Gabarito Extraoficial MPU 2018 – Comentários de Ética

Concurso MPU 2018: Gabarito e correção prova de Legislação Aplicada ao MPU

Olá, alfartanos! A prova do concurso MPU foi realizada neste domingo, dia 21 de outubro de 2018. Nossa equipe de professores reuniram-se para fazer os comentários das provas. Confira, nesta postagem, o Concurso MPU 2018: Gabarito e correção prova de Ética, da nossa professora Priscila Ferreira.

>> Acesse o curso gratuito e saiba como estudar forte com o Evandro Guedes!

Comentários de ÉTICA da prova do MPU 2018 – Técnico

ÉTICA

Questão 22

Gabarito: Certo

COMENTÁRIO: A prodigalidade seria um extremo, portanto um vício. Portanto, o equilíbrio seria entre a prodigalidade e a mesquinhez.

 

Questão 23

Gabarito: Certo

COMENTÁRIO: É preciso observar que a base das virtudes é a moderação e o contrário das virtudes são os vícios, isto é, os extremos.

 

Questão 24

Gabarito: Certo

COMENTÁRIO: A ação dos indivíduos, no caso aristotélico, deve ser sempre guiada pela razão, uma vez que visa o bem comum. As paixões são sempre pontuais, particulares.

Logo, a Ética de Aristóteles pode ser vista como um pensar bem, ou seja, para fazer o bem comum através da razão.

Questão 25

Gabarito: Errado

COMENTÁRIO: O indivíduo pródigo não é exemplo de generosidade, sendo um vício.

 

Questão 26

Gabarito: Errado

COMENTÁRIO: Há sempre uma ação que reflete a busca ou ignorância em relação a mediania.

 

Questão 27

Gabarito: Errado

COMENTÁRIO: Segundo a Portaria PGR/MPU n. 98/2017, o Código de Ética e de Conduta estabelece os princípios e as normas de conduta ética aplicáveis aos servidores do Ministério Público da União (MPU) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), bem como aos colaboradores que prestarem serviço nesses Órgãos, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, de forma temporária ou permanente, ainda que sem retribuição financeira, sem prejuízo da observância dos demais deveres e vedações legais e regulamentares.

 

Questão 28

Gabarito: Errado

COMENTÁRIO: Os princípios e valores fundamentais aplicáveis pelo Código de Ética e de Conduta são: I – Legalidade; II – Impessoalidade; III – Moralidade; IV – Lisura; V – Transparência; VI – Urbanidade.

 

Questão 29

Gabarito: Certo

COMENTÁRIO: Segundo DL n. 1171/94, constitui dever do servidor abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

 

Questão 30

Gabarito: Certo

COMENTÁRIO: Segundo artigo 116, VII da Lei n. 8112/90, é dever do servidor público zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público.

 

Questão 31

Gabarito: Errado

COMENTÁRIO: O ato praticado pelo servidor causou prejuízo ao erário, logo, ato de improbidade que implica em demissão.

>> Confira a correção ao vivo clicando aqui << 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes