| |

Concurso SEMSA/Manaus (AM): O que estudar para a prova?

O concurso SEMSA AM está autorizado, e o edital pode ser divulgado a qualquer momento. Os candidatos devem intensificar os estudos com base na programação do concurso anterior, de acordo com o professor do AlfaCon Elton Chaves

Aguardado desde o ano passado, quando a Administração Municipal de Manaus contratou o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para ser a banca organizadora, o concurso SEMSA/Manaus deve ter edital divulgado a qualquer momento. O certame deve abrir vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A expectativa é de que sejam oferecidas mais de 2 mil vagas.

Entre os postos a serem abertos estão os seguintes:

  • Assistente em administração;
  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Cirurgiões-dentistas;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Assistentes sociais;
  • Fiscais de saúde;
  • Técnicos em enfermagem;
  • Agente comunitário de saúde;
  • Condutores de Ambulância;
  • Condutores de motolância;

As remunerações iniciais do concurso SEMSA/Manaus devem variar de R$ 1.586,67 e chegando a R$ 12.271,80, conforme o nível de escolaridade e o cargo escolhido pelo candidato. Vale destacar que os aprovados no Concurso SEMA de Manaus também terão direito a benefícios previstos em lei municipal, o que aumenta o valor remuneratório líquido, variando de acordo com o cargo.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso SEMSA AM: Técnico em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus

O Blog do AlfaCon traz, nesta matéria, as principais informações do último concurso SEMSA/Manaus, além de algumas dicas importantes para orientar a sua preparação, dadas pelo especialista em certames da área de Saúde, professor Elton Chaves.

Como foram as provas do último concurso SEMSA/Manaus?

O último concurso SEMSA/Manaus aconteceu em 2012. Na ocasião, foram abertas 1.910 vagas para diversas áreas de atuação da saúde. Os candidatos foram submetidos a duas etapas de avaliações. A primeira foi a Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda, Prova de Títulos, de caráter classificatório, apenas para os aprovados na primeira fase.

1ª Etapa – Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Etapa – Prova de Títulos de caráter classificatório para os cargos de nível superior.

A prova objetiva foi composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas. A pontuação total variou entre 10, 13 e 17, a depender do cargo e especificação.

👉 Leia mais: Quais são as matérias básicas para Concursos da área da Saúde?

Como começar a estudar para o concurso SEMSA/Manaus?

De acordo com o professor Elton Chaves, é preciso entender a logística da última prova e tomá-la como exemplo para iniciar os estudos desde já. Foram cobrados conhecimentos em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação e Conhecimentos Específicos, além de Matemática e Informática básica para alguns cargos.

“Particularmente, vejo a Língua Portuguesa como uma matéria que sempre se deve estar reforçando, por ser uma disciplina comum em todos os concursos, seja para cargos de nível médio ou superior. As legislações podem ser estudadas mais próximas da prova, visto que, embora sejam um tanto quanto novas para 99% dos candidatos, normalmente não são um conteúdo extenso, e os organizadores gostam de cobrar a sua literalidade”, ressaltou o professor Elton.

Além da Língua Portuguesa, o especialista ainda lembrou que Raciocínio lógico e Informática são outras disciplinas cobradas em diversos concursos públicos. Por isso ele aconselha que os concurseiros sempre mantenham os assuntos referentes a essas disciplinas sempre em dia, para ficarem preparados para os concursos que estiverem aguardando sair o edital. Elton Chaves também frisou a importância de realizar o maior número possível de exercícios durante a preparação.

“Os candidatos precisam responder às questões, mas, principalmente, devem questionar cada alternativa da questão. Saber o por quê de a letra D estar certa, enquanto, A, B e C e E estão erradas. Se tiver dúvida, marque e, em cada questão, monte o seu resumo. Assim, vai, com certeza, gabaritar a prova, porque dessa maneira consegue unir a teoria com a prática, em tempo curto de estudo“, orientou o professor Elton Chaves.

Assista também:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes