 4.000 + 2.000 CR
Inscrições: 23/12/22 a 24/02/23
Remuneração: R$: 3.622,23
Nível: médio
Valor da Inscrição: R$: 50,00
Pedido de Isenção: 23/12/22 a 03/01/23
Data da prova: 23/04/2023
Banca realizadora: Fundação Cesgranrio

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes