Aprovada na PRF
| |

Aprovada na PRF aos 37 anos, conheça a história da Fabi!

Conheça a história de dedicação e persistência de Fabiana, aprovada na PRF aos 37 anos de idade!

A carreira pública é o sonho de muitos brasileiros, e a aprovação em um concurso público é a etapa mais importante para alcançá-lo. No entanto, a jornada até a aprovação pode ser longa e desafiadora. Mas para Fabiana Marques, a persistência e a determinação foram fundamentais para conquistar a tão sonhada vaga na Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fabiana não teve um caminho fácil, tendo enfrentado diversas dificuldades durante o processo de preparação, com desafios não só nos estudos, mas também no âmbito pessoal.

-> Leia mais: Simulado Nacional PRF

O primeiro concurso público que ela prestou foi o da Caixa Econômica Federal e conta que foi por causa do edital aberto do certame que ela conheceu o AlfaCon.

Estudei 45 dias e achei que iria arrasar na prova… e fui classificada, por incrível que pareça.

Em 2014, ela prestou o concurso do INSS e não foi aprovada. No entanto, em vez de se deixar abater, ela decidiu continuar estudando. Ela sabia que não poderia parar naquele momento, ela almejava uma mudança em sua vida, então, saiu da empresa em que trabalhava, para focar nos estudos, já que o salário que ela recebia era muito flutuante e ela sabia que a mudança seria proveniente de um cargo público.

Eu tomei esse tombo e falei “meu deus, e agora o que que eu vou fazer?” Todo mundo achava que eu iria passar. Os professores me ligavam perguntando como eu tinha ido na prova e eu desesperada.

Eu não podia ficar sem estudar, eu precisava fazer alguma coisa, não podia ficar mal. Eu não queria mais isso para minha vida (emprego na iniciativa privada), eu preciso de estabilidade.

Fabiana, inicialmente, não se via como policial, pois o contato que tinha com a carreira policial era limitada à Polícia Militar, onde seu irmão trabalhava, e ela tinha uma concepção diferente em relação ao que seria ingressar na carreira policial. Então, começou estudando para carreiras administrativas e, depois de 2 anos, decidiu migrar para a carreira policial, poucos meses após dar início na jornada rumo à aprovação na carreira policial, foi classificada no concurso para educadora social.

Eu não me imaginava policial. O meu irmão é Policial Militar e PM é diferente… ele sempre escondia a arma bem longe da gente e, dai, por meu irmão sempre ser muito cauteloso, eu meio que tinha um bloquei. E, até porque, eu sempre trabalhei em profissões em que eu tinha que ser “carismática”.

Quando Fabiana migrou para a carreira policia, seu sonho passou a ser aprovada na PRF, mas isso não a impediu de prestar outros concursos, dentro da carreira policial, que iriam lhe preparar para chegar ao seu objetivo. Ela se deparou com um livro motivacional, em que uma frase em específico mudou sua perspectiva: “estudar para concurso não é estudar para uma prova só, é estudar até passar”, então, passou a encarar os estudos como um projeto de longo prazo e se dedicou intensamente para atingir seu objetivo.

Um dos principais desafios de Fabiana foi a matéria de Língua Portuguesa, para superar essa dificuldade, ela se dedicou especialmente a essa matéria, chegando a passar 30 dias seguidos estudando português durante as férias na praia.

Tirei férias, fui pra praia, mas fiquei 30 dias estudando português.

Eu pensei assim… português vai cair em todas as provas, com no mínimo 20 questões, então, eu vou ficar boa nisso.

Você tem que fazer do seu fraco, o seu forte.

Ela estudou e se dedicou tanto para a matéria de Língua Portuguesa, que gabaritou português nas provas da PCSP (Polícia Civil de Santa Catarina) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na prova da PF (Polícia Federal) ela acabou errando apenas uma questão. Fabiana prestou concurso para os três e passou.

A técnica de estudos da Fabiana incluía um cronograma rigoroso, com 1 hora de estudos sem parar e com 1 hora de pausa para relaxar e respirar. Fazia sessões de 2h30 de estudos pela manhã e pela tarde, além de aulas presenciais à noite no AlfaCon. Ela mantinha um quadro branco na parede com as matérias que estudaria naquele dia e em qual período do dia estudaria aquelas matérias.

Eu tinha um quadro branco na parede e eu mantinha aquilo rigorosamente, eu levava meu estudo como se fosse um trabalho. Eu acordava, começava às 8 horas a estudar, estudava 1 hora com cronômetro ligado e internet desligada. Depois de 1 hora, levantava, dava uma respirada e voltava a estudar de novo. Estudava em torno de 2h30 de manhã, 2h30 de tarde e a noite ia para o curso presencial no AlfaCon.

Nesse quadro branco eu colocava as matérias que eu estudava no período da manhã e da tarde. Eu estudava as matérias principais de manhã, já que era o horário que eu preferia estudar, que estava com a cabeça fresquinha. E as matérias de direito, deixava para o período da tarde.

Ela, também, nos contou que dentro de suas técnicas de estudo, era essencial fazer resumos para fixar melhor o conteúdo. Destacou a importância dos exercícios para verificar se realmente havia aprendido o conteúdo. Ela fazia anotações durante uma hora e depois dedicava uma hora aos exercícios.

Meu estudo era assim… fazia bastante resumo, porque quando você está resumindo o material, você está aprendendo. Só ler, às vezes, você passa uma pagina ou duas e nem sabe o que leu, agora quando você se força a resumir…

Além de copiar aquilo que o professor passou, eu fazia o meu resumo, porque eu precisava entender o que eu estava escrevendo e estudando.

Era 1 hora fazendo anotações e 1 hora de exercícios. É com exercício que você vai saber se aprendeu ou não.

Ela conta que, durante os cinco anos de estudos intensos, “ficou sem ver a luz do sol de sábado” (risos), mas que todo o esforço valeu a pena. Aprovada na PRF aos 37 anos, para ela, as maiores satisfações que essa conquista trouxe ao longo dos anos, são: poder ajudar seus pais, dar orgulho para eles, sentir-se orgulhosa e poder proporcionar para ela e para a família o que sempre desejou.

Fabiana expressou, com gratidão e empolgação, que mesmo após 3 anos trabalhando na PRF, vestir o uniforme ainda é uma sensação muito gratificante, como se fosse a primeira vez.

A história de esforço e conquista da Fabiana Marques serve como um exemplo de que, com dedicação e perseverança, é possível conquistar nossos objetivos, mesmo diante de grandes desafios.

Se você se preparar, se você realmente quer, você faz as coisas darem certo.

Quer ser aprovada(o) na PRF, como a Fabiana? Faça como ela e dedique-se aos estudos, que a sua aprovação na PRF, ou em qualquer concurso público que você desejar, estará mais próxima do que você possa imaginar! Pensando nisso, estamos disponibilizando nosso curso GRATUITO para PRF/PF!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes