Concurso Delta: Preciso Descansar?
|

Concurso Delta: Preciso descansar para passar?

Sabemos que você, que sonha em se tornar um delegado, enfrenta uma tarefa árdua e desafiadora. Afinal, o cargo de delegado é muito concorrido, e a preparação para este concurso exige muito tempo e dedicação.

Ter de dominar diversas áreas do Direito, como Penal, Processual Penal, Constitucional e Administrativo, é apenas uma das habilidades que os concurseiros desta área precisam possuir. Além disso, é necessário ter uma ótima redação e argumentação para que sua pontuação seja a maior possível.

A pressão de aprender tudo isso para conseguir aprovação apavora muitos, fazendo com que estudem muitas horas, sem parar. E com certeza essa não é uma boa tática, tendo em mente que nosso cérebro fica cansado e deixa de absorver os conteúdos na mesma qualidade do início dos estudos.

Então aí vai algumas dicas para que você entender que descansar também é importante no seu plano de estudos.

👉Leia também: Quais são os próximos concursos para Delegado 2023? Veja

Descansar também é importante!

Como já dissemos, muitos concurseiros acreditam que precisam estudar por várias horas, sem pausas, para alcançar bons resultados, contudo isso não é uma realidade.

Esse estudo “exagerado”, sem pausas, pode acabar levando à exaustão física e mental, resultando em uma baixa produtividade em resolução de exercícios, simulados e na compreensão dos conteúdos. Com isso, vem também a sua falta de motivação, por ser uma certa consequência de todo esse acúmulo.

👉Leia também: Ansiedade nos estudos: saiba como lidar

Descansar não é apenas dormir

Tenha em mente que é essencial equilibrar o estudo com o descanso adequado. O ato de descansar não é apenas um período de inatividade, mas sim uma oportunidade para você recarregar as suas energias e permitir que o cérebro processe as informações adquiridas durante o estudo.

Além disso, o descanso pode ter um impacto positivo na saúde física e mental, auxiliando a reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono, que por sua vez, é essencial para a saúde em geral.

E quando descansamos, permitimos que o nosso cérebro processe e integre as informações que aprendemos durante nosso estudo, o que pode melhorar a nossa memória e a nossa capacidade de aprendizado.

Descansar não significa necessariamente ficar sem fazer nada. Realizar atividades relaxantes como ler um livro, ouvir música, audiobooks ou fazer yoga são ótimas formas de descansar e relaxar a mente. É importante encontrar um meio-termo que funcione para você e respeitar as suas necessidades de descanso e recuperação.

Além disso, relaxar pode aumentar a motivação para continuar sua rotina de estudos. Porque, lembre-se quando a mente e o corpo estão cansados, manter a concentração e o interesse pelos estudos é uma tarefa difícil!

Como descansar e se manter motivado?

Um ótimo jeito de descansar a mente e manter o seu foco é ouvindo audiobooks motivacionais durante o descanso, tendo em vista que eles oferecem uma maneira prática e eficaz de obter inspiração para você não perder seus objetivos.

Eles abordam temas como desenvolvimento pessoal, liderança e empreendedorismo, que podem ajudar os concurseiros a se manterem sua motivação e foco.

👉Leia também: Motivação para concurso: 5 passos para manter a sua em alta

Audiobooks para concurseiros de Delta

Pensando na praticidade de absorver conteúdo a qualquer hora e lugar, seja no carro, ônibus ou até treinando, separamos algumas sugestões de audiobooks motivacionais que podem ser úteis para você concurseiro que sonha em ser delegado um dia.

Uma das frases de Evandro Guedes (aprovado em mais de 10 concursos públicos) é:

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia

Essa frase nos lembra que alcançar nossos objetivos não é um processo simples e rápido, mas sim um resultado das somas de trabalho constante e persistente, onde cada pequeno esforço feito todo dia é importante para o sucesso final.

Audiobooks de crescimento pessoal

  • O poder do agoraEckhart Tolle: o autor apresenta um caminho para a paz interior e a felicidade por meio da prática da atenção plena. Ele argumenta também, que a muitos de nossos problemas decorrem da nossa incapacidade de viver plenamente o presente, e que podemos superar isso através da presença e a consciência plena.
  • O milagre da manhãHal Elrod: este audiobook apresenta uma rotina matinal para ajudar as pessoas a chegar em seu sucesso pessoal e profissional. Elrod argumenta que acordar mais cedo e realizar atividades específicas, como meditação, exercícios físicos e leitura, pode melhorar a vida de qualquer pessoa.
  • O poder da açãoPaulo Vieira: neste audiobook, Vieira mostra a mudança de vida por meio da ação. Falando sobre o fato de a maioria das pessoas não alcançarem seus objetivos porque não tem consistencia e determinação, e que se muda isso adotando uma mentalidade focada na ação.
  • O segredoRhonda Byrne: apresentando a Lei da Atração, o audiobook afirma que podemos atrair o que desejamos em nossas vidas por meio do pensamento positivo e da visualização. Pois quando nos concentramos em pensamentos positivos e acreditamos que já temos o que desejamos, podemos atrair essas coisas para nossa vida.
  • MindsetCarol Dweck: neste audiobook, Dweck apresenta a ideia de que nossas crenças sobre nossas habilidades e inteligência têm um impacto profundo em nossa vida e sucesso. Ela argumenta que, ao adotar uma mentalidade de crescimento e acreditar que podemos sempre melhorar e aprender mais, podemos alcançar o sucesso em qualquer área.
  • O livro da gratidãoRhonda Byrne: aqui nos mostra que a felicidade e a realização virão por meio da prática da gratidão. Pois, ao se concentrar nas coisas pelas quais somos gratos, podemos aumentar nossa felicidade, e assim, atrair mais coisas positivas para nossas vidas.
  • A arte da guerraSun Tzu: é um clássico da estratégia militar que também é amplamente aplicado no quesito de negócios e gestão. Resumidamente, é abordada a importância do planejamento, da liderança e do conhecimento do inimigo para o sucesso em qualquer empreendimento.
  • Delegado de Polícia Civil: o que sei devo, o que não sei aprendoBruno Zampier: Neste audiobook, o delegado de Polícia Civil e professor de direito penal, compartilha suas experiências e dicas para quem quer se tornar um delegado.
  • Segurança Pública – Teoria e PráticaRômulo Moreira: Este audiobook apresenta uma visão abrangente sobre o tema da segurança pública, abordando questões como a estrutura das polícias, investigação criminal, crimes de colarinho branco, entre outros.

Motive-se com Evandro Guedes

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes