Perfil do candidato da PF mudou ao longo dos anos. Atualmente é preciso ter mais habilidades analíticas.
| |

Concurso PF: perfil do candidato está mudando?

A PF, de acordo com professores, tem cobrado menos conhecimentos jurídicos e mais analíticos nas provas; Entenda o que mudou

Passar no concurso da Polícia Federal (PF) é o seu sonho, concurseiro? Se sim, nesta matéria vamos abordar um assunto importantíssimo sobre o certame: o perfil do candidato. Ao longo dos anos, segundo professores do AlfaCon, o perfil de aluno que a PF busca foi mudando.

“A Polícia Federal atualmente busca pessoas com habilidades analíticas, com capacidade de gerenciamento e condução de uma investigação. Além disso, é imprescindível uma condição física adequada e uma boa base de conhecimentos tecnológicos, tendo em vista que hoje tudo paira sobre a tecnologia”, diz o professor Lucas Fávero. 

Conheça nossos cursos gratuitos para o concurso PF e comece seus estudos!

Menos conhecimento jurídico nas provas

Os professores afirmam que esse novo perfil de candidato, com mais habilidades analíticas, fica muito evidente quando são analisadas as questões de provas, especialmente as dos dois últimos concursos da PF. 

De acordo com o professor de Direito Penal, Filipe Ávila, hoje as provas têm cobrado mais as matérias Contabilidade, Informática e Português do que as matérias de Direito, por exemplo. “Menos conhecimento jurídico e mais conhecimento analítico é o que vemos nos últimos concursos”, conta.

Leia mais: Quais matérias mais caem no concurso da PF?

Iedo, professor do AlfaCon e Agente de Polícia, também percebeu essa mudança. Ele diz que antes as provas exigiam muito conhecimento de Direito e, por isso, os “formados nessa área já tinham uma vantagem, uma facilidade imensa para entrar numa carreira policial”. 

Mas, ao longo dos anos, outros atributos passaram a ser exigidos dos agentes e escrivão de polícia. Entre eles, estão sendo valorizados os conhecimentos em administração, economia, contabilidade, arquivologia, entre outros. “Naturalmente isso afasta um pouco o público alvo só daquela galera jurídica e começa a entrar também pessoas com outras formações, como contador, administrador, engenheiro, físico”, explica Iedo.

Começando a estudar? Clique aqui e conheça nossos materiais para concurseiros iniciantes! 

Características importantes

Além de ter um perfil mais analítico, outras características são importantes para o concurseiro que deseja entrar para a Polícia Federal. Os professores destacam as seguintes:

  • Discrição; 
  • Inteligência emocional; 
  • Pensamento proativo;
  • Pessoa eficiente e célere;
  • Disposição e foco;
  • Amor ao país; 
  • Boa conduta social;
  • Resiliência; e 
  • Persistência.

Boa sorte, concurseiro! E, se você estiver precisando de uma forcinha com os estudos para passar na PF, veja no link cursos completos, inclusive gratuitos, e apostilas online 100% focados no Concurso da PF para a sua preparação.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes