CONCURSO SEFAZ-CE: edital em 2017
No dia 25/04, foi anunciado pelo secretário da Sefaz – CE (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará), o interesse de promover o certame até o fim do ano para aproximadamente 50 vagas. O órgão garantiu recursos para abertura do concurso de acordo com a LOA (Lei Orçamentária Anual).
A expectativa é que o concurso contemple vagas para o cargo de Auditor Fiscal, que tem requisito de nível superior completo. Porém, o edital também pode contar com vagas para outros cargos. O edital deverá ser publicado até o início do segundo semestre deste ano. No ano passado, ocorreu mais de 150 desligamentos de servidores por aposentadoria, isto deixa claro a urgência de novas contratações.
Vagas
Para quem possui o interesse nas mais promissoras carreiras de auditoria e fiscalização do país, deve começar seus estudos o quanto antes, e o edital de 2006 pode ser um bom guia para o início dos estudos. No último edital foram abertas vagas para as funções de Auditor Fiscal da Receita Estadual, Analista Contábil Financeiro, Analista Jurídico e Analista de Tecnologia da Informação.
Remuneração
A primeira carreira (Auditor Fiscal) é o maior destaque e exige apenas curso de nível superior, não sendo exigido área específica de atuação. A remuneração tem inicial de R$ 20 mil com jornada de trabalho de 40h semanais. As outras funções exigem graduação específica na área de atuação, dando prioridade para as áreas Exatas, TI e Direito. A remuneração não é muito diferente da de Auditor e a carga semanal é igual.
O que faz o Auditor Fiscal
O cargo de Auditor, tem missão de efetuar levantamento e análise de dados econômico-fiscais e cadastrais na Sefaz e/ou no contribuinte; preparar relatórios e/ou processos e/ou informações específicos de sua área de atuação; participar de elaboração de planos operacionais de sua área de atuação e responder por sua execução; oferecer suporte operacional e/ou instrumental para a elaboração de procedimentos e/ou processos da sua área de atuação; realizar diligências fiscais; constituir crédito tributário com competência plena em procedimentos de fiscalização referentes a todos os tributos estaduais e regimes de recolhimento quanto às obrigações tributárias principais e acessórias; elaborar representação fiscal para fins penais nos crimes contra a ordem tributária.
Inscrições
O edital ainda está previsto para este ano. Após a divulgação do documento, os candidatos poderão conferir os detalhes e realizar a inscrição no concurso. O último edital da Sefaz-CE, teve inscrições por um período de 20 dias aproximadamente, e foi preciso pagar a taxa de R$ 100,00.
De acordo com o último concurso, os inscritos de Auditor foram avaliados pelas seguintes disciplinas:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa;
- Matemática Financeira;
- Informática;
- Étnica na Administração Pública.
Conhecimentos Específicos
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Tributário;
- Contabilidade Geral, de Custos e Societária.
Conhecimentos Especializados
- Legislação Tributária;
- Processo Administrativo – Tributário;
- Auditoria e Perícia.
Foram 135 questões ao todo. O candidato, para ser aprovado e classificado, teve que ter obtido no minimo 40% do somatório dos pontos ponderados correspondentes ao conjunto de disciplinas que compõem cada uma das provas objetivas e ter obtido no mínimo 60% do somatório dos pontos ponderados correspondentes ao conjunto das provas objetivas 1, 2 e 3.