Concurso Bombeiro MA

Concurso Bombeiro MA: Edital em elaboração! Confira

Anunciado a realização do concurso Bombeiro MA.

O edital para concurso Bombeiro MA está previsto para ser divulgado em breve e já conta com projeto básico para o cargo de soldado.

>> Prepare-se para a PM MA – curso free <<

O concurso Bombeiro MA está anunciado desde abril quando o governador Flávio Dino assinou o ato de nomeação de mais de mil policiais e 27 bombeiros, no Palácio dos Leões.

“Nós temos agora o encerramento desse ciclo atinente ao concurso anterior e desde logo já determinei ao secretário Jefferson Portela a abertura de novo concurso público(…)” disse o governador.

O projeto básico do concurso Bombeiros MA está em análise e em breve serão divulgadas mais informações. A expectativa é de que o concurso ocorra no final de 2017/início de 2018.

Para o cargo é necessário que o candidato tenha ensino médio completo, ter no mínimo 1,65m de altura, se do sexo masculino, e 1,60m de altura, se do sexo feminino.

ÚLTIMO CONCURSO BOMBEIRO MA

O último edital foi publicado em outubro de 2013 e a banca organizadora responsável foi a FGV (Fundação Carlos Chagas).

Foram ofertadas 150 vagas para o cargo de Soldado do CBM MA, sendo 135 destinadas para homens e 15 para mulheres.

Dessas 150 vagas, 05 foram para SOLDADO BOMBEIRO MÚSICO e 145 para SOLDADO BOMBEIRO COMBATENTE.

A Primeira Etapa do concurso foi realizada, simultaneamente, nos seguintes Municípios: São Luís – MA, Imperatriz – MA e Caxias – MA. As demais etapas foram realizadas somente em São Luís – MA.

Atribuições: 
O Soldado Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (Bombeiro MA) é o responsável por executar diretamente as ações relacionadas aos serviços de prevenção e extinção de incêndio; de proteção, busca e salvamento; socorro de emergência; proteção balneária por guarda-vidas; prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial; proteção e prevenção contra incêndio florestal; atividades de defesa civil; evitar danos materiais e humanos, eliminando seus riscos e protegendo os bens que se encontram no local do sinistro, mantendo em condições de utilização os equipamentos de combate ao fogo; resgatar vítimas de inundações,  desabamentos e outros acidentes, empregando equipamentos especiais, conforme o caso, para livrá-las de situações perigosas ou da morte.
Compete também ao Soldado Bombeiro do CBM MA: inspecionar e manter em boas condições as viaturas, os materiais, os equipamentos e as instalações do CBMMA; conduzir viaturas operacionais e administrativas; desempenhar atividades administrativas nos gabinetes, diretorias, divisões e seções previstas na estrutura organizacional do CBMMA, acrescidas das atividades específicas da banda de música para o cargo de Soldado Bombeiro Militar Músico.
Etapas da seleção:
a) PRIMEIRA ETAPA: será constituída de Provas Escritas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
b) SEGUNDA ETAPA: será constituída de Teste de Aptidão Física, de caráter apenas eliminatório, somente para os candidatos aprovados na Primeira Etapa;
c) TERCEIRA ETAPA: será constituída de Teste Psicotécnico, somente para os candidatos aprovados na Segunda Etapa, dentro do número de vagas, mais os empatados, segundo a ordem de classificação para a cidade onde o candidato está concorrendo à vaga;
d) QUARTA ETAPA: será constituída de Exames Médico e Odontológico, de caráter eliminatório. Somente será aplicada aos candidatos que obtiverem aprovação na terceira Etapa, mais os empatados na última posição, segundo a classificação para a cidade onde o candidato está concorrendo à vaga. Os demais candidatos serão eliminados do Concurso;
e) QUINTA ETAPA: será constituída de Investigação Social Documental, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão;
f) SEXTA ETAPA: Será constituída de Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

O candidato teve que alcançar o mínimo de 40% de acertos na prova objetiva, que equivalem a 24 questões e o mínimo de 01  acerto em cada disciplina para que fosse aprovado na prova escrita objetiva.

Último edital Bombeiro MA

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes