Delegado PR: autorizado edital com 50 vagas

1894

O novo concurso para Delegado da Polícia Civil do Paraná, foi autorizado dia 4 de setembro pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior e está previsto para ser publicado em breve. O próximo passo é a escolha da banca examinadora. Assim então, poderá ser publicado o edital e a data prevista de abertura para as inscrições, que de acordo com o último edital, teve uma taxa de R$ 100.

O novo concurso para Polícia Civil do Paraná, oferecerá 400 vagas, sendo elas divididas entre Delegado, Investigador e Papiloscopista, da seguinte forma.


300 vagas – Investigador
50 vagas – Delegado
50 vagas – Papiloscopista

Remuneração

O cargo oferece remuneração inicial maior que R$ 13 mil, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além disso, os policiais têm direito a diversos benefícios e gratificações. 

COMECE A ESTUDAR AGORA

Requisitos

É exigido que o candidato que deseja prestar concurso para Delegado do Paraná seja brasileiro nato ou naturalizado, tenha no mínimo 21 anos de idade, possua Diploma, devidamente registrado, de Bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, possua Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior. 

Principais Atribuições

A função de um Delegado é: investigar e reprimir o crime. Seu objetivo é descobrir a autoria e como que o crime foi realizado, para isso, preside o inquérito policial, toma depoimentos e, depois de todo o esclarecimento, faz um relatório para o juiz, que autoriza e encaminha para o Ministério Público (órgão encarregado de fazer ou não a denúncia).

Além das atribuições investigativas, os delegados também são responsáveis por funções administrativas, coadministrar a expedição de documentos como carteira de identidade.

Na Polícia Civil, as atividades são divididas entre:

  • Delegado-chefe, 
  • Delegado-assistente (realiza funções administrativas),
  • Delegado-cartorário (encaminha os inquéritos, cuida da tramitação dos processos etc.)
  • Delegado plantonista (comanda a delegacia durante os plantões, que geralmente são de 24 horas de serviço seguidas de 72 horas de folga).
SAIBA TODOS OS CONCURSOS PARA DELEGADO

Último Concurso

O último concurso PC PR (Polícia Civil do Paraná) para delegados ocorreu em 2013. Nesse ano, a oferta foi de 26 vagas e a organizadora foi a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops-UEL).

PROVAS:

A última seleção realizou uma prova objetiva com 100 questões divididas em quatro partes, sendo elas:

Primeira: 

10 questões – Língua Portuguesa
10 questões – Noções de INformática
10 questões – Raciocínio Lógico

Segunda:

10 questões – Direito Civil
10 questões – Legislação Estadual
10 questões – Medicina Legal 

Terceira:

10 questões – Direito Administrativo
10 questões –  Direito Constitucional 

Quarta:

10 questões – Direito Penal
10 questões – Direito Processual Penal 

ASSISTA AGORA A AULA FREE
Tipos de Prova:

Prova Preambular de Conhecimentos Gerais (Prova Objetiva).
Prova de Conhecimentos Específicos (Prova Discursiva).
Prova de Títulos.
Exame de Higidez Física.
Exame de Aptidão Física.
Exame de Investigação de Conduta.

A prova discursiva do concurso PC PR contou com oito questões, sendo duas de Direito Administrativo, duas de Direito Constitucional, duas de Direito Penal e duas de Direito Processual Penal.

A Prova Objetiva foi realizada no Paraná, nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina, já as demais fases foram realizadas somente em Curitiba.