GABARITO PRF: Trânsito

PRF Trânsito: confira questões cobradas no último concurso!

GABARITO PRF 2019: Questões passíveis de recurso

Gabarito PRF: Questão: O condutor de um veículo foi abordado por policial rodoviário federal depois de ultrapassar outro veículo pelo acostamento. Nessa situação, o policial poderá multar o condutor, mas não poderá reter nem remover o seu veículo.

Solicitação – mudança de gabarito para Errado ou anulação

Venho solicitar a anulação da questão ou ao menos a mudança de gabarito para errado, já que o examinador utiliza o termo “aplicar multa” como competência do agente da autoridade de trânsito. Sabemos que historicamente o CESPE utiliza este termo como sinônimo de “lavrar auto de infração” ou “autuar”, porém na mesma prova o examinador utiliza o termo de forma correta duas vezes, levando a entender que enfim adequaram a nomenclatura com o termo técnico específico e correto, o que inclusive o fez nas questões abaixo da mesma prova, vejamos:

  • Se um policial rodoviário federal autuar, por infração de trânsito, um condutor de veículo em circulação no Brasil, mas licenciado no exterior, o infrator deverá pagar a multa no país de origem do licenciamento do automóvel, na forma estabelecida pelo CONTRAN.
  • Haja vista o horário e o local da vistoria, bem como as condições de transporte do veículo, o policial rodoviário federal deverá lavrar auto de infração pelo descumprimento da restrição de tráfego, cabendo a aplicação de penalidades previstas no CTB.

Sabemos que o artigo 256 do CTB deixa claro que a aplicação das penalidades cabe tão somente a autoridade de trânsito (artigo 256, II, do CTB), vejamos:

   Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

 

   II – multa;

Logo não podemos continuar utilizando termos técnicos como conotação de outros de forma errônea, haja vista a injustiça com os candidatos que estudam tanto e se aprofundaram no assunto e acabam por achar que o erro do item está nesta única palavra.

A questão deixa claro que caberia a aplicação de uma penalidade de multa como competência de um Policial Rodoviário federal, cerceando dessa forma o devido processo legal e não garantindo a ampla defesa e contraditório no processo administrativo (resolução 619/16).

Por estas razões solicito a mudança de gabarito para Errado ou anulação da questão.

Questão: Um policial rodoviário federal abordou o condutor de um veículo por dirigir sem usar o cinto de segurança. Nessa situação, depois de aplicar multa, o policial poderá reter o veículo somente até a colocação do cinto pelo motorista, se não constatar outra infração de trânsito.

Solicitação – mudança de gabarito para Errado ou anulação

Venho solicitar a anulação da questão ou ao menos a mudança de gabarito para errado, já que o examinador utiliza o termo “aplicar multa” como competência do agente da autoridade de trânsito. Sabemos que historicamente o CESPE utiliza este termo como sinônimo de “lavrar auto de infração” ou “autuar”, porém na mesma prova o examinador utiliza o termo de forma correta duas vezes, levando a entender que enfim adequaram a nomenclatura com o termo técnico específico e correto, o que inclusive o fez nas questões abaixo da mesma prova, vejamos:

  • Se um policial rodoviário federal autuar, por infração de trânsito, um condutor de veículo em circulação no Brasil, mas licenciado no exterior, o infrator deverá pagar a multa no país de origem do licenciamento do automóvel, na forma estabelecida pelo CONTRAN.
  • Haja vista o horário e o local da vistoria, bem como as condições de transporte do veículo, o policial rodoviário federal deverá lavrar auto de infração pelo descumprimento da restrição de tráfego, cabendo a aplicação de penalidades previstas no CTB.

Sabemos que o artigo 256 do CTB deixa claro que a aplicação das penalidades cabe tão somente a autoridade de trânsito (artigo 256, II, do CTB), vejamos:

   Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

 

   II – multa;

Logo não podemos continuar utilizando termos técnicos como conotação de outros de forma errônea, haja vista a injustiça com os candidatos que estudam tanto e se aprofundaram no assunto e acabam por achar que o erro do item está nesta única palavra.

Outro erro da questão está no termo “poderá”, pois na situação descrita não cabe outra medida que não seja a de reter o veículo para colocação do cinto de segurança, não cabendo, portanto, discricionariedade na situação fática, pois segundo o termo “poderá” na questão deixaria uma brecha para o agente lavrar o AI e liberar o condutor sem aplicação da medida administrativa o que geraria um risco ao cenário viário. Apesar de saber que as medidas administrativas possuem caráter discricionário, entretanto que não caberia na situação concreta pelo agente.

Se a Banca em questão busca excelência na formulação de suas provas solicito a utilização de forma correta dos termos técnicos. Não podemos viver de conotações passadas da banca como “jurisprudência”.

Diante disso solicito a mudança de gabarito para Errado ou anulação da questão.

Gabarito e correção prova de Trânsito

Olá, alfartanos! A prova do concurso PRF foi realizada neste domingo, dia 03 de fevereiro de 2019. Nossa equipe de professores reuniram-se para fazer os comentários das provas. Confira, nesta postagem, o GABARITO PRF 2019: Gabarito e correção prova de Trânsito.

GABARITO PRF: Comentários de Trânsito.

Numeração da questão / Disciplina / Início da Questão / Gabarito

51Legislação de TrânsitoPor se tratar de lesão corporal de naturErrado
52Legislação de TrânsitoGodofredo e Antônio responderiam por criCerto
53Legislação de TrânsitoGodofredo e Antônio estão sujeitos à penCerto
54Legislação de TrânsitoFelipe, ao violar a suspensão para dirigErrado
55Legislação de TrânsitoDirigindo seu veículo automotor, LucianoErrado
56Legislação de TrânsitoLucas, motorista de ônibus, quando dirigCerto
57Legislação de TrânsitoAlfredo, conduzindo seu veículo automotoCerto
58Legislação de TrânsitoWellington responderá por crime de trânsErrado
59Legislação de TrânsitoSandro responderá por crime de trânsitoErrado
60Legislação de TrânsitoDirigindo seu veículo automor, Caio forErrado
61Legislação de TrânsitoUm policial rodoviário federal abordou oErrado
62Legislação de TrânsitoO condutor de um veículo foi abordado poErrado
63Legislação de TrânsitoMárcio conduzia seu veículo automotor prErrado
64Legislação de TrânsitoO condutor estacionou o seu veículo semCerto
65Legislação de TrânsitoSe um policial rodoviário federal autuarErrado
66Legislação de TrânsitoPara que uma concessionária de serviço pErrado
67Legislação de TrânsitoA sinalização de trânsito segue uma ordeCerto
68Legislação de TrânsitoNas rodovias de pista dupla localizadasCerto
69Legislação de TrânsitoO CONTRAN é o órgão mácimo executivo deErrado
70Legislação de TrânsitoA Polícia Rodoviária Federal integra o SCerto
71Legislação de TrânsitoEm uma operação de fiscalização, na aborErrado
72Legislação de TrânsitoNo interior de um automóvel com capacidaCerto
73Legislação de TrânsitoEstudos Técnicos adequados constataram aCerto
74Legislação de TrânsitoConstatado que no para-brisa de um veícuCerto
75Legislação de TrânsitoEm uma rodovia federal, em um trecho emErrado
76Legislação de TrânsitoO transporte de bicicletas em dispositivCerto
77Legislação de TrânsitoNão se permite o transporte de bicicletaErrado
78Legislação de TrânsitoIndependente da instruções do fabricanteErrado
79Legislação de TrânsitoHaja vista o horário e o local da vistorCerto
80Legislação de TrânsitoO condutor em questão não ultrapassou oCerto
81Legislação de TrânsitoNessa situação, apesar de o disco-diagraErrado
82Legislação de TrânsitoNos veículos com com carroceiria aberta,Errado
83Legislação de TrânsitoNo caso de transporte de tubos apoiadosErrado
84Legislação de TrânsitoTanto em veículos do tipo baú frigoríficErrado
85Legislação de TrânsitoEntre as três situações ilustradas a segCerto
86Legislação de TrânsitoÉ permitido que motociclista levante a vCerto
87Legislação de trânsitoSituação hipotética: Em operação de fiscErrado
88Legislação de trânsitoSituação hipotética: Ao abordar um veícuCerto
89Legislação de trânsitoSituação hipotética: Policial rodoviárioErrado
90Legislação de trânsitoAs receitas oriundas das multas aplicadaErrado

Trânsito – Ronaldo Bandeira e Pedro Canezin

  1. Errado

Na verdade não há que se falar em crime de lesão corporal culposa, mas em crime de racha qualificada pela lesão corporal grave.

 

  1. Certo

O crime de “racha” é um crime de perigo concreto, que exige uma real situação de perigo. Como transitavam em via pública com manobras arriscadas, há que se falar em situação de perigo. Não há enquadramento na lei 9.099/95, logo aplica-se a regra do CPP (Inquérito Policial).

 

  1. Certo

Como o crime ocorre na forma qualificada, a pena será de reclusão de 3 a 6 anos.

 

  1. Errado

É admitido a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos (art. 44, CP).

 

  1. Errado

A omissão de socorro, ainda que socorrido por terceiros e que tenha ferimentos leves, continua sendo caracterizada, mas no caso em concreto, como aumento de pena.

 

  1. Certo

Quando o crime do art. 302 for cometido sem habilitação, em calçada ou faixa de pedestres, em situação de omissão de socorro (sem risco pessoal) e em atividade laborativa de transporte de passageiros, há que se falar em aumento de um terço a metade.

 

  1. Certo

Trata-se das agravantes genéricas estabelecidas no art. 298 do CTB, perfeitamente cabíveis no caso dado, não caracterizando aumento de pena.

 

  1. Errado

O crime de dirigir sem estar habilitado (Art. 309, CTB) é crime de perigo concreto, que existe exposição do bem jurídico tutelado.

 

  1. Errado

O crime de permitir, confiar ou entregar veículo nas mãos de pessoa não habilitada (art. 310, CTB) é crime de perigo abstrato, conforme a súmula 575 do STJ.

 

  1. Errado

No caso em tela houve incidência do art. 162, V do CTB, em que não há remoção, mas retenção do veículo.

 

  1. Errado

O agente não poderá aplicar a multa, sendo que o agente deve aplicar a medida administrativa.

 

  1. Errado

O policial não poderá multar, e deverá lavrar o AIT.

 

  1. Errado

Não há previsão de crime de trânsito em se falando de produção de fumaça em excesso.

 

  1. Certo

Estacionar afastado da guia da calçada gera infração leve (50 cm a 1,0 m) ou grave (mais de 1,0 m) + remoção do veículo.

 

  1. Errado

Os veículos licenciados no exterior não poderão sair do território nacional sem o prévio pagamento ou o depósito, judicial ou administrativo, dos valores correspondentes às infrações de trânsito cometidas e ao ressarcimento de danos que tiverem causado ao patrimônio público ou de particulares, independentemente da fase do processo administrativo ou judicial envolvendo a questão.

 

  1. Errado

Não há que se falar em autorização do condutor para se ter acesso ao estado de sua carteira, visto que se trata de interesse público.

 

  1. Certo

Literalidade do art. 89 do CTB:

  1. Certo

Previsão transcrita do art. 61 do CTB.

Art. 61, parágrafo 1º, II, a) nas rodovias de pista dupla:

  1. 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;
  2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;

 

 

  1. Errado

A coordenação máxima do sistema não compete ao CONTRAN, mas ao Ministério das Cidades (hoje, Ministério do Desenvolvimento Regional).

 

  1. Certo

Art. 20, VIII – implementar as medidas da Política Nacional de Segurança e Educação de Trânsito;

 

  1. Errado

Apresentando uma pluralidade de sinais, torna-se viável a lavratura do AIT, nos termos da resolução 432.

 

  1. Certo

Não há impeditivo de maior estatura ou peso na circulação de crianças no banco da frente, obedecidas as disposições da resolução 277. Como havia lotação traseira, é permitido o trânsito do menor de 10 anos no banco dianteiro.

 

  1. Certo

A resolução 289 do CONTRAN estabelece que, para que a PRF intervenha na via com instalação de radar fixo, será necessária a autorização do DNIT.

 

  1. Certo (passível de recurso)

A questão não deixou claro se o valor “verificado” é o medido em equipamento ou considerado após a adição de 7%, muito menos se o vidro é colorido ou incolor. Partindo desse ponto, é possível considerar a questão certa ou errada, a depender do contexto.

 

  1. Errado

Em se tratando de ambiente rural, a aposição de radar portátil se dará acima de 2 km de distância do radar fixo para ser considerada regular.

 

  1. Certo

A questão abordou a resolução 349 juntamente com a 210. O limite máximo de altura realmente é de 4,40 m, da mesma forma que é possível se transitar com a bicicleta no teto, conforme instruções do fabricante.

 

  1. Errado

Admite-se carregar bicicletas, por exemplo, em caminhonetes, com o extensor de caçamba aberto.

 

  1. errado (recurso)

A resolução 349 esclarece com bastante propriedade que é possível o trânsito de bicicletas em suporte traseiro, obedecidas as condições do fabricante e da resolução (capítulo II).

 

  1. Certo

NO caso em tela, houve descumprimento do horário permitido de tráfego, não abarcando a exceção da resolução 735.

 

  1. Certo

No caso em questão, o tempo máximo será de 5h e 30 min ininterruptos, sendo que a questão trouxe o tempo de 4 horas.

 

  1. Errado

A aplicação da infração é objetiva, com incidência em infração grave + retenção do veículo (Art. 230, XIV).

 

  1. Errado

A regra é que a amarração de cargas se dará pela parte interna do veículo, salvo quando a carga tomar toda a carroceria.

 

  1. Errado

No caso em questão é obrigatório o uso de dispositivo diagonal de amarração da carga.

 

  1. Errado

Em baú lonado é obrigatório o uso de terminais de amarração, visto que a lona não serve como dispositivo de contenção.

 

  1. Certo

O transporte de água mineral somente poderá se dar em sidecar, nos termos do art. 12 da resolução 356.

 

  1. Certo

A resolução 453 dispõe que “É possível o levantamento da viseira quando houver imobilização de qualquer natureza, desde que seja restabelecido a posição quando o veículo entrar em movimento”;

 

  1. Errado

É proibido o trânsito de quadriciclos em vias rurais, conforme disposto no art. 4º da resolução 573.

 

  1. Certo

Quando o proprietário e condutor do veículo for a mesma pessoa abordada, considerar-se-á notificado da autuação.

 

  1. Errado

A penalidade de suspensão do direito de dirigir somente poderá ser aplicada pelo DETRAN (princípio da simetria).

 

  1. Errado

As receitas oriundas das multas aplicadas pela PRF serão repassadas ao próprio órgão arrecadador, conforme resolução 289.

Você pode assistir à correção ao vivo no vídeo abaixo:

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