Concursos bancários: quais são as matérias em comum nas provas da área?

707

Confira também a melhor forma de se preparar para enfrentar os concursos bancários e cursos gratuitos para auxiliar nos seus estudos!

A Carreira Bancária tem vários concursos importantes e bastantes concorridos. Os principais certames da área são Banco do Brasil (BB), Banco Central (BC), Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília (BRB), Banrisul e Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

E se você está iniciando a sua preparação para conquistar uma vaga em algum dos concursos bancários, é fundamental saber que há matérias em comum que são cobradas nas provas da área e precisam ser estudadas. De acordo com Vinícius Rodrigues, professor e coordenador das Carreiras Administrativas do AlfaCon, as matérias em comum nos exames são as seguintes:

  • Conhecimentos bancários; e 
  • Atualidades do mercado financeiro. 

👉 Leia mais: Você sabe o que faz um escriturário?

“Ter uma boa base em conhecimentos bancários é essencial [para os concurseiros da Carreira Bancária]”, afirma Vinicius. Além disso, as duas matérias são constituídas de diversos temas importantíssimos que podem cair nas provas. O professor destaca alguns como exemplo para você incluir no seu planejamento de estudos:

  • Conhecimentos bancários: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Produtos e serviços bancários; Bancos na área digital. 
  • Atualidade no mercado financeiro: Criptomoedas; investimento em empresas estrangeiras; Cartões por aproximação; Autonomia do Bacen.

Importante: há mais temas dessas duas disciplinas e de outras que também devem ser estudados para os concursos bancários. Consulte sempre o edital do certame que você vai prestar para ver a lista completa de conteúdos abordados nas provas. 

👉 Leia mais: 5 curiosidades sobre o cargo de escriturário de banco

Como estudar para Concursos da área Bancária?

Para Vinícius, durante a preparação para os certames da área, o ideal é ter um planejamento de estudos equilibrado.

“Quem está decidido a estudar só para a área bancária, necessita organizar a semana para incluir todas as disciplinas, tanto comuns quanto específicas”, diz. 

A melhor forma de se preparar, segundo ele, é por meio de materiais objetivos em PDF e videoaulas direcionadas. Além disso, é preciso iniciar os estudos com antecedência. 

Outra dica para se dar bem é “estar antenado aos principais canais de informação relacionados aos conhecimentos bancários e atualidades no mercado financeiro”, acrescenta o professor.

Cursos gratuitos para concursos bancários

Para lhe auxiliar na sua preparação para os Concursos da área Bancária, o AlfaCon, curso que mais aprova no Brasil, tem diversos cursos, inclusive gratuitos, e apostilas completas totalmente focados nesses certames. 

Acesse alguns cursos abaixo e saia na frente dos outros candidatos:

Bons estudos e conte com a equipe do AlfaCon!

18 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here